sábado, 15 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16601: Efemérides (239): No passado dia 8 de Outubro de 2016 teve lugar na freguesia da Senhora da Hora, concelho de Matosinhos, uma cerimónia de homenagem ao combatente José Manuel Ferreira Jesus Tomé, 1.º Grumete Fuzileiro - único combatente natural da freguesia, falecido na Guerra do Ultramar (Guiné, em 9 de Dezembro de 1971), e aos combatentes senhorenses


O Núcleo promoveu a cerimónia, com a colaboração da União de Freguesias S. Mamede Infesta e Senhora da Hora e da Câmara Municipal de Matosinhos, tendo-se a mesma iniciado pelas 10h30 com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta da Senhora da Hora, sendo de seguida içada a Bandeira Nacional pelo Presidente da União de Freguesias, Sr. António Mendes.

Ao mesmo tempo que o Grupo Coral do Núcleo entoava o Hino Nacional, a força militar, solicitada para o efeito, constituída por um terno de clarins da Brigada Ligeira de Intervenção – Coimbra e por uma Secção do Regimento de Transmissões do Porto, prestava as honras militares à Bandeira Nacional.


Cerimónia do içar da Bandeira Nacional junto ao edifício da Junta de Freguesia da Senhora da Hora

Em seguida, os participantes encaminharam-se para a Rotunda do Combatente e, pelas 11H00, deu-se início à cerimónia militar onde o sócio combatente José Augusto começou por fazer a chamada do combatente José Manuel Tomé, seguindo-se a deposição de coroas de flores no monumento, pelo Vice-presidente da Câmara, pelo Presidente da União de Freguesias, pelo Presidente da Direção do Núcleo, pelo Comandante da Zona Marítima do Norte e pelas irmãs do combatente falecido.

Início das cerimónias na Rotunda do Combatente

O Combatente da Guiné, José Augusto, chamando pelo nome do camarada José Manuel Tomé.

Momento da deposição da coroas de flores junto ao Monumento

A cerimónia prosseguiu com os respetivos toques de homenagem aos mortos e, na altura do minuto de silêncio, foi cantado um salmo pelo Grupo Coral do Núcleo e feita a evocação religiosa pelos dois diáconos presentes para o efeito.

 Momento de silêncio e reflexão

Grupo Coral no Núcleo de Matosinhos da LC

Momento religioso

Dando continuidade ao programa traçado, foram proferidas alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo, Tenente Coronel Armando Costa, pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Sr. Fernando Santos, e pelo Vice-presidente da Câmara, Dr. Eduardo Pinheiro.
As palavras ditas enalteceram o empenhamento, denodo e coragem do combatente homenageado, dos senhorenses na Guerra do Ultramar, dos 70 combatentes do concelho falecidos e de todos os que ainda estão vivos e que combateram nessa guerra, sendo ainda assinalada a contribuição e o profícuo trabalho realizado pelo Núcleo para que este momento histórico fique gravado na memória coletiva dos matosinhenses.

O Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Tenente Coronel Armando Costa, quando se dirigia aos presentes

O Presidente da Assembleia Geral da União de Freguesias de S. Mamede Infesta e Senhora da Hora, Combatente Fernando Santos, usando da palavra.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro, quando usava da palavra

De seguida, o Vice-presidente da Câmara e a irmã mais velha de José Manuel Tomé, D. Maria da Conceição, descerraram a placa alusiva à memória de seu irmão. Nesse momento, a D. Maria da Conceição pediu a palavra para agradecer a todos os presentes e aos que contribuíram para a realização de tão nobre ato.

Momento em que D. Maria da Conceição e o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, descerravam a placa evocativa da memória do Combatente José Manuel Ferreira de Jesus Tomé, Marinheiro Fuzileiro falecido na Guiné.

 A D. Maria da Conceição, ladeada por sua irmã, agradecendo a homenagem prestada ao irmão de ambas.

Rotunda do Combatente na Senhora da Hora

Por último, o Grupo Coral do Núcleo cantou o Hino da Liga dos Combatentes.

Participaram ainda nesta cerimónia dezenas de sócios, familiares e amigos assim como demais cidadãos que com a sua presença numerosa fizeram questão de transmitir o respeito e a solidariedade para com aqueles que arriscaram e arriscam as suas vidas em nome da Pátria.

O programa estabelecido terminou com um Porto de Honra servido a todos os participantes no edifício da União das Freguesias - Senhora da Hora e visita à exposição de pintura do sócio combatente do Núcleo, Major de Artilharia Simões Duarte.


 Porto de Honra no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora

Texto e fotos: © Núcleo de Matosinhos da LC
Edição de texto e fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16590: Efemérides (238): Cerimónia do Dia Municipal do Combatente do Concelho de Gondomar, a levar a efeito no próxio dia 15 de Outubro, pelas 11 horas da manhã, na Praça Heróis do Ultramar, em Fânzeres (Carlos Silva)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlos, transmite ao Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, de cujos órgãos sociais fazes parte (1º secretário da Assembleia Geral), o meu apreço por mais esta iniciativa, hommenageando um camarada nosso, o 1º grumete fuzileiro do DFE 8, José Tomé, morto por acidente de viação, na Guiné, em 9/12/1971.

Deixa-me também, mais uma vez, destacar o grande brio, competência e dedicação que vocês põem em tudo o que fazem... O vosso Núcleo passa sempre com distinção e deve ser tomado como um exemplo para todos nós, antigos combatentes e respetivas associações de veteranos ou núcleos da LC. Um abraço do Luís

Ferreira da Silva disse...

Caro amigo
Gostava de transmitir ao Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes o meu apreço pela homenagem ao Grumete Fuzileiro Tomé. Fez parte do destacamento que tive a honra de comandar, era o mais novo de todos nós e foi o nosso primeiro camarada a partir. Era um jovem alegre, sempre bem disposto. Aproveitava todas as viagens que se tinham de fazer a Bigene para dar uma volta. Numa dela infelizmente teve um acidente.
Alcindo Ferreira da Silva