quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8720: Fotos à procura de... uma legenda (12): Mais uma foto-mistério da Tabanca de Candoz (Luis Graça)


Tabanca de Candoz > 1 de Setembro de 2011 >  Mais uma foto, fresquinha, tirada hoje,  e que é difícíl de obter nas outras tabancas da nossa Tabanca Grande... Uma boa legenda precisa-se e aplaude-se... Será uma viagem ao interior do corpo humano ? Pode ser...

O verão ainda não acabou nem o nosso passatempo... Espero que amanhã não chova porque temos, cá na nossa tabanca, a primeira vindima já marcada, a das castas avesso e loureiro... Daqui a 10 dias há mais, a 2º vindima (restantes castas: azal e pedernã)... Mas aí já eu (e a Alice) estarei em Lisboa, que o trabalha aperta e as saudades do sul também já são algumas... (LG)

Foto: © Luís Graça (2011). Todos os direitos reservados

_______________

Nota do editor:

15 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Uma mina de água!

Se me disserem que não fico lixado.

Ab T.

Anónimo disse...

Torcato,
Não pode ser outra coisa.
Se disserem que não, também fico lixada e, já seremos dois.
Ab
Filomena

Anónimo disse...

Näo,meus muito Caros Camaradas e Amigos,näo vou fazer "esse" comentário que alguns dos que me conhecem pessoalmente...esperam.Será simplesmente,como muito bem diz o Senhor T,uma mina de água algures na serra.Tudo o resto,recomenda-se consulta a um bom...sexólogo. Um grande abraco.

gil moutinho disse...

Não fico lixado porque tenho a certeza!
Pouco tempo atrás,aproveitando a
limpeza de um poço,e pela primeira vez desci a uma mina sósia desta,na
tabanca dos melros.
Granito saibrento com milhões de anos.
Fiquei literalmente parvo, com centenas de metros e ligação entre vários poços e tudo à unha!
Os antigos não olhavam para trás!

Gil

Luís Graça disse...

E por que não a "garganta funda". poeticamente falando ? O que sabe, por outro lado, um "sulista" de minas de água ? Pode saber de minas... e armadilhas, porque há coisas que se aprendem na tropa e não se esquecem... Mas, minas d'água, carago ?!

ze manel cancela disse...

na minha opinião trata-se do tronco de uma arvore que perdeu um ramo.
Ecomo sempre,um abraço Luis

Anónimo disse...

Pra já e um túnel.
Depois pode ser um túnel escavado na rocha para conduzir água de uma nascente ,só que esta já secou.
Anatomicamente poderia ser a aorta.
Por último, camarada Luís Graça vai para o "raio que te parta" com estes passatempos, porque ainda tenho um AVC de tanto pensar..na coisa.. e não quero que sejas o responsável moral.

C.Martins

Anónimo disse...

Pois é a P.D.I
Então não é que se vê a água.
Poderia ser a aorta mas de um defunto a quem foi extraído o sangue e injectado aguardente de medronho ou prontos vinícola de Candoz ,com o Luís Graça completamente etilizado com os vapores da dita.

C.Martins

Anónimo disse...

O Torcato tem razão, aqui na Beira há minas de água,de ouro,de volfrâmio, urânio,etc, se nas vossas regiões não há minas de água o problema é vosso...bem se não tiverem água para beber..venham cá beber água pura e cristalina (não sei não) nas nossas minas..que a gente deixa.
Ah.. e para comprovarem que temos mesmo minas de água

C.Martins

augusto.d.s.santos@gmail.com disse...

De: Augusto Silva Santos
Existem minas de água sim senhor. E muitas de norte a sul deste país. Curiosamente eu vivo em Almada, cujo o nome, segundo a história, tem origem no árabe e significa a mina (al-ma'adan). Consta que em tempos remotos existia aqui uma mina de ouro ( mina da Adiça), daí o nome já referido, mas há também quem defenda que o nome pode ter origem no facto de nesta localidade existirem, mesmo antes da nacionalidade várias minas de água dada a proximidade do rio Tejo, uma das quais muito utilizada e situada muito perto do elevador panorâmico (miradouro de Almada), nomeadamente no abastecimento das caravelas que partiam para as descobertas. Isto foi apenas uma curiosidade. Quanto à foto do Luís, praticamente não tenho dúvidas que a mesma foi tirada numa gruta com um curso de água no seu interior, quiçá na região oeste, as quais também existem muitas neste país, nomeadamente em Minde e Mira D'Aire. Legenda para a foto: A caminho da luz ao fundo do túnel. É do que necessitamos actualmente. Cumprimentos a todos.

Luís Graça disse...

Meu prezado C. Martins, inveterado e atento leitor do nosso blogue (...e que, por razões de deontologia profissional, não se quer inscrever, formalmente, na nossa Tabanca Grande):

Não quero abrir uma guerra norte/sul... Guerra só houve uma, a nossa, e já nos deu (e con tinua a dar) "água pela barba"... (Água da bolanha, água de Lisboa, e outras águas, mais inquinadas).

Sei qual é o teu paralelo, e pelas minhas contas estás mais a norte do que eu (que estou em Lisboa, a maior parte do ano)... O Torcato também, já que vive no Fundão desde o século passado... mas ele é enxertado de algarvio e alentejano, logo sulista...

Minas de água, ouro, volfrâmio, etc., há muitas lá para a tua bela região (que eu não quero identificar)... Mas imagens como esta (que eu publiquei) não são fáceis de "caçar"... Concordas comigo ?

Como és médico e sabes mais de anatomia, de olho fechado do que eu com eles todos abertos, acho que a analogia com a aorta também é muito feliz... Obrigado pelo teu contributo para esta "charada" de verão... LG

Luís Graça disse...

Obrigado, amigos/as, pelas vossas dicas. Que ele há "minas de água", há, e de norte a sul do país... Não é preciso ser mineiro, para saber disso... Na Guiné, nunca vi nenhuma, mas davam jeito aos guineenses e ao Zé Teixeira que anda a abrir poços por todo lado...

Só um reparo, camarada Augusto Santos: É feliz a tua legenda... Já o "palpite", não tanto: a foto foi tirada na "Tabanca de Candoz", que fica na Quinta de Candoz, Candoz, freguesia de Paredes de Viadores, concelho do Marco de Canaveses, distrito do Porto... e não em nenhuma gruta de Mira d'Aire... Abraços longos, de Candoz até Almada.

jteix disse...

Em muitos sítios da terra é uma
MINA DE OURO.
No norte há muitas... d´água, como esta.
A mim parece-me mais um politico a berrar.

Um abraço
cumprim/jteix

Anónimo disse...

Ho camarada Luis graça

Paralelo!! ai estes infantes
Latitude, meu caro,latitude.
Já agora o Torcato poderia ser marafejanofundanense..espero que ele não leve a mal.
Um alfa bravo

C.Martins

Bateira - Ex. Fur. Cart3567 - Mansaba - 72/74 disse...

CATÓTA
"Gruta Humida"