segunda-feira, 9 de abril de 2007

Guiné 63/74 - P1649: II Encontro da nossa tertúlia: Pombal, Restaurante Manjar do Marquês, 28 de Abril de 2007 (Vitor Junqueira / Luís Graça)






1. Em 20 de Março de 2007, enviei a seguinte mensagem ao nosso camarada Vitor Junqueira:


Vitor: Como vai corpo de bó ? Escrevo-te só para te dar conta do seguinte: há malta da tertúlia a querer fazer um segundo encontro lá para a meados da primavera, antes da avalanche dos almoços-convívios das unidades (finais de Maio, Junho, Julho)...

O que é o homem grande de Pombal diz ? Há alguns condições para a gente se reunir aí na tua terra adoptiva (?), ponto ideal porque equidistante do norte e do sul, como tu mesmo sugeriste na Ameira ? (1)

O Carlos Marques dos Santos (estive com ele há dias em Coimbra) já se ofereceu para se encarregar das questões ditas administrativas e logísticas... Ele tem experiência destas coisas e dá boa conta do recado... Como é que está a tua vida ? Bom, diz-me alguma coisa... Temos que ter duas ou três alternativas, definir a agenda de trabalhos, etc.

Um grande abraço. Bjinhos para a tua filhota.

2. O Vitor, que em linguagem castrense não é nenhum... empata-fodas, respondeu-me logo, feio e grosso no mesmo dia, mostrando as suas qualidades de liderança, sem ter que puxar dos galões:

Amigos Luís e Carlos,

Corpinho di bó, jametum?

A nossa próxima reunião, a ser feita em Pombal conforme proposta minha tacitamente aceite no encontro da Ameira (1), poderá realizar-se em qualquer altura. A minha cidade tem condições de restauração e hotelaria para que as marcações se possam fazer de um dia para o outro.

Agradeço muito a disponibilidade do Carlos que com a experiência que já tem do encontro anterior, vai ser certamente um aliado de peso. Até porque, tenho de confessá-lo, não disponho no meu newsgroup dos endereços de todos os camaradas. Portanto, caro amigo Carlos Marques, se quiseres fazer o favor de avançar com uma data que te pareça consensual e propô-la à rapaziada para que se pronuncie, ficar-te-ia muito grato. Logo que tenhamos uma lista com o número aproximado de convivas, eu tratarei de negociar local e preços. A mesma coisa para as reservas de hotel, se as houver.

Entretanto devo estar a partir para a minha peregrinação anual. Desta vez tenciono ir até ao sul da Itália (Sicília), Grécia, Balcãs e Turquia. Se houver por aí alguém que queira alinhar, faça favor!
Tchau e até logo,
Vitor.

3. Em 26 de Março o Vitor mandou o seguinte e-mail ao Carlos Marques dos Santos com conhecimento editor do blogue:

Amigo Carlos,

Até agora ainda ninguém sugeriu qualquer data. Aliás, até agora ainda ninguém se pronunciou sobre o encontro. Excepto quanto a uma proposta alternativa [do Beja Santos] para que o mesmo se realizasse na zona de Figueiró dos Vinhos, e que eu só não aplaudo por me parecer que não teve grande eco. Portanto há que arregaçar as mangas e avançar.

Olhando para o calendário, temos o seguinte: Dia 7 de Junho é feriado, dia do Corpo de Deus, se não me engano. Calha a uma quinta-feira. Muito provavelmente haverá uma ponte no dia 8, sexta feira. A seguir vem, o fim de semana, que inclui mais um feriado, o do dia 10 de Junho. Proponho por isso que o nosso encontro se realize num dia a definir segundo o critério do interesse da maioria, entre sete e dez de Junho próximo.

Por favor malta, manifestem-se! Digam-me qual o dia que mais vos convém para que possamos dar início à fase das inscrições.

Aos amigos Carlos M. Santos ou Luís Graça, peço o favor de fazerem circular este e-mail pelos tertulianos.

Cordiais saudações do Vitor Junqueira

4. No dia 28 de Março, o Vitor perdeu a santa paciência e falou ainda mais feio e grosso do que das outras vezes:

Amigos Luís Graça e Carlos Marques Santos,

Após o apelo lançado à Tertúlia para que opinasse afim de se encontrar uma data consensual para a realização do nosso segundo encontro ...Quem se encontra em palpos de aranha sou eu! A maltosa, bem à portuguesa, vai deixando correr.

Honra ao P. Santiago, Mexia Alves e D. Guimarães que, conforme e-mails que já circularam pela tertúlia, disseram de sua justiça. Com base na opinião destes três camaradas, que naturalmente está longe de ser representativa, o intervalo que propus para o mês de Junho não parece sofrer grande contestação, salvo o pormenor de acerto para o caso do D. Guimarães. Mas como se vê e até ao momento, também não suscitou qualquer entusiasmo.

Será de recuperar a proposta do 28 de Abril, passá-la a definitiva e não se fala mais nisso? A vossa opinião (indeclinável), começa a urgir. Está tudo tão sereno! Ou haverá por aí algo de pessoal? O ímpeto dos encontros parece ter esmorecido após Ameira, porquê? Diferenças, mágoas escondidas, pedritas no sapato? Ora, camaradas, estamos velhos para isso, e além do mais essas porras fazem mal ao coração.

Querem a minha opinião? Pois queiram ou não, ela aí vai, e partindo de mim de mim sei que já não vão estranhar: Sapos vivos, daqueles verdes, viscosos e escorregadios, todos temos que engolir uns tantos. Quanto a isso não há volta a dar ao texto. Mas o mais importante, é ser capaz de os vomitar! Não permitir que nos provoquem indigestão crónica, amargos de boca ou sorrisos amarelos. E assim havemos de nos entender todos, de preferência de olhos nos olhos à volta da mesa do nosso próximo encontro. Para aconcretização desse objectivo, estou disponível para dar tudo, até o ... (não é isso chiça!), braço.

Fico à espera dos vossos comentários, sugestões e sobretudo, confirmação de presenças. Façam-no para o meu email > Vitor Junqueira

Telemóvel > 965517918

Abraços para todos.

5. Em 31 de Março de 2007, acabaram-se as desculpas, os alibis as moratórias, as hesitações... O Vitor foi peremptório: o nosso próximo encontro é em Pombal, no próximo dia 28 de Abril de 2007, sábado!!! Para a pequena história da nossa tertúlia, aqui fica a ordem de serviço:

Queridos camaradas,

Está decidido! Nem que chovam picaretas, no próximo dia 28 de Abril, vamos encontrar-nos. Estou certo de que iremos fruir de momentos inesquecíveis de especial camaradagem. Para isso torna-se necessário que cada um dos meus amigos se dê à maçada de preencher e devolver esta espécie de ficha que segue abaixo.

O nosso encontro irá decorrer no restaurante Manjar do Marquês, conhecido pela maioria como a antiga Shell. Vejam a sua localização através do diagrama anexo.

Proponho que comecemos a reunir por volta do meio dia, para que às 13.00 h toda a gente se encontre sentada à volta da mesa. Por favor, dêm-me a conhecer qual a vossa preferência quanto à ementa . Como TPC terão de imprimir, recortar e, se quiserem colar muma pequena cartolina o gráfico Portugal-Guiné. Depois é só pendurá-lo com a ajuda de um clip na botoeira do casaco ou na pestana do bolso da camisa. Para que possamos reconhecer-nos mútua e rapidamente.

Fico à vossa inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que estejam ao meu alcance.

Ao Luís Graça, peço que faça correr os obrigatórios éditos no Blog.
Amistosos cumprimentos,

Vitor Junqueira

6. O editor do blogue, que andou desenfiado estes dias da Semana Santa & Aleluia, por terras do Norte (Porto, Marco de Canavezes, Braga, Amares, Terras do Bouro, etc....) causando alguma ansiedade na caserna, reaparece.... e só que tem que cumprir as ordens do nosso tenente general graduado Vitor Junqueira.

Lá estaremos em Pombal, no dia 28 de Abril, com a mesma alegria, entusiasmo e espírito de camaradagem com que estivemos na Ameira, o ano passado. Só espero que não deixem a vossa inscrição para o último dia, para não atrapalhar o pessoal da organização & logística... Já sei que há camaradas (e amigos) que não podem estar, por motivos de calendário. Outros há que já se inscreveram. Mas o grosso do pelotão ainda se manifestou a sua soberana vontade. Por favor não deixem o nosso tenente general graduado à beira de um ataque de nervos... De qualquer modo, não é caso para isso. A nossa guerra está ganha... L.G.
_____________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 15 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1177: Encontro da Ameira: foi bonita a festa, pá... A próxima será no Pombal (Luís Graça)

Sem comentários: