quarta-feira, 10 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11370: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (1): As primeiras respostas: José Colaço, Jorge Teixeira (Portojo) e Mário Pinto



Crachá da nossa Tabanca Grande... Infografia: © Miguel Pessoa / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné  (2013)


1. Dirigimos anteontem, dia 9, através do correio interno da Tabanca Grande, um pedido que é também desafio aos nossos amigos e camaradas: a resposta a algumas questões sobre o nosso blogue, que vai fazer 9 anos de existência, em 23 deste mês. Responder é uma forma (bonita e motivadora, para nós, editores e colaboradores) de associar os nossos grã-tabanqueiros às... "comemorações". Aqui vão as perguntinhas... (O questionário também pode ser respondido pelos  amigos e camaradas que nos leem mas que não estão formalmente registados na Tabanca Grande.

15 perguntinhas ao leitor:

(1) Quando é que descobriste o blogue ?

(2) Como e através de quem ? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada)

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) desde quando ?

(4) Com que regularidade vês/lês o blogue ? (diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...)

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)

(6) Conheces também a nossa página no Facebook ? (Tabanca Grande Luís Graça)

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?

(10) Tens dificuldade, ultimamente, de aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos sete anteriores encontros nacionais ?

(13) Estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer

Obrigado pela tua resposta,. que será publicada, com direito a foto. O editor, Luís Graça


2. Publicamos as primeiras respostas que nos chegaram


2.1. José Colaço [, ex-Soldado Trms, CCAÇ 557, Cachil,Bissau e Bafatá, 1963/65]

Caro amigo Luís Graça.

Modéstia à parte vou tentar dar o meu contributo porque tu, o Carlos e agora o Eduardo sem esquecer o nosso (jubilado) Briote merecem tudo o que lhes possa dispensar em atenção e posto isto passamos ao questionário.

(i) Em 2008.

(2) Como a Guiné tem sido fértil em noticias desde os anos em que nós saímos de lá,  primeiro devido à guerra,  depois com os assassínios sem culpa formada, a seguir os golpes de estado e como há sempre qualquer coisa que fica e vai daí o meu interesse comecei a pesquisar no Google frases com a palavra Guiné e quando dei por mim estava a ler o blogueforanadaevaotres do Luís Graça.

 (3) Desde 1 de Junho de 2008.

 (4) Quando não estou impedido por motivos de força maior,  diariamente e por vezes mais que uma vez.

(5) Ultimamente tenho ficado mais pelo pequeno comentário e assim comunico que vou teimando em estar vivo.

(6) Sim [, também conheço a página do Facebook].

(7) Não. Vou muito mais vezes ao blogue.

(8) Do blogue,  as histórias vividas que os camaradas contam por exemplo a tragédia no rio Corubal, a retirada de Guileje e tantas mais que se não fosse o que os nossos camaradas escreveram e o blogue publicou nunca fariam parte dos nossos conhecimentos porque seriam enterradas, cremadas com o seu narrador. Do Facebook,  visito-o porque é um espaço onde o pessoal dá largas à sua imaginação mas para mim quanto a crédito fica a milhas do blogue.

(9) No blogue: Dos ataques verbais por vezes um pouco agressivos, no que ultimamente se tem notado uma grande sensibilidade para melhor em toda a tertúlia. No facebook é mais público e como nunca fui de me exibir (passe a expressão) daí a razão da minha simpatia pelo blogue.

 (10) Não, [não tenho sentido dificuldades d aceder ao blogue]

 (11) O blogue para mim foi aquela lufada de ar fresco sobre aqueles anos desde 1963 até aos dias de hoje. A página do Facebook é mais um espaço de diversão.

(12/13)  A resposta a esta questão,  uma vez que me é difícil responder,  fica para encerrar o questionário.

(14)  Acho. Sei que enquanto esses dois timoneiros,  tu e o Carlos,  se mantiverem ao leme da piroga o blogue continuará por tempo indeterminado.

(15) Outras criticas, sugestões, comentários:

Se já participei ? Não. Se estou a pensar ir ? Não. Com estes dois nãos,  que razão me assiste para fazer criticas, sugestões ou comentários?!

2.2. Jorge Teixeira (Portojo)  [ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70]
(1) Nan Net, já não me lembro onde enconteri a referência

(2) Não me responderam na primeira inscriç~
ao. Talvez um ano depois, o amigo Victor Condeço falçou-me dele e contei-lhe a história. A partir daí ele meteu a cunha e entrei de serviço.

(3) Não me lem,bro. Talvez há uns 6 anos.

(4) [Visito o blogue] de tempos a tempos.

(5) Ultimamente não tenho mandado nada a não ser uns comentários de vez em quando.

(6) [A nossa página no Facebook] descobri-a há dias.

 (7) [Vou mais vezes ao] blogue

(8) [O que gosto mais do Blogue:] De histórias bem contadas. Isto é, pdoem ser romanceadas, tipo Zé Ferreira, mas não com mentiras como algumas que li.  E do Facebook ?

(9) [O que gosto menos do Blogue:] Mentiras e histórias mal contadas.

(10) [Dificuldades no acesso:] DE vez em quando.

(11)  O blogue representou coisas boas, até reencontrar amigos e conhecer outros. Isso foi o mais importante.

(12/13) Não. E não penso ir a esse [o VIII Encontro nacuional].

(14) Claro [, que o blogue ainda têm fôlego... para continuar]

(15) Outras críticas, sugestões, comentários:  Nenhumas.

2.3. Mário [Gualter Rodrigues]  Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519,  "Os Morcegos de Mampatá"(Buba, Aldeia Formosa eMampatá - 1969/71)]

Caro Luís Graça

Dentro das possibilidades vou tentar responder o mais correcto possível ao teu questionário.


(1)  Descobri o Blogue há cerca de 3 anos e picos......

(2) Através de pesquisa, aquando das declarações controversas do General Almeida Bruno, escrevi um comentário e ainda não era membro depois fui convidado pelo nosso editor Magalhães Ribeiro.

(3)  Creio que desde Outubro de 2009.

(4) Já houve tempos que via diariamente e ás vezes que uma vez, agora vejo dia sim dia não.......

(5) Atualmente creio ter esgotado todo o material que tinha para postar no Blogue pois já lá vão 40 e tal histórias.

(6) Conheço bem [o Facebook,]  vou lá regularmente.

(7) Exacto, estou muitas horas ligado á Net e como tenho várias páginas no Facebook é natural que vá lá mais vezes do que à  página da Tabanca Grande........

(8)  Creio ser comum a todos, são as histórias e fotos do nosso tempo na Guiné e [é bom] recordá-las,  ás vezes com saudade.

(9) Comentários despropositados, artigos sem interesse objectivo que nada tem a ver com a Guiné e que ultimamente tem sido muito comum no Blogue.

(10) [Acesso:] Não, tem sido tudo dentro da normalidade

(11) Representa a amizade e a irmandade que só quem esteve na Guiné conhece.

(12) Já, participei em 2011 no VI encontro em Monte Real.

(13) Ainda não decidi,  está pendente do calendário de eventos que tenho para fazer que só sai no fim de Abril, princípios de Maio.

(14) Na minha modesta opinião, tem necessidade de novos camaradas que tragam novas histórias e temas de modo a despertar o pessoal da apatia existente.

(15) Caro Luís, quem sou eu para criticar o Blogue!...

Sem comentários: