terça-feira, 23 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14786: Convívios (693): 30º Encontro da CART 3494, 13 de Junho de 2015, RA-5 (Sousa de Castro)


1. O nosso Camarada Sousa de Castro (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista da CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, 1971/74), solicitou-nos a publicação do seguinte convite para o convívio anual da sua Unidade:


30º Encontro da CART 3494 levado a efeito no dia 13 de Junho de 2015 no RA-5 (Regimento Artilharia 5) ex. RAP-2 
= PARTE 1 =

No passado dia 13 de Junho a comissão responsável pelo evento, levou a efeito o 30º encontro-convívio da CART 3494 no ex. RAP 2, que passaram pela experiência amarga da Guerra na Guiné, comemorou-se 41 anos após a nossa chegada.

Foram 38 ex. combatentes que responderam à chamada num total de 63 presenças, verificou-se que, uns por razões pessoais não puderam estar presentes, outros nem disseram nada e ainda várias cartas devolvidas supostamente por moradas desconhecidas ou desactualizadas e números de telefone alterados ou não atribuídos.

Pelas 10,30 horas começaram a chegar os primeiros combatentes onde se denotava alegria expressa nos rostos pelo encontro de camaradas que á muito não se viam. 

Procedeu-se a actos de homenagem debaixo de chuva fraca mas certinha, junto do memorial aos combatentes falecidos em combate na guerra do Ultramar, com deposição de uma coroa de flores. A guarda de honra foi prestada por uma secção do Regimento de Artilharia 5.

Pelas 13,00 horas saímos em caravana auto para o local do almoço no Restaurante “Quinta da Paradela” onde foi servido um fantástico almoço.

Convivemos, recordamos Estórias vividas, revivemos peripécias, enfim!...

Pelas 18 horas foi o destroçar e até ao próximo ano, dizer ainda que o próximo encontro em 2016 ficou a cargo dos ex. soldados, António Júlio Peixoto e Manuel Guedes Ferreira que se realizará na zona de Espinho em Junho, na data antes ou depois do dia 10 como tem sido habitual.

Sousa de Castro, ex. 1º cabo radiotelegrafista da CART 3494

Algumas fotos: 


No Xime tínhamos 3 Obus iguais a este


Vista panorâmica do Porto


Regimento Artilharia 5, ex. RAP-2 


A alegria estampada nos rostos de:Vilela Peixoto, Alcides Castro e Manuel G. Ferreira 


Ex. TRMS Inf. Marinho, Armando Dias e Carmindo Silva  


 ASPECTO DO PESSOAL   


Memorial onde se vê o nome do ex. Fur. Milº morto em combate na Ponte Coli 


Secção da Guarda d’honra do RI-5 ex. RAP2, Vila Nova de Gaia 


MEMORIAIS


MEMORIAIS DA UNIDADE  


___________ 
Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em:  

2 comentários:

Anónimo disse...



Parabéns ao Sousa Castro pela reportagem escrita e fotográfica do encontro de camaradas da vossa companhia. Para lá da alegria do reencontro dos camaradas bem patente das fotos e das fotos austeras do Mosteiro da Serra do Pilar, não falta a foto do rio Douro a dar mais beleza às cidades do Porto e Gaia. É um postal ilustrado que até os habitantes das duas cidades vêm com agrado.
Uma abraço ao Sousa Castro e a todos os camaradas. Um abraço especial ao Vilela Peixoto, com quem trabalhei alguns anos na vida civil. Está bem disposto e com um aspecto mais saudável do que acerca de 8 ou 10 anos, quando se terá reformado. Ainda dizem que trabalhar faz bem saúde, camarada!

Francisco Baptista

Sousa de Castro disse...

Obrigado Francisco Baptista, é pena não podermos mostrar tudo relacionado com o convívio, poderá ser possível ou não, mais um post com uma pequena reportagem fotográfica, foi de facto muito gratificante e muito saudável este encontro de camaradas que amargamente passaram 27 meses na Guiné, pena é não conseguirmos juntar mais pessoal. Quanto ao nosso amigo Vilela tens razão, muito bom aspecto, recomenda-se, é mais um daqueles que percebeu a tempo que não conseguia acabar com o trabalho e... reformou-se, ou como se diz na gíria; "PENSAS QUE ACABAS COM O TRABALHO, O TRABALHO É QUE HÁ-DE ACABAR CONTIGO"

Um abraço para todos os camarigos,

A. Sousa de Castro