segunda-feira, 6 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14841: Fotos à procura de... uma legenda (58): Varela, 1955: o arquiteto Luís Possolo [1924-1999], o felupe e o "teco-teco"...


Guiné > Região do Cacheu > Varela > 1955 > O arquiteto Luís Possolo [19924-1999], o felupe e o "teco-teco"... [Cortesia de José Luís Possolo de Saldanha, 2012]. 


1. Foto enviada pelo Mário Beja Santos, com data de hoje, e a seguinte legenda:

"Arquiteto Luís Possolo em Varela,1955, para mim,  a mais espantosa imagem luso-guineense, Um Felupe exigiu entrar na fotografia, pôs 2 mundos em presença, há para ali fulgor, pujança e futuro".

O Mário não indica a origem da foto, nem diz se tem créditos... Mas sabemos que se trata da foto da capa do livro “Luís Possolo, um arquiteto do Gabinete de Urbanização do Ultramar”, de autoria de José Luís Possolo de Saldanha (Lisboa: Centro de Investigação em Arquitectura e Áreas Metropolitanas, 2012). O Beja Santos já a tinha reproduzida, há dois anos, quando fez, do livro,  uma nota de leitura (*)

O autor do livro é neto do Luís Possolo. Voltamos voltar a reproduzir a foto, com a devida vénia. O arquiteto Luís Possolo, de seu nome completo, Luís Gonzaga Pimentel Pedroso Possolo, nasceu em Lisboa, a 7 de julho de 1924, e morreu a 20 de abril de 1999, também em Lisboa.

O seu nome também já tinha sido referido por nós, em poste de há um ano atrás, a propósito da recensão do livro de Ana Vaz Milheiro: "2011: Guiné-Bissau. Lisboa, Circo de ideias, 2012, 52 pp. (Viagens, 5).

Fica o desafio, aos nossos leitores, para acrescentar uma legenda ou melhorar a que é proposta por Beja Santos. (**)
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 11 de março de 2013 > Guiné 63/74 - P11238: Notas de leitura (464): O arquiteto Luís Possolo na Guiné, pelos anos 50 (Mário Beja Santos)

(**) Último poste da série > 2 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14824: Fotos à procura de... uma legenda (57): Evacuação do Uam Sambu, soldado do Pel Caç Nat 52, gravemente ferido em 1/1/1970: quem era a tripulação da DO 27 ? (Miguel e Giselda Pessoa / Rosa Serra)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Luís Possolo parece ter apelido de origem italiana... Morei até meados de 1980 na Travessa do Possolo, ali à Lapa, na Lapa dos Pobres... Tinha um vizinho, desconhecido, que era professor de economia e que viria mais tarde a ser ministro, primeiro ministro e presidente da República... Nunca associei o nome da travessa a uma família... Mas adoro histórias de ruas... Fui pesquisar... Há uma blogue sobre Ruas de Lisboa com Alguma História... Aqui vai um excerto sobre a Travessa do Possolo, com data de 23/11/2011... LG

PS - Alguém me vai perguntar: mas o que é que isto tem a ver o felupe e o Luís Possolo, Varela e o Gabinete de Urbanização do Ultramar ?

___________________


(...) Na zona da freguesia de «SÃO PAULO», a «TRAVESSA DO CATA-QUE-FARÁS» representa um breve vestígio do que fora antes do terramoto, uma rua bastante comprida, passou a ser a actual (e muito curta) «TRAVESSA DO ALECRIM», apesar de já não existir a ermida da «Nª.Srª. do ALECRIM», a que lhe dera o nome, perdida por ocasião do grande sismo.

No chamado «BAIRRO ALTO» na freguesia da «ENCARNAÇÃO» existiu o nome de «RUA DOS CALAFATES» até 1885 e desapareceu irremediavelmente da toponímia de LISBOA ao cabo de três séculos de existência, a favor da designação da «RUA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS», por ali ter estado sediado, durante décadas, este centenário jornal lisboeta, agora a residir na «AVENIDA DA LIBERDADE».

Já na freguesia de «SANTA CATARINA» próximo ao «LARGO DO CALHARIZ», a importante «RUA DO CARVALHO» cuja propriedade era pertença de «CARVALHO E MELO», foi rebaptizada em 1887 de «RUA LUZ SORIANO».

A «RUA DA BOA-MORTE» na freguesia da «LAPA» que em 1882 recebeu o nome de «RUA DO POSSOLO», por sua vez a «TRAVESSA DA BOA-MORTE»(antiga "TRAVESSA DOS BURROS") foi-lhe atribuído o topónimo de «TRAVESSA DO POSSOLO» na mesma data, por ter existido nessa artéria a família «NICOLAO POSSOLO», rico negociante italiano do século XVII, com portal brasonado no pátio com o número 121.

A velha «TRAVESSA DAS VACAS» na freguesia de «S. JOSÉ», designação dada por nela se encontrarem estabelecidas inúmeras vacarias, tornou-se, por mudança de nome em 1897 na nova «TRAVESSA DO SALITRE».

Verifica-se por vezes o desaparecimento do nome de uma rua porque ela também por vários motivos, desaparece. É o caso com um sítio chamado «TERREIRINHO DAS FARINHAS», um aglomerado de casas, pequeno comércio e muitos armazéns, situado entre as ruas; «RUA DOS BACALHOEIROS», «RUA DE ALFANDEGA», «RUA DOS ARAMEIROS» e o «CAMPO DAS CEBOLAS». O seu derrube foi um desafogar de vistas para a «CASA DOS BICOS» que fica na «RUA DOS BACALHOEIROS». O local, hoje um Jardim, foi durante vários anos, um terminal da «C.C.F.L.» com a bandeira de «RUA DE ALFANDEGA».

Hoje recuperar o nome de algumas ruas, torna-se bastante difícil, pois é necessário vasculhar muito em arquivos ou encontrá-los nos estudos que alguns ilustres olisipógrafos nos deixem em legado. (...)

http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2011/11/ruas-antigas-nomes-novos-iii.html

Luís Graça disse...

Varela, na região do Cacheu, era já nessa época uma estância turística, uma praia apetecida e procurada pelas gentes de Bissau... que lá começaram a fazer casas. O nosso querido amigo Pepito falava-nos sempre com ternura da casa de férias de Varela, que os seus pais, Clara e Artur, construiram... Ainda hoje está na posse da família (, víuva e filhos).

Luís Graça disse...

O pintor Augusto Trigo (, nascido em Bolama, 1938 e criado na Casa Pia, desde os 7 anos) tem ou tinha notável painel (Luta felupe, de 1961) num café-restaurante de Varela, há uns anos atrás em completa ruína...


Vd. aqui:

14 DE OUTUBRO DE 2007

Guiné 63/74 - P2177: Artistas guineenses (1): Augusto Trigo, nascido em 1938, em Bolama

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2007/10/guin-6374-p2177-artistas-da-guin.html

Luís Graça disse...

Camaradas da FAP, o "teco-teco" seria um Cessna ? Deem lá um ajudinha... Estamos em 1955...