domingo, 21 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14775: Álbum fotográfico de Jaime Machado (ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2046, Bambadinca, 1968/70) - Parte I: Chegadas e partidas...


Porto > RC 6 > Abril de 1970> O Pel Rec Daimler 2046,  na passagem à disponibilidade (1): O Jaime Machado é o quarto, a contar da esquerda para a direita, na segunda fila. A composição incial ds subunidade eram 14 elementos, em maio de 1968.



Porto > RC 6 > Abril de 1970> O Pel Rec Daimler 2046,  na passagem à disponibilidade (2): o porta-estandarte



T/T Niassa > Viagem de regresso, Bissau-Lisboa, abril de 1970


T/T Niassa > Viagem de regresso, Bissau-Lisboa, abril de 1970


T/T Niassa > Viagem de regresso, Bissau-Lisboa, abril de 1970


T/T Niassa > Viagem de regresso, Bissau-Lisboa, abril de 1970


 Guiné > Bissau > fevereiro de 1970 >  O cargueiro Rita Maria, atracado no porto, visto da LDG que veio do Xime com o pessoal do Pel Rec Daimler 2046 (que irá ficar em Bissau ainda dois ou três meses, antes de regressar à metrópole)


Guiné > Bissau > fevereiro de 1970 > Porto: ao fundo do lado esquerdo, a fortaleza da Amura, e do lado direito, o cais acostável e o edifício das alfândegas... È mais provável que a foto tenha sido feita a partir ds LDG que chegava a Bissau, vinda do Xim


Guiné > Bissau > Porto > fevereiro de 1970 > Porto fluvial do Xime, tirada "à medida que nos afastavamos,  transportados na LDG para Bissau"



Guiné > Bissau > Porto > s/d > Não temos a certeza se a chegada da LGD a Bissau, vinda do Xime, tendo à esquerda a ilha de Rei



Guiné > Rio Geba > Fevereiro de 1970 > Viagem de LDG,  de regresso, do Xime a Bissau,  funa a comissão de serviço em Bambadinca


Guiné > Rio Geba > Fevereiro de 1970 > Viagem de LDG,  de regresso, do Xime a Bissau,  finda comissão de serviço em Bambadinca


Guiné > Rio Geba > Fevereiro de 1970 > Viagem de LDG,  de regresso, do Xime a Bissau,  finda a comissão de serviço em Bambadinca


Guiné > Rio Geba > Fevereiro de 1970 > Viagem de LDG,  de regresso, do Xime a Bissau,  finda a comissão de serviço em Bambadinca



Guiné > Rio Geba > Fevereiro de 1970 > Viagem de LDG,  de regresso, do Xime a Bissau,  funa a comissão de serviço em Bambadinca... Tanto a LDG 101 [Alfange] como a LDG 104 [Montante] estavam equipadas com 2 peças Oerlikon de 20 mm  


Guiné > Rio Geba > Fevereiro de 1970 > Viagem de LDG,  de regresso, do Xime a Bissau,  finda a comissão de serviço em Bambadinca


 Guiné > Rio Geba > Xime > Fevereiro de 1970 > Viagem de regresso a Bissau...Tendo em conta que o fotógrafo está em terra,  a foto diz respeito à chegada ao Xime da LDG que depois transportou o pessoal do Pel Rec Daimler 2046 até Bissau.


Fotos (e legendas): © Jaime Machado (2015). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Inícío da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Jaime Machado, ex-alf mil cav,  Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70). Vive ma Senhora da Hora, Matosinhos.

 Alguns dados sobre o  Pelotão de Reconhecimento Daimler  n.º 2046 (*):

(i)  teve como unidade mobilizadora o Regimento de Cavalaria n.º 6, no Porto;

(ii)  foi organizado em 13 de Março de 1968, sendo  destinado a reforçar a guarnição normal da província da Guiné;

(iii) os exercícios de IAO  foram efetuados nas regiões limítrofes da cidade do Porto em conjunto com mais nove pelotões da mesma especialidade, todos com o mesmo destino, o TO da Guiné:

(iv) após o gozo dos dez dias de licença regulamentares,  embarcou no T/T Niassa, no cais da Rocha de Conde de Óbidos,  em Lisboa,  no dia 1 de Maio de 1968; 

(v) aportou a Bissau  a 6 de maio; 

(vi) na manhã do dia seguinte foi o pessoal do Pel Rec Daimler  2046 transferido para uma LDG [possivelmente a 101, Alfange ], tendo seguido diretamente pelo rio Geba, até ao Xime;;

(vii) seguiu depois em coluna auto para Bambadinca onde ficou ao serviço do comando do BART 1904 (Bambadinca, 1967/68) (rendido em setembro de 1968 pelo BCAÇ 2852, Bambadinca, 1968/70):

(viii) O Pel Rec Daimler 2046 tinha inicialmente a seguinte composição (14 elementos): 

Cmdt, alf mil cav Jaime de Melo R. Machado;
2º srgt cav, Jose Claudino F. Luzia
1º cabo cav, apontador de Daimler, José Óscar Alves Mendes
1º cabo cav, apontador de Daimler, João Manuel R Jesus
1º cabo cav, apontador de Daimler, Manuel Maria S. Alfaia
1º cabo cav, apontador de Daimler, João de Jesus Cardoso
1º cabo cav, apontador de Daimler, José Ferreira Couceiro
1º cabo SM, mecânico, Germano de Oliveira Fonseca
Soldado cav, condutor Daimer, António José Raposo
Soldado cav, condutor Daimer, Aníbal José dos A. Duarte
Soldado cav, condutor Daimer, Joaquim Pinho Marques
Soldado cav, condutor Daimer, José do Nascimento Lázaro
Soldado cav, condutor Daimer,  Arlindo da Conceição Silva
Soldado cav, condutor auto,Manuel Moreira Tavares

(ix) Baixas sofridas:  em 2/12/1968 foi evacuado para o HM 241, por doença, o 1.º cabo n.º 07731167 Mamuel Maria Serra Alfaia;  em 19/12/1968 foi o mesmo militar evacuado para o HMDIC, não tendo regressado ao pelotão;  em 1/4/1969 apresentou-se nesta subunidade,  para o substituir, o 1.º cabo n.º 12950268, António Luís dos Reis; em 22/9/1969 baixou ao HM 241 o 2.º Sargento n.º 51517311 José Claudino Fernandes Luzia; em 29/9/1969 foi evacuado para o HMP não tendo sido substituído.

(x)  Finda a comissão, em fevereiro de 1970, esta subunidade regressou à metrópole, no mesmo T/T Niassa, em abril de 1970.

(Continua)

________________

5 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Bonito álbum com fotos a fazer concorrência aos dias de hoje, elas são aquilo que costumo chamar de fotos falantes, mas as legendas também são insubstituíveis.
um abraço.

Manuel Carvalho disse...


Meu caro Jaime já não me lembrava que tu também eras do meu cruzeiro no Niassa, só que nós fomos os primeiros a sair por volta da meia noite, julgo que para a LDG Alfange e quando estavas a desembarcar de manhã nós já estava-mos a chegar a Teixeira Pinto.Como sabes na Tabanca de Matosinhos há muita gente dessa viagem, o Zé Teixeira, o Cancela, o Eduardo Moutinho, o Portojo, o Victor, o Jorge Cruz, o Fernando Couto e mais alguns que agora não me lembro. É bom recordar. Um abraço para ti e para todos.

Manuel Carvalho

Hélder Valério disse...

Caro amigo Jaime Machado

Gostei de ver as fotos. Principalmente as da aproximação ao cais, onde o Geba aparece cheio e não barrento.
Essas fotos, tiradas de longe ilustram bem a visão que todos nós, os que foram de barco, tiveram ao chegar à misteriosa e inquietante Guiné.
Também são interessantes as outras com o transporte para o interior.

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

De: Augusto Silva Santos
Para: Jaime Machado

Caro camarada e amigo,
Julgo aqui haver qualquer equívoco da tua parte relativamente ao navio que é apresentado na tuas fotos, isto porque em nenhuma delas o navio corresponde efectivamente ao NIASSA, que pertencia à Companhia Nacional de Navegação, portanto tinha a chaminé preta e era um paquete, e não um navio misto (carga / passageiros). O navio que é apresentado nas tuas fotos, é da Sociedade Geral e, embora não seja possível identificá-lo correctamente, poderá ser algum destes que vou referir (eram muito parecidos entre eles e, a uma distância de 40 anos, já me falham os pormenores): ALFREDO DA SILVA, MANUEL ALFREDO, RITA MARIA, e ANA MAFALDA. Estes, entre outros, eram os navios da Sociedade Geral que regularmente faziam viagens para a Guiné. Aproveito só para referir que, antes de prestar serviço militar na Guiné, tal como tu (no meu caso em 71 / 73), andei embarcado cerca de 3 anos nos navios da marinha mercante, nomeadamente no Niassa, e posso-te garantir que não é esse não é o navio a que te referes. Será que estas fotos se referem ao vosso regresso e não à vossa partida? Um abraço

Manuel Carvalho disse...

Agora também estou a ficar baralhado na história do nosso Batalhão o 2845 diz que viajamos para Teixeira Pinto na madrugada do dia 7 de Maio de 68 na LDG Alfange tendo chegado ao destino às 7 horas da manhã do dia 7 de Maio de 68 como é possível a mesma LDG te ter levado ao Xime no mesmo dia. Como dizia o outro um de nós está errado amigo Jaime.Também e tal como diz o Augusto Silva Santos a foto que mostras também não é do Niassa.Uma coisa é certa eu tu e mais alguns estivemos na Guiné o nome do transporte em que viajamos não terá assim tanta importancia. Um abraço.

Manuel Carvalho