Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Guiné 61/74 - P28056: Efemérides (392): Há 57 anos, a 24 de maio de 1969, partiu o T/T Niassa para o CTIG - Parte III: Do Campo Militar de Santa Margarida ao Centro de Instrução Militar de Contuboel (ou de Bolama)



T/T Niassa > c. 24-29 de maio de 1969 > A caminho da Guiné > CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12 ) > Da esquerda para a direita, fur mil at inf António Fernando R. Marques (vive em Cascais), 1º sgr cav Fernando Aires Fragata (presumivelmenet já falecido), fur mil  trms José Fernando Almeida (vive em Óbidos), fur mil OE Humberto Simões dos Reis (vive em Alfragide), fur mil at inf António Manuel Martins Branquinho (1947-2013, vivia em Évora, se não erro, na Rua Heróis do Ultramar), e alf mil cav José António G. Rodrigues (falecido em 2011, morava então em Torres Novas).

O 1º sargento cav Fernando Aires Fragata iria deixar-nos ao fim de algum tempo, para seguir o curso de oficiais, na antiga Escola Central de Sargentos, em Águeda, ficando o 2º srgt at inf José Martins Rosado Piça a chefiar a secretaria da CCAÇ 2590, em Bambadinca; sei que lhe dei, ao Fragata, explicações de português, e o Humberto Reis, explicações de matemática, e o António Levezinho, também... Nunca mais soubemos do seu paradeiro. 
Tivemos alguns "desaguisados", era um homem de personalidade forte, e para mais de cavalaria. 


T/T Niassa > c. 24-29 de maio de 1969 > A caminho da Guiné > CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12) >  José Fernando Almeida  2º srgt at inf  José Martins Rosado Piça (1933-2021) (vivia em Évora). o António F. Marques, o António Branquinho, o Fernando Fragata, o José António Rodrigues e o Humberto Reis.


T/T Niassa > c- 24-29 de maio de 1969 > A caminho da Guiné > CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12) > De baixo para cima, José Fernando Almeida e António Branquinho; o António Fermandes Marques e o José António Rodrigues, o Humberto Reis e o Fernando Fragata 

T/T Niassa > c. 24-29 de maio de 1969 > A caminho da Guiné > CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12) > Da esquerda para a direita,  José Fernando Almeida,  o António Fermandes Marques e o Fernando Fragata (1º plano); o António Branquinho, o José António Rodrigues e o Humberto Reis (em 2º plano).


Fotos (e legendas): © Humberto Reis (2026). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



1. "Meninos e moços", arrancaram-nos das nossas terras e levaram-nos  para as bolanhas e matas da Guiné... A 4 mil km de distância. Cinco dias de barco, ou 3 horas e tal de avião, já nos últimos anos da guerra (a partir de finais de 1972). 

Muitos dos combatentes da "guerra do ultramar"  (como se dizia na época,  a censura  não deixava dizer "guerra colonail"...) passaram por este percurso, aqui descrito ou advinhado, e nomeadamente os que foram parar ao CTIG (Comando Territorial Independente da Guiné):

  • saída do Campo Militar de Santa Margarida, 
  • viagem nocturna, de comboio, pela linha da Beira Baixa até ao Cais da Rocha de Conde de Óbidos;
  • embarque no T/T Niassa (ou no T/T Uíge ou outro);
  • "adeus pai, adeus mãe, adeus amigos e companheiros, adeus minha terra que vou para longe";
  • "Tejo meu, Madeira, mar encapelado dos Açores e das Canárias, vómitos e saudades";
  • África Ocidental, Guiné, o insuportável calor de Bissau, LDG Rio Geba acima, Xime, Bambadinca, Bafatá, CFIM Contuboel... (ou noutros casos, Bissau, CIM Bolama).

Vale a pena conservar os tiques da linguagem castrense da época... Algumas siglas já não as sabemos descodificar... Em 1969 era ainda o país de Suas Excelências. E do respeitinho. O país do Deus, Pátria e Família. Das missas campais e das paradas militares. Do patriotismo serôdio e decadente... Por muito estranho que pareça, era o nosso país, a nossa pátria, de há cinquenta  e tal anos atrás... A Pátria que tivemos e temos, e que temos de assumir por inteiro, com o bom e o mau, o menos bom e o menos mau. Não há pátrias perfeitas.

Em 3 de Agosto de 1968 (dizem), o prof António Salazar tinha caído da sua cadeira, quando fazia férias no Forte de Santo Antório do Estoril.  Um mês e tal depois, em 27 de Setembro o seu antigo delfim, o prof Marcello Caetanto,  vem substituí-lo na Presidência do Conselho de Ministros. 

Em 1969 havia ainda quem acreditasse, ao ler-se o semanário  Expresso, na "primavera marcelista"... Em Bambadinca, eu recebia o Comércio do Funchal, o semanário  cor de rosa que uns putos, como oo Vicente Horge Silva (1945-2020) faziam no Funchal. 


2. Adapt. de História da CCAÇ 12 (1969/71). Bambadinca: Companhia de Caçadores nº12. 1971. Capítulo I. 1-2.

Mobilização para o CTI da Guiné

Pela nota-circular nº 00864/PM-Pº 18/2590 da Secção de Administração e Mobilização de Pessoal da 1ª Repartição do Estado-Maior do Exército, de 14 de Fevereiro de 1969, era dada ordem para se proceder a mobilização da Companhia de Caçadores 2590 (CCAÇ 2590) (futura CCAÇ 12), destinada a reforço do CTIG, e tendo como Unidade Mobilizadora o RI [Regimento de Infantaria] 15.

A mesma nota determinava que os quadros da CCAÇ 2590 seriam do origem metropolitana, sendo o restante pessoal fornecido pelo recrutamento da PU [Província Ultramarina] (c. 90 praças, das quais 11 seriam soldados arvorados ou cabos).

A apresentação do pessoal mobilizado pela Metrópole fez-se no Campo Militar de Santa Margarida, de 3 a 8 de Março de 1969. 

As CCAÇ 2591 (futura CCAÇ 13) e CCAÇ 2592 (futura CCAÇ 14) (exceto um pelotão, que ficou em Contuboel) seguiram para o CIM de Bolama.

(Continua)
_____________

Nota do editor LG:

Último poste da série > 27 de maio de 2026 > Guiné 61/74 - P28055: Efemérides (391): Há 57 anos, a 24 de maio de 1969, partiu o T/T Niassa para o CTIG - Parte II: "o cruzeiro das nossas vidas"

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Esta semana o blogue tem andado mais discreto. Tirei uns "dias de férias" para vir ao Algarve (Barlavento). Estou alojado na Praia do Vau. Só de manhã cedo consigo dar aqui um salto, ao nosso blogue. O Carlos Vinhal também tem pouco disponibilidade. Os nossos leitores que nos desculpem. Mas lá vamos publicandpo um ou dois postes, por dia.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Amanhã vou almoçar (eu, a Alice, o Jaime e a Laura) à Tabanca da Ponta de Sagres - Martinhal onde é "rei" o nosso amigo, camarada e "mano" Tony Levezinho.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Que fazem aí, camradas, no convés desse navio "negreiro" ? Marques, Fragata, Almeida Reis, Branquinho, Rodrigues, Piça... Não apareço nas vossas fotos de "turistas furtivos", mas também ando por aí, a apalpar os cantos do navio...Foi dura a travessia entre a Madeira e as Canárias... Mas não vomitei. Porra, nasci com o cheiro do mar, da maresia...