Queridos amigos,
O Palácio Pimenta faz parte integrante dos passeios da miudagem do Bairro de Alvalade, descíamos pelo Campo Grande fora, naquele tempo muitíssimo bem ajardinado e bem mais largo antes de lhe usurparem o terreno que permite o alargamento das faixas rodoviárias, ainda não havia Cidade Universitária nem cá em baixo a Faculdade de Ciências, vínhamos alugar bicicletas, fazíamos economias de nos passear meia ou uma hora, dentro de um rodado pré-determinado de que ainda subsistem vestígios. Havia residências apalaçadas, ainda lá está uma de pé, a solitária vivenda da então Junta de Freguesia do Campo Grande e um palácio fechado, o Palácio Pimenta, já comprado pela Câmara mas a aguardar obras. Depois de 1979, vivendo eu na Avenida do Brasil e com duas filhas pequenas era um destino possível em dias ensolarados, atravessava-se o Campo Grande, as meninas iam até ao parque de patinagem, havia lanche, caminhávamos por aquela bela avenida de palmeiras e o chamariz para visitar o Palácio Pimenta eram sempre os jardins onde éramos acolhidos pelos grasnidos dos pavões, com algum esforço e conversa do faz de conta, falava-se de azulejos e era obrigatório ir mirar um prodigioso quadro a óleo de Carlos Botelho, que ainda hoje me motiva a entrar neste tão acolhedor museu, e aproveito sempre para recordar essa encantadora senhora que foi a olisipógrafa Irisalva Moita, a quem Lisboa tanto deve.
Um abraço do
Mário
Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (28):
As surpresas que o Museu de Lisboa nos reserva
Mário Beja Santos
Em "Um Passeio à volta do Campo Grande", de Manuela Rêgo, Contexto Editora, 1996, fala-nos sobre a história do Palácio Pimenta, situado no n.º 245 do Campo Grande. Foi construído entre 1744 e 1747, habitado por várias famílias, e daí a designação que teve de Palácio Galvão Mexia, residência do Conde de Farrobo. Em 1910, vivia aqui Carlos Luís Ahrends e em 1914 foi adquirido por Jorge Ávila Graça que aqui viveu com os seus herdeiros até 1957. Foi depois vendido à Câmara Municipal de Lisboa. O pintor Manuel Amado, que aqui viveu na sua infância, deixou numerosos quadros sobre esta casa. Não tem fundamento que o palácio tenha sido mandado construir por D. João V para a sua amada Madre Paula. Há a casa, um jardim e uma mata, uma fração desta foi expropriada para a construção da 2ª Circular. O Museu da Cidade encontra-se instalado neste palácio desde 1979.
Saiu recentemente um livro dedicado à impulsionadora deste museu, Irisalva Moita, uma edição do Museu da Cidade que homenageia a arqueóloga que se devotou aos museus municipais. Ali se escreve que partiu do punho de Irisalva Moita as obras faseadas do Museu, um programa que ela delineou em 1971 e que foi patente ao público em 1979: nesse ano apareceram as salas correspondentes aos séculos XVII a XIX; em 1984, as secções A Dinastia de Avis e os Descobrimentos, A Contrarreforma e o Período Maneirista; em 1985, as restantes salas do piso térreo, com as secções Meio Geográfico e Origens Pré-Históricas, Lisboa Romana, Domínio Visigótico e Muçulmano, Lisboa Medieval. Ainda houve outros três novos núcleos expositivos. Apenas um novo pavilhão foi construído, inicialmente fora projetado para expor a coleção da azulejaria, transformou-se em espaço de exposições temporárias. O denominado Pavilhão Preto do Museu da Cidade foi inaugurado em 1994. Circunscreve-se a visita de hoje ao piso térreo, dar-lhe-emos continuidade no próximo sábado.
Entra-se no palácio onde nos aguardam duas brochuras, uma dedicada a uma nova exposição de longa duração, Viagem ao Interior da Cidade e a outra é explicativa da maqueta de Lisboa anterior ao Terramoto de 1755. Na receção temos uma homenagem a um dos mais insignes olisipógrafos, uma escultura de Júlio Castilho, envolvida por belos azulejos.
Na brochura Viagem ao Interior da Cidade faz-se um pequeno histórico sobre o Palácio Pimenta, recorda-se que o então Museu da Cidade funcionava no Palácio da Mitra desde 1942, que o primeiro projeto de adaptação, datado de 1968, foi da autoria do arquiteto Raúl Lino mas vingou a intervenção do arquiteto Duarte Nuno Simões, com programa museológico da olisipógrafa Irisalva Moita. Lembra-se igualmente que a exposição atual permite a visita à antiga cozinha e à capela. Dá-se como missão do museu despertar a curiosidade sobre o lugar físico e a ocupação de Lisboa ao longo dos tempos, a sua relação com o rio enquanto elo entre margens e porta para o mundo. Temos no piso térreo um acervo de salas que incluem: Pré-História e Proto-História, Cidade Romana, Cidade Muçulmana, Cidade Medieval Cristã, Cidade Quinhentista, Cidade do Mundo, Maqueta de Lisboa antes do Terramoto de 1755, Registos de Azulejo, Cozinha, Capela, Produção Cerâmica e Exposições Temporárias. A museografia é excelente e a informação irrepreensível. E assim vamos da Pré-História até à Cidade Romana, o Período Medieval é de enorme riqueza, podem-se contemplar desde um pote da Idade do Bronze, passando por um capitel coríntio do século II d.C. a belas peças romanas.
Quadro representando a retirada de D. João de Castela depois de cercar Lisboa, fugindo da peste, quadro de Constantino Fernandes
Nas obras mais recentes encontraram-se vestígios do primitivo Palácio Pimenta, aqui se mostra os restos de um forno, seguramente do século XVIII, é uma surpresa museográfica que não pode deixar de cativar o visitante
(continua)
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Nota do editor
Último poste da série de 4 DE DEZEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22779: Os nossos seres, saberes e lazeres (480): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (20): O génio de Almada Negreiros nas gares marítimas do Porto de Lisboa (Mário Beja Santos)