segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9273: Recordações dos tempos de Bissau (Carlos Pinheiro) (6): Notícias da Guiné de 9 de Fevereiro de 1969

1. Mensagem de Carlos Manuel Rodrigues Pinheiro* (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70), com data de 19 de Dezembro de 2011:

Camarigo Carlos Vinhal
Como tinha prometido, aqui vai mais um trabalho sobre Bissau, mais concretamente sobre o jornal "Noticias da Guiné".
Em anexo vão as 10 páginas deste número que tu trabalharás informaticamente como tu bem sabes.

Um abraço e votos de bom Natal para toda a Tabanca.
Que o 2012 venha a ser menos mau do que nos vão dizendo.
Um abração
Carlos Pinheiro


RECORDAÇÕES DOS TEMPOS DE BISSAU (6)

Pedaços de História da Guiné

“NOTÍCIAS DA GUINÉ”

Domingo, 9 de Fevereiro de 1969

Na minha qualidade de “privilegiado” por ter passado a minha comissão de 25 meses, 10 dias e não sei quantas horas na cidade de Bissau, tenho-me vindo a aproveitar desse “privilégio” para dar a conhecer, especialmente aos camaradas do mato, nomeadamente aos do meu tempo, algumas das realidades de Bissau que lhes passaram certamente ao lado.

Depois de recentemente ter relatado a “história” da “Presse Lusitânia”, dando à estampa alguns dos seus exemplares, que era trabalhada na “minha guerra”, o STM, quero hoje partilhar com todos os camarigos um exemplar completo do “NOTICIAS DA GUINÉ”, que, como diz o cabeçalho, era o Boletim do Centro de Informação e Turismo da Guiné, o SNI lá do sítio, em tamanho reduzido, como devem compreender.

São notícias daquela época, que têm que ser lidas dentro do contexto que se vivia naqueles tempos, mas que de algum modo merecem ser conhecidas e recordadas para que a memória não esqueça, como agora se diz, para memória futura, mas também porque as mesmas já fazem parte da história.

De entre todo o noticiário desta edição, permito-me salientar algumas notícias por razões óbvias, a saber:

- O 5º aniversário do Programa das Forças Armadas;

- As Visitas do Governador e Comandante-chefe das Forças Armadas na Guiné;

- Exposição de material capturado ao inimigo,

- A Noticia do Governo da Província da Guiné onde se relata a tragédia da jangada na passagem do Rio Corubal que provocou a morte de 47 militares, com a indicação dos seus nomes que eu sublinho por motivos óbvios e ainda,

- A publicação do Boletim Informativo das Forças Armadas, Boletim periódico, onde informavam somente o que queriam, para não se dizer que não informavam nada. Era a realidade daquela altura…

Mas passando página a página, logo na 1ª, para além de outras notícias, encontramos a evocação, um ano depois, da visita do Chefe do Estado à Província, as Comemorações do 5º Aniversário do Programa das Forças Armadas, o P.F.A. como se popularizou, notícia que continua depois na página 2 mais desenvolvida, permitindo-me ainda destacar a notícia acerca das “Visitas do Governador e Comandante-chefe das Forças Armadas da Guiné”, ao interior da Província, com seguimento também na página 2, onde se relatam visitas a Madina do Boé, Aldeia Formosa, estrada Buba - Aldeia Formosa, Piche, Ponte Caium, Camajabá, Bunane, Copá, Bajocunda, Sinchã Sambel, Canjufa, e Sinchã Sama.

Na 2ª página encontramos então a continuação das notícias da capa como anteriormente referi.

Na 3ª página temos “A cidade - pessoas e factos”, como sejam a Peregrinação a Meca, Mocidade Portuguesa, Numeração de Prédios, Conferência Feminina de S. Vicente de Paulo, Missa por alma de António Ferreira da Silva, Fomento Industrial, Arquitecto Licínio da Cruz, Associação Comercial, Industrial e Agrícola da Guiné sendo a última a anunciar a chegada de 200 Toneladas de Arroz Novo a Bissau que “começou a ser descascado nos complexos industriais da cidade”. Completa esta página o relato de uma exposição de Jota Álamo no Centro de Informação e Turismo e ainda a publicidade dirigida às Exmas. Classes Médica e Farmacêutica a anunciar a chegada das “modernas escovas de dentes JORDAN” fabricadas na Noruega e distribuídas pela PROQUIL – Bissau.

Na página 4 temos mais publicidade desde o “Grande Hotel” até ao “Dum-Dum” (Spray) distribuído em exclusivo pela PROQUIL, passando pelo “Baygon” em spray e em pó, à venda na Farmácia Higiene – Bissau, Restaurador para o cabelo “DOMINACÔR”, distribuído pela Soc. Com. De Representações, Lda.,Venda de uma máquina de costura e de um “Peugeot 404” em estado novo e Explicações de Inglês, sendo a mesma completada com uma certidão do Notariado Português - Comarca da Guiné onde consta a constituição da Sociedade Por Quotas, “Escola de Condução Gomes & Gomes, Limitada”, com sede na Vila de Farim cujo capital social é de cento e cinquenta mil escudos, totalmente realizado.

A página 5 é totalmente dedicada ao Desporto, Campeonato da Guiné cujos clubes eram a UDIB, o Benfica, a Sacor, a S.C.U., Nuno Tristão, Tennis, e o Sporting, Efemérides, Noticias Em Duas Linhas onde se refere que o Vitória de Setúbal ia jogar em Alvalade com o Newcastle porque o Estádio do Bonfim ainda não tinha luz artificial e ainda que Costa Pereira ia jogar numa selecção internacional com Torres, Eusébio e Coluna, a Taça das Feiras e a final em dois jogos, a chave do TOTOBOLA com os jogos União de Tomar - V. Setúbal, Braga - Sanjoanense, Belenenses - Leixões, Académica - Sporting, CUF – Guimarães, Boavista – Famalicão, A. Viseu – Mar, Covilhã - Salgueiros, Espinho – Penafiel, Valecambrense - Gouveia, Leões – Barreirense, Seixal – Torriense e Luso - Sesimbra, Passatempos desportivos e ainda uma pequena noticia acerca do novo Presidente do Município de Vagos, como podem ver.

Agora na página 6, para além de “Noticias do Estrangeiro” e “Várias Noticias”, de entre as quais vem a “Notícia do Governo da Província da Guiné” acerca da tragédia que foi o desastre da jangada no rio Corubal que transportava parte da CCAÇ 1790 e onde morreram 47 militares por afogamento, com a indicação completa dos seus nomes e ainda uma pequena noticia acerca de uma Exposição de material capturado ao inimigo levada a afeito de 9 a 16 de Fevereiro daquele ano na Fortaleza de S. José de Bissau (Amura) e outra do Conselho Administrativo do Fundo de Construção de Casas para Funcionários onde é anunciado que uma moradia tinha ficado vaga pelo que todos os funcionários civis da Província se podiam habilitar à mesma.

Na página seguinte temos NOTICIAS DA METRÓPOLE, noticias estas de Lisboa, de Fafe, de Valpaços, de Coimbra, de Castelo Branco, de Braga e de Santo Aleixo da Restauração (Moura) falando cada uma delas acerca de motivos do que por cá se passava naquela altura.

Passando à página 8, Anúncios e mais anúncios, do Médico Pediatra Heliodoro Guitana, Instalações eléctricas da S.T.E.I.A., Super VITABRIL creme para o penteado, Anúncios da Câmara Municipal de Bissau a anunciar a venda de terrenos a $40 (quarenta centavos, um cruzado, quatro tostões) o m2, HALAZON spray-oral, Brilhantina Africana, TOTOBOLA - entregue o seu boletim na Confeitaria Império, pedido de emprego, oferta para tratar de assuntos na Metrópole, Farmácia Higiene de Bissau, Secretaria Notarial da Póvoa de Varzim, Venda de Mobílias, de Sinca 1000 GI, Fiat 600, Aparelhagem de Laboratório, Prédio novo, Frigorifico eléctrico Kelvinator 170, Austin 1100, Taunus 12M Super, Aluguer de quarto a casal, de Moradia, de outro quarto, de Cervejaria-Bar, mais uma moradia, outra moradia, ainda outra moradia, Precisa-se de quarto, Compra-se frigorifico a petróleo, a Óptica Barros anuncia ter recebido grande remessa de napas, Sorteio de um Vauxall Velox, Ciclo Preparatório, pedido de emprego, Farmácias de Serviço e Padaria Transmontana no Bairro da Ajuda a anunciar o seu bom, pão, folar transmontano e arrufadas.

Na página 9 temos o Boletim Informativo das Forças Armadas – período de 27 de Janeiro a 2 de Fevereiro e outras notícias continuadas de páginas anteriores onde se inclui o Aniversário do PFA, Uma entrevista com o Dr. Luiz G. Barros e mais um anúncio da Farmácia Higiene de Bissau acerca do 2º DEBUT.

Na última página, a contracapa, temos várias notícias de informação geral como sejam “A viagem de três Toureiros portugueses através do Continente Africano”, “Animal angolano possuidor de dentes com virtude medicinais”, e mais duas notícias de Lisboa, “Condenado por ter atropelado mortalmente dois sexagenários”, e “Duas mulheres e dois homens condenados a prisão maior” e uma notícia de Luanda “Morto vivo causa pânico num Muceque Luandense”. A página termina com uma pequena “caxa” onde se informa, acerca do Dr. Oliveira Salazar, que na quarta-feira, pelas 15 horas locais, foi o eminente estadista transportado para a sua casa em S. Bento. O seu estado é satisfatório.

Por incrível que possa parecer nos dias de hoje, o jornal não indicava a sua ficha técnica e nem sequer o nome do seu Director.

Mesmo admitindo que todo este repositório de lembranças da Guiné e especialmente de Bissau daquele tempo, pouco ou nada possam interessar a muitos camarigos, no entanto quero admitir que os interessados pela História duma época e duma região, poderão encontrar algum interesse nestas recordatórias.

Mas como cada um pode e deve contar o que passou, eu não posso contar nada de tiros, até porque só tive uma arma distribuída por um período de 12 horas, mas entendo que posso e devo contar as peripécias do dia-a-dia duma comissão em que grande parte do tempo nem me apercebia de quando era noite ou era dia uma vez que trabalhava 12 horas e descansava 24.

De qualquer forma, penso que a publicação deste jornal poderá ter algum interesse especial para os sobreviventes da CCAÇ 1790 e para os historiadores o que ali é relatado, de forma muito reduzida, é certo, acerca da tragédia que foi o desastre do Corubal.

A quem tiver tido a paciência de ler este escrito, muito maior do que o habitual, os meus agradecimentos e desde já fico a aguardar os comentários.

Um abração do
Carlos Pinheiro
19.12.11


Nota: - Clicar nas imagens para as ampliar
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 5 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8999: Recordações dos tempos de Bissau (Carlos Pinheiro) (5): Efeitos colaterais da crise académica de 1969

5 comentários:

Colaço disse...

No meu tempo de Guiné 1963/65 o diário da Guiné era o Arauto, este nome diz-te alguma coisa?
Um alfa bravo
Colaço.

Carlos Pinheiro disse...

Cheguei a ouvir falar desse jornal, mas já não é do meu tempo.
Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

Obrigado Carlos Pinheiro, tinhas prometido trazer até nós este exemplar e ele a qui aparece.
Além de ajudar a reunir-nos é para isto que serve este espaço.
Um abraço,
BSardinha

JD disse...

É muito interessante a publicação de Notícias da Guiné.
Ali se dá conta da vitalidade que a presença militar dava à Provincia, que era sustentáculo do comércio local, de iniciativas desportivas e, raramente, culturais.
Nota-se, porém, uma certa falta de notícias sobre a população, que se mantinha distante das iniciativas e decisões locais, salvo as excursões a Meca, os congressos do Spínola, e uma ou outra futebolada que aqui não se relata.
Um abraço
JD

Carlos Pinheiro disse...

Olá camarigos
Respondendo ao Belarmino Sardinha, como vês, o prometido é devido e aqui está o exemplar do Noticias da Guiné que por casualidade relatava a tragédia do Corubal, noticia esta que pode vir a interessar aos historiadores.
Para o JD, de facto é como dizes. A tropa é que movimentava o comércio e toda a vida de Bissau logo a começar pelo cais com a chegada e partida dos barcos de carreira, onde também viajavam sempre alguns militares, como o RITA MARIA ou o ANA MAFALDA, para além dos outros que iam carregados de carne para canhão como eram mais o UIGE, o NIASSA e o CARVALHO ARAUJO, para além de outros. No que respeita ao Aeroporto na Bissalanca também era o pessoal da tropa que enchia os aviões para virem e regressarem de férias. E quanto ao comércio na sua generalidade, para além dos restaurantes e tascas, e até dos táxis,todo o comércio vivia dos militares que quando vinham à cidade por lá deixavam muito do "patacão" que não gastavam no mato comprando os relógios, os gravadores, os tapetes, os rádios e toda a raça de bujigangas.
Quanto ao jornal própriamente dito, aquilo não passava dum Boletim Oficial do Governo da altura. Por isso só relatava o que queriam e o que interessava. Mas mesmo assim não deixa de ser um documento histórico, porque a história também se faz destas pequenas coisas.
Tenho mais exemplares deste jornal e vou passá-los à lupa para ver se lá descubro algo que possa interessar à nossa Tabanca Grande.
Um abraço para todos e votos de muita saúde no ano de 2012.
Carlos Pinheiro