Foto nº 1 > Bambadinca, em finais de 1969: almoço do batizado da criança da jovem mãe libanesa... Da direita para a esquerda, o alf mil manutenção Ismael Augusto, da CCS/BCAÇ 2852, o Fernando Andrade Sousa, 1º cabo aux enf, da CCAÇ 12, e o fur mil vagomesrte Silvino Aires Lopes Carvalhal, também da CCS (, vive em Vila Nova de Famalicão). Não sabemos quem seria o quarto elemento, civil ou militar.
Foto nº 2 > O batismo da criança. Em primeiro plano, a professora dona Violete e a avó da criança
Foto nº 3 > Foto de grupo, tirada à porta da igreja de Bafatá: os padrinhos ao centro, nma segunda fila, o alf mil António Manuel Carlão e a prof primária dona Violete da Silva Aires (que segura a criança ao colo), tendo à sua esquerda, os pais. A mãe da criança era de origem libanesa, pertencente a um das conhecidas e respeitadas famílias libanesas de Bafatá. O pai devia ser um dos 7 comerciantes de Bambadinca. Não sabemos se era português da metrópole. Os avós, não sabemos se maternos ou paternos, estão na última fila, do direito, de óculos escuros. O padre, missionário, de Bafatá, está na primeira fila, no lado direito. Do lado oposto, estrá o nosso Fernando Andrade Sousa, um dos convidados militares para a festa... O Joaquim Vidal Saraiva (alf mil médico, da CCS) é o segundo da última fila, de óculos escuros e boné, Há mais 3 militares, fardados, que não identificamos
Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > Batizado de um filho de um casal de comerciantes de Bambadinca, para o qual foram convidados vários militares da CCS/BCAÇ 2852 e da CCAÇ 12. Por volta de finais de 1969, A mãe da criança era libanesa, o pai possivelmente era dce origem portuguesa,
Foto: © Fernando Sousa (2018). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do Fernando Andrade Sousa (ex-1º cabo aux enf da CCAÇ 12, 1969/71), que vive na Trofa, foi futebolista e dirigente desportivo do Trofense, e já organizou diversos convívios do pessoal de Bambadin ca deste tempo (1968/71).
Deve ser o único totalista dos vinte e tal encontros já realizados desde o primeio, que foi em Fão, Esposende, em 19994, no restaurante do Carlão e da Helena.
Está reformado da indústria têxtil. Entrou só recentemente para a Tabanca Grande.
____________
Nota do editor:
Último poste da série > 3 de julho de 2016 > Guiné 63/74 - P16261: Álbum fotográfico de Fernando Andrade Sousa (ex-1º cabo aux enf, CCAÇ 12, 1969/71) - Parte I: Um batizado em Bambadinca, para o qual foi convidado o pessoal do serviço de saúde e dos reabastecimentos... Os padrinhos da criança, filha de mãe libanesa, foram o alf mil António Manuel Carlão e a professoa Dona Violete da Silva Aires
Último poste da série > 3 de julho de 2016 > Guiné 63/74 - P16261: Álbum fotográfico de Fernando Andrade Sousa (ex-1º cabo aux enf, CCAÇ 12, 1969/71) - Parte I: Um batizado em Bambadinca, para o qual foi convidado o pessoal do serviço de saúde e dos reabastecimentos... Os padrinhos da criança, filha de mãe libanesa, foram o alf mil António Manuel Carlão e a professoa Dona Violete da Silva Aires
5 comentários:
Ismael Augusto
6 jul 2016 18:38
Olá Amigo
Em tempo ainda útil tenho e vou prestar a minha homenagem aqui no blogue ao nosso amigo e camarada António Vidal Saraiva.
Agora e ao olhar para a fotografia do batizado e apenas como ajuda a um registo futuro, devo dizer que quem está na fotografia sou eu e não o meu amigo Fernando Calado.
Um grande abraço para ti e mais uma vez o meu muito obrigado a ti e a todos os que produzem este blogue.
Ismael Augusto
Meu caro Ismael, que disparate o meu ! Já corrigi, peço desculpa aos dois, a ti e ao Fernando Calado.
Vejo-os associados, lá e cá... Houve um erro de perceção da minha parte... Sob a pressão do tempo, o editor escreve muitas vezes em "automático"... Pensa uma coisa e escreve outra...
Já agora vê se identificas malta da tua CCS (e nomeadamente os alferes, um deles é o Vidal) nas fotos que te reenvio, por email, e que, de resto, estão estão publicadas no poste anterior desta série, enviadas pelo nosso camarada Fernando Sousa, o valente 1º cabo aux enf da CCAÇ 12.
Devia haver também também malta do teu pelotão de manutenção e malta dos reabastecimentos, para além dos serviços de saúde. Tens alguma ideia deste casal de comerciantes ? E das razões do convite ?
Ab. grande. Luís
PS - Preciso de fotos do teu álbum... Quando tiveres tempo e vagar, digitaliza e manda algumas fotos que tenham interesse documental... Como apareces poucas vezes, "tendes a ser esquecido"...
O quarto elemento (foto nº 1) não me parece que se eja o Otacílio Luz Henriques, 1º cabo bate-chapas, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70). O Otacílio usava bigodinho... temos aí fotos dele... Pertencia ao pelotão de manutenção, que era comandado pelo alf mil Ismael Augusto, membro da nossa Tabanca Grande, e hoje senhor engenheiro, figura conhecida, ligado às telecomunicações. Mas o Otacílio devia ter sido também convidado.
O Fernando Calado, al mil trms, não faz sentido estar aqui, nesta festa. O Fernando Sousa informa que os convidados militares foram o pessoal de saúde (médico e enfermeiros), mais o pessoal dos reabastecimentos... E, também, pelo que sabemos agora, o pessoal da "ferrugem" e o vagomestre (Carvalhal).
Ismael Augusto
7 jul 2016 14:34
Caro amigo Luis Graça
Desculpa estar a ocupar o teu tempo com detalhes.
Na foto 3, fila de trás da esquerda para a direita consigo identificar, Alf. Valentim Monteiro (esteve um ano em Bambadinca), Alf. Abel ( á civil, foi alferes da Companhia de Incorporação Local), o Vidal Saraiva e eu.
Abraço,
Ismael Augusto
Ismael Augusto
7 jul 2016 14:41
Continuando…
Ao meu lado está o Alf Vacas de Carvalho {, cdmt do Pel Rec Daimler 2206].
Vou preparar algumas fotos para te enviar.
Abraço grande
Ismael
Enviar um comentário