terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9146: O meu Natal no mato (32): Uma Consoada diferente (José Carlos Gabriel)

1. Mensagem do nosso camarada José Carlos Ramos dos Santos Gabriel* (ex-1.º Cabo Op Cripto da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513, Nhala, 1973/74), com data de 3 de Dezembro de 2011:


UM NATAL DIFERENTE

Nesta altura festiva é habitual juntar-se a família e amigos mais próximos para comemorar e trocar algumas lembranças.
Lembramo-nos dos que estão ausentes pela necessidade de procurar por outros países uma melhoria de vida, assim como dos que já nos deixaram por força da idade ou de uma qualquer doença ou fatalidade.

Foi precisamente numa destas lembranças que me veio à memória um Natal único e diferente que passei com uma nova família de amigos no ano de 1973 na Guiné.
Recorri ao meu arquivo de fotos e encontrei umas quantas (já um pouco para o avermelhado) que me fizeram recordar esse Natal passado em Nhala.
Ao olhar para as mesmas foi-se reavivando a memória e lembrei-me do belo jantar (Ceia de Natal) que foi servido a toda a Companhia em que não faltou o fiel amigo bacalhau cozido com couve, cenoura e ovo.

Naquela altura andei um pouco tenso, não só pela data em questão que nos faz recordar mais a família, mas também por sentir receio de um possível ataque do IN, pois temia poder haver um aproveitamento da época para sermos batizados com fogo, o que felizmente não veio a acontecer. Já o mesmo não poderão dizer outros camaradas.

No posto de rádio fizemos um beberete, sendo a mesa composta por frutos secos, bolo-rei, cerveja (bazuca), vinho do porto, brandy, muito champanhe e claro muito mais whisky.
De realçar o belíssimo papel de parede utilizado na decoração e do qual todos tínhamos um pouco.

Ao rever estas fotos, lembro-me de todos os camaradas e de quase todas as suas especialidades, mas dos nomes só me recordo de 4 ou 5, ficando na esperança que ao verem as mesmas, façam alguma intervenção contando mesmo que seja um só episódio de que ainda se recordem, para que o nosso Batalhão e Companhias sejam mais divulgados, contribuindo assim para um maior enriquecimento deste Blogue.

Um abraço para todos os camaradas.
José Carlos Gabriel
Ex-1.º Cabo Op Cripto
2ª CCAÇ/BCAC 4513
NHALA - 73/74

____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 6 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8744: Histórias da guerra (José Carlos Gabriel) (2): Gabriel já não volta, coincidência ou percepção?

Vd. último poste da série de 31 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5575: O meu Natal no mato (31): A minha mensagem de 1968 na RTP: Um 69 em grande para os meus amigos (Jorge Félix)

Sem comentários: