Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Guiné 61/74 - P28372: Notas de leitura (1964): "Coragem, Altruísmo e Fé", biografia da cap enf pqdt Eugénia do Espírito Santo Sousa (Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde, 1935 - Sesimbra, 2025): comentário da autora, Rosalina Coelho Vaqueiro


Capa do livro de Rosalina Coelho Vaqueiro - "Coragem, Altruísmo e Fé". Lisboa: Chiado: Books, 2025, 540 pp.


1. Comentário de Rosalina Coelho Vaqueiro ao poste P28102 (*)

Muito grata ao Dr. Mário Beja Santos que teve a gentileza de referir aqui os meus "escritos" sobre a história de vida da minha querida amiga Geninha, essa pessoa extraordinária que tive a sorte de conhecer (*). 

Tentei transcrever o mais fielmente possível as histórias que a minha amiga me foi contando ao longo dos tempos, na minha forma simples de escrever.  

Era minha intenção trabalhar mais o texto e pedir a alguém que tivesse acompanhado a minha amiga nos tempos da guerra para fazer uma leitura crítica 

No entanto tudo isso implicaria muito mais tempo - meses provavelmente - até ter o livro pronto e eu queria que ela tivesse o prazer de ter a sua história em papel e poder oferecê-la aos amigos. 

Felizmente ainda fui a tempo (**). Mesmo internada no Hospital das Forças Armadas foi muito gratificante entregar-lhe o livro em mãos. 

Acrescento aqui que concorri a um concurso de biografias organizado por uma editora brasileira para os escritores de língua portuguesa espalhados pelo mundo e a história da nossa Eugénia agradou ao júri que lhe deu o 1º lugar. 

Não é um grande prémio literário, mas ainda assim, é gratificante para uma humilde "escrevinhadora" como eu.

Mais uma vez, muito grata pelas gentis palavras sobre o meu trabalho de escrita e a história da nossa extraordinária amiga.

segunda-feira, 21 de setembro de 2026 às 14:41:09 WEST
(Seleção, revisão/fixação de texto: LG)
 

2. Sinopse do livro:


(...) Aos dois anos e meio fiquei sem mãe. Fui ao funeral ao colo de vizinhos e aquele povo ia passando a minha pessoa de mão em mão. Eu pensava que não devia chorar porque elas podiam arrepender-se de me tomar para criar. Desde muito cedo tive a percepção de que nada naquela casa pertencia-me. Elas davam-me tudo, mas eu sabia que nada era meu.

A partir de 1945 houve seca em Cabo Verde e eu vi pessoas morrerem de fome. O padre perguntou-me se cometia pecados das tentações da carne e eu não sabia o que isso era.


Subestimávamos o sono e a comida. O sofrimento da pessoa a ser evacuada não nos deixava pensar na fome. Dávamos o nosso tempo para tentar salvar vidas. Naqueles dias difíceis tínhamos que aguentar firme, encerrar o medo de morrer e não pensar.

Guiné 1973. Estava toda a agente a morrer e os aviões a cair. Todos os dias perdíamos algum colega ou piloto. As baratas davam-me a certeza de estar viva. Ao vê-las no meu quarto eu me beliscava falando baixinho: "Agora já sei que estou viva".

No avião, a ser evacuado para Lisboa o soldado, paralítico e sem sexo não queria ver a namorada e chorou agarrado ao meu pescoço. As minhas lágrimas juntaram-se às dele. (...)

(Fonte: Wook)


3. Sobre a autora: Rosalina Coelho Vaqueiro:


(i) nasceu em 1954, em Sesimbra!

(ii) tradutora, professora de inglês, correspondente de Línguas Estrangeiras;

(iii) em 2014 alcança o 2º lugar entre 1.265 concorrentes no Concurso Internacional de contos juvenis - "Prémio Cultural O Feiticeiro das Letras" no Brasil, com o seu conto "Feiticeira Maga";

(iv) em 2015 representa Portugal, como júri, no Campeonato Internacional "Troféu Corujão das Letras", no Brasil;

(v) é convidada para Júri no Concurso "Até que a vida nos separe" da Editora Papel D'Arroz;

(vi) em 2016 participa no II Encontro de Escritores brasileiros e portugueses, em Lisboa;

(viii) em 2023 é convidada a participar com oito poemas num coletivo de poesia das Edições Vieira da Silva, destinado apenas a 13 autores selecionados;

(ix) participa, como coautora, em mais de 80 Coletâneas e Antologias, de prosa e de poesia, de diversas editoras, em Portugal e no Brasil.

(x) em 2025 lança no mercado "Coragem, Altruísmo e Fé", a biografia de Eugénia Espírito Santo (uma das primeiras enfermeiras paraquedistas de Portugal, nascida em Cabo Verde, em 1935 e falecida em Sseimbra, em 2025).

(xii) foi a vebncedora do Prêmio Literário Clarice Lispector 2026 -  Melhor Biografia, "Coragem, Altruísmo e Fé"

(Seleção, revisão / fixação de texto: LG) (***)

___________________


Notas do editor LG:

(*) Vd. postes de


(**) Vd. poste de 4 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26763: In Memoriam (546): Eugénia do Espírito Santo Sousa, cap enf pqdt (Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde, 1935 - Sesimbra, 2025): era do 2º curso (1962) e passou pelos 3 teatros de operações

(***) Último poste da série > 21 de setembro de 2026 > Guiné 61/74 - P28366: Notas de leitura (1963): "Sobretudo a Agonia, Angola, Memórias de uma Guerra Íntima", por Celso Braga Rosa, Edições Afrontamento, 2025 (Mário Beja Santos)

Sem comentários: