segunda-feira, 30 de abril de 2007

Guiné 63/74 - P1714: II Encontro em Pombal (5): Perdidos & achados (Carlos Vinhal / Vitor Junqueira)

Pombal > 28 de Abril de 2007 > 2.º encontro da nossa tertúlia > Passeio cultural > O Vítor Junqueira, nosso anfitrião e guia, falando de cátedra sobre o velho Castelo de Pombal, sob o olhar atento de alguns dos nossos camaradas: Idálio Reis, à esquerda; António Pimentel, J. Armando F. Almeida e Sousa de Castro, à direita.

Pombal > 28 de Abril de 2007 > Passeio pela parte velha da cidade, à tarde, depois do almoço-convívio no Restaurante O Manjar do Marquês. Na foto, o Carlos Vinhal e a esposa...

Fotos: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem do Carlos Vinhal (próximo voluntário à força para ser co-editor do blogue, aliás já foi afixada a ordem de serviço na caserna):

Vítor:

As minhas desculpas por só hoje e agora estar a comunicar contigo.

Mais um encontro concretizado, este da tua responsabiliade. Nunca será demais salientar o bom que é estes maduros encontrarem-se, confraternizarem e mais parecerem adolescentes, que avôs, quando encontram os companheiros de brincadeira. Quanta nostalgia de tempos difíceis, mas inesquecíveis e irrepetíveis. Desta vez vi ainda mais intimidade, já somos velhos conhecidos.

Sou de opinião que o teu passeio da tarde impediu uma confraternização que se queria mais prolongada, mas não se pode ter tudo. Claro que temi pelo meu pobre carrinho pouco habituado, tal como eu, às picadas pelas quais nos encaminhaste. Maroto, levaste o jeep...

Uma das vezes que nos perdemos foi por falta de ligação dos carros que iam à minha frente com a frente da caravana. Outra foi logo à saída do estacionamento pois não havia indicação de se virar à direira ou à esquerda. Valeu a sinalização de Castelo existente logo ali. Precalços naturais numa caravana demasiado extensa. Para a próxima há que aplicar a propriedade associativa e tentar diminuir assim o número de viaturas.

Queria pedir desculpa pelo meu abandono extemporâneo da caravana mas, sendo tu médico reconheces, as mulheres quase na casa dos 60, têm problemas fisiológicos mais prementes. Assim tive que recorrer a um café e, quando tentei recolar, já não vos encontrei. Vi uma indicação para Pombal e antes que me desorientasse de todo, ali rumei.

Fico desde já ans.cioso pelo próximo encontro. A ti e à tua simpática família os nossos agradecimentos.

Já agora, julgo que no blogue nunca te referiste ao modo como conquistaste/mereceste a tua medalha. Se sim, peço desculpa pela ignorância. Se não, está na hora de contares à gente como se ganha uma condecoração como a tua. Fico(amos) à espera.


Até sempre. Recebe um abraço do camarada
Carlos Vinhal

Carlos Esteves Vinhal
Ex-Fur Mil Art MA
CART 2732
CTIG 1970/72
Mansabá
SPM1388

Leça da Palmeira
Telem 916 032 220

2. Resposta do Vitor Junqueira:

Carlos,

Na verdade, eu devia pintar a minha cara de preto! As tuas observações são justíssimas, ainda que demasiado brandas. Para ser totalmente sincero, eu acho-me merecedor de uma bela pissada à ordem. Publique-se no Blog.

Por um lado, tive mais olho de que barriga. Por outro, não tive em consideração uma série de factores a que tinha obrigação de estar atento. Será que tu e a tua esposa poderão perdoar a minha manifesta aselhice? Posso apresentar alguns factos atenuantes?

A natureza abençoou-me com uma saúde até agora sem precalços. Isto leva-me a esquecer as quase seis décadas de ... experiência. Dizem os meus amigos e eu sinto-o, que continuo tão louco como quando tinha vinte anos. São as viagens malucas por terras onde Cristo nunca andou, é o entusiasmo fácil por qualquer tontice com cheiro a aventura, é a atracção pelos desporto radicais ... estás a ver o animal? Pois é, foi isso que levou a minha ex-mulher a desistir há cerca de um ano. Não aguentou mais, demitiu-se!

Uma das actividades em que costumo envolver-me é nas andanças dos jipes. Já temos tido colunas com mais de quarenta viaturas, e tal como diz o lema dos nossos camaradas paraquedistas, aqui com outro sentido felizmente, "ninguém fica para trás". Armado em tótó, convenci-me de que seria possível fazer algo semelhante com os meus amigos e camaradas e ainda chegar a tempo de continuar a confraternização tarde e noite fora. Deu no que tinha que dar, claro!

O que isto tem de bom, é que como penitência vou oferecer-me para ficar à frente de um próximo emprendimento aqui em Pombal, e com os erros cometidos ontem hei-de aprender a fazer melhor.

Aceita um abraço do,
Vítor Junqueira
____________

Nota de L.G.:

(1) Vd. postes anteriores:

29 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1709: Tertúlia: Encontro em Pombal (1): Malta de cinco estrelas (José Martins)

29 de Abril de 2007 > Guiné 63/74: P1710: Tertúlia: Encontro de Pombal (2): Saudades (João Parreira / António Pinto / Vitor Junqueira)

30 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1712: Tertúlia: Encontro em Pombal (3): Obrigado e até ao próximo, em Monte Real (Joaquim Mexia Alves)

30 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1713: Tertúlia: Encontro em Pombal (4): O nosso bom humor (Tino Neves / Vitor Junqueira)

Sem comentários: