quinta-feira, 2 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4127: O mundo é pequeno e a nossa Tabanca... é grande (1): 4 anos, um milhão de páginas visitadas... (Luís Graça / Carlos Vinhal)


Lisboa > 22 de Março de 2009 > Cais de Alcântara, visto da Ponte 25 de Abril... > Foi durante a guerra colonial, o nosso cais de partida ...

Foto: © Luís Graça (2009). Direitos reservados


1. Texto do editor L.G.:

Como já transmiti pelo correio interno da Tabanca Grande, vou triar umas férias sabáticas do nosso blogue, como editor principal, justamente no mês em que (i) fazemos 4 anos; e (ii) vamos atingir o milhão de páginas visitadas...

O Carlos Vinhal, co-editor, desde há 2 anos, aceitou, com estoicismo, galhardia, valentia, patriotismo, sangue frio, determinação, companheirismo e sentido do dever a tarefa de me substituir como editor-mor... Ou não fosse ele um homem das Minas & Armadilhas... e do Norte!!! Estarei por perto, mas menos envolvido.

O Virgínio Briote, por sua vez, está com outra tarefa em mãos, a edição das memórias do nosso camarada guineense que foi dos Velhos Comandos (Brá, 1965/66)e depois dos Comandos Africanos (1970/72) e da CCAÇ 21 (1973/74), o Amadu Djaló, um homem que atravessou, quase incólume, toda a guerra, de 1963 a 1974, e conheceu também o antes (1958/62) e o depois (1975/80)... Português da Guiné, é português de 2ª em Portugal... Temos a obrigação de lhe prestar homenagem e chamar a atenção par o seu caso, doloroso, que é também o de muitos outros antigos combatentes guineenses que estiveram ao nosso lado, escolheram estar ao nosso lado, sofreram ao nosso lado, transportaram às costas os nossos mortos e feridos, guardaram as nossas costas, deram o melhor da sua juventude... e a quem fomos ingratos.

Tudo para explicar que o nosso VB está menos disponível para as tarefas bloguísticas. Razão também por que ando, desde há tempos, à procura de um quarto editor. O blogue cresceu muito, a Tabanca é já um batalhão...

Como já dizemos, entre nós, na brincadeira, e sem qualquer ponta de vaidade, o mundo é pequeno e o nosso blogue é grande... Há solicitações de todo o lado, para as quais já não temos capacidade de resposta: escolas, turistas, cooperantes, investigadores, iniciativas da sociedade civil, pedidos de informação e apoio(e cada vez mais da Guiné-Bissau!)...

Ainda há dias fui contactado - em português ! - por um por tenente coronel piloto aviador da Força Aérea Norte-Americana (USAF) que queria o contacto do nosso Coronel 'strelado' Miguel Pessoa, por que está fazer um trabalho de investigação, académico - imaginem! - sobre a história da guerra dos céus na 'nossa' Guiné (1963/74) (*)...

Por outro lado, acaba de ser aprovado o relatório de actividades de 2008, da AD- Acção para o Desenvolvimento, a ONG guineense que elegemos como parceiro privilegiado para acções de solidariedade, cooperação e salvaguarda da memória da guerra, e que faz na Guiné, em vários pontos do território, o trabalho, dedicado, competente, entusiástico, em prol do desenvolvimento sustentado e integrado das populações que infelizmente a administração pública guineense ainda não faz ou ainda não pode fazer (Lá chegaremos, que a gente acredita no futuro da Guiné-Bissau!)...

Pois, pela terceira vez consecutiva, os nossos amigoss da AD fazem-nos um voto de louvor, ao nosso blogue, que eu agradeço em nome de todos nós. (Haveremos de falar com mais detalhe desse relatório, que já disponível em linha, em pdf, no sítio da AD).

Para o 4º co-editor, estou a fazer sondagens mas também aceito sugestões... Por outro lado, vou pedir ao Carlos Vinhal que pense no nosso IV Encontro Nacional da Nosssa Tabanca Grande... A malta, sondada, inclinou-se para Junho ou Outubro... E é importantre receber sugestões sobre o local: Região Centro, equidistante do Norte e do Sul ? Novamente em Monte Real, como no ano passado ? Vamos ter que discutir isto e arranjar uma pequena equipa organizadora... Voluntários, precisam-se.

Temos novos camaradas para conhecer: somos já 315 ou coisa parecida... Temos algumas decisões importantes para tomar, em relação ao futuro, e que passam por um maior grau de formalização e estruturação da nossa Tabanca Grande... Termos que nos proteger (por exemplo,em termos de propriedade intelectual...). Temos que arranjar dinheiro. Temos que mudar de instalações. Temos livros e outras iniciativas para lançar... Queremos ser mais solidários, etc., etc. E sobretudo queremos estar juntos, de vez em quando, beber um copo, conhecermo-nos melhor, pessoalmente, etc.

Contamos com a vossa amizade, compreensão e camaradagem.

Assinado: Luís Graça (mas seguramente com o apoio tácito, dos meus camaradas de equipa, Carlos Vinhal e Virgínio Briote)

2. Do nosso camarada Vasco da Gama, um Tigre de Cumbijã, que participou na Conferência Internacional sobre a Poesia da Guerra Colonial, em Coimbra, no passado dia 30 de Março, juntamente com o nosso poeta Josema, o Zé Manel Lopes, da Régua (e de Mampatá):

(...) Vocês não imaginam...O Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné é do conhecimento de quase todos os professores presentes no colóquio a que assisti com o meu querido Josema na Universidade de Coimbra.

Estava também uma doutoranda do Porto que está a fazer uma tese sobre a situação dos militares oriundos da Guiné que combateram ao nosso lado e que diz ser visita diária da nossa Tabanca. Quando me sentir melhor escreverei sobre a reunião. (...)


Cuida da tua saúde, Vasco!... Por mor dela, estás dispensado da viagem e do almoço em Matosinhos, no Milho Rei, 4ª feira, dia 8! Eu, estarei, em princípio, para dar um abraço à malta da Tabanca de Matosinhos. L.G.


3. Do nosso camarado Beja Santos, recebemos a seguinte missiva:

Luis, Querido Amigo, Sei o que é isso de mergulhar num tsunami de silêncio sepulcral. Eu cá estou na minha gostosa prisão literária, ando a escrever sobre o consumo sustentável e a «Mindjer Garandi», mesmo sujeita aos tropeções da vida profissional, prossegue, e vou enviar-te o que já está escrito. Como se fala da Guiné dos anos 50 e 60, se lá encontrares prosa sugestiva que queiras publicar em 1ª mão no blogue, escolhe umas páginas.

Partilho das tuas preocupações quanto ao futuro e sustentabilidade do blogue, mas para isso tens de criar condições para um debate interno sem inibições. Um grande abraço e votos de bom trabalho, Mário



4. Por sua vez, o editor principal em funções este mês acaba de mandar um pedido à Tabanca Grande, juntamente com a lista, actualizada, de nomes, endereços e contactos:

Caros Camaradas Tertulianos

Estamos a proceder à actualização dos dados pessoais dos atabancados. Quem ainda não nos disse qual era o seu antigo posto militar, Especialidade, a sua Unidade, locais por onde andou, e muito mais grave, quem ainda não nos enviou as fotos da praxe, fica intimado desde já a fazê-lo o mais breve possível.

Facultativamente poderão dizer-nos a localidade onde moram e o número de telefone de contacto, que poderá ou não de acordo com o indicado, fazer parte da lista fornecida à tertúlia.

Já agora digam-nos a vossa data de nascimento, isto é verdade também para os que já cá têm os seus dados militares e repectivas fotos.

Quando alterarem o vosso endereço de email ou se preferirem que utilizemos outro para vosso contacto, avisem-nos, indicando os alternativos.

Há camaradas cujos endereços rejeitam as mensagens. Desconhecemos os motivos, mas não será por se terem zangado connosco.

Ajudem-nos a servi-los melhor.

Fico a aguardar as vossas respostas.

Como entraram alguns camaradas recentemente para a tabanca, envio-vos nova listagem com a indicação das alterações. Podem completá-la/corrigi-la e devolvê-la à procedência.

Obrigado pela vossa colaboração.

Vosso camarada ao dispor

Carlos Vinhal


__________


Nota dos editores:

(*) Reprodução do mail (que foi reencaminhado para o Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref:


Exmo. Senhor Luís Graça, Chamo-me Matthew Hurley e sou Ten Cor na USAF. Estou neste momento a fazer uma dissertação em história sobre a guerra aérea na Guiné no período de 1963-1974.

Sobre um post a respeito de uma comunicação de Miguel Pessoa será que me podia facultar o e-mail dele de forma a eu pedir autorização ao visado para reproduzir as suas declarações na minha tese? Ou então será que podia dirigir o meu pedido ao próprio?

Obrigado por tudo fico a aguardar uma resposta.

Lt Col Matt 'Liz' Hurley, USAF

"Those whom the gods would destroy, they first make proud"


O nosso Miguel respondeu-lhe logo de seguida:

Caro Matt:

Recebi através do blogmaster Luís Graça o seu pedido para reproduzir os textos que publiquei em www.blogforanadaevaotres.blogspot.com .

Não vejo qualquer inconveniente em que o faça, apenas lhe peço que mencione o local de onde retirou o texto. Suponho que terá solicitado o apoio de alguém para traduzir o seu pedido para a língua portuguesa. Se pretender contactar-me no futuro, "feel free to do it in american english", ou continue em português, se for do seu agrado.

Best regards
Miguel Pessoa

9 comentários:

Anónimo disse...

UMA PERGUNTA:
Ao Luís Graça, Fundador,administrador
e Editor do Blogue:

- O que tem a mais ou a menos um Homem do Norte!!! que um do Centro, do Sul ou de Toda a Parte ou de Nenhuma?

(não tem a ver com o "s"de tomate pois não?)

Abraços do Torcato

Luís Graça disse...

Caríssimo Torcato, grande mouro desterrado lá para as fraldas da Gardunha:

Oportuníssima pergunta (e objecção). Reconheço que é uma discriminação... infeliz.

Retiro o que disse, a mais, sobre o Carlos Vinhal, no calor da batalha... É um homem, simplesmente um homem, um bom amigo e camaradada, tal como tu. Ser do Norte, do Sul ou do Centro é meramente circunstancial... Tal como ser preto ou branco.

Um homem de Minas & Armadilhas ? Isso já não é comigo, foi a especialidade que lhe deram, além da de atirador... E escolheram bem, que ele é um gajo calmo, meticuloso...(parece). Mas deve ter feito psicotécnicos. Eu também fiz: era jornalista, mamdaram-me para as Armas Pesadas. Como não as havia (a companhia era de pretos, carne para canhão), deram-me uma G-3 e puseram-me em suplente. Como não havia 11 para jogar, fui a todas... E no fim ainda me obrigaram a escrever a história da companhia...

Chega ? Boas Páscoas. Luís. Um chicoração para ti e para a tua Ana.

Anónimo disse...

Esclarecido e bem esclarecido! Pois tanto não era necessário...só que isto do Norte tem, por vezes, porras. E o Sul?? Este e Oeste??

Brincar faz bem á cuca, não a cerveja, mas á mona, ao centro de comando de tudo...se funde...

Boa Saúde, Boa Páscoa para ti "velho" Camarada e Amigo e para os Teus...Guia de marcha pró Norte, Pois!

Já agora BOA PÁSCOA a toda a TERTÚLIA.
Ab do Torcato

Luís Graça disse...

Eu estava à espera é que aparecessem voluntários (do Norte, Centro ou Sul), para a equipa que vai organizar o IV Encontro Nacional da Tabanca Grande...

O Encontro pode ser no Norte, Centro ou Sul... O I Encontro foi no Sul (Montemor-O-Novo, 2006), os outros dois foram no Centro (Pombal, 2007; Monte Real, 2008)...

Os heróis foram o Carlos Marques Santos e Paulo Raposo (2006), Vitor Junqueiro (2007), Carlos Vinhal e Joaquim Mexia Alves (2008)... Cito de cor, esperó não estar a omitir o nome de ninguém...

LG

Anónimo disse...

Torcato
Desculpa lá mas...

Um homem do Norte, É SEMPRE um homem do Norte,.

(atenção:é pura brincadeira,ok ?)

Um industrial foi à Noruega comprar madeira para
a sua fábrica de móveis.
À noite, sozinho no bar do hotel, repara numa loira encostada ao bar.
Não sabendo falar norueguês, pediu ao barman um bloco e uma caneta.
Desenhou um copo com dois cubos de gelo e mostrou-o à loira.
Ela, sorriu e tomaram um copo.
De seguida começou a tocar uma música romântica.
Ele, pega novamente no bloco, desenha um casal a dançar e mostra-lhe.
Ela levanta-se e vão dançar.
Terminada a música, regressam ao bar e é ela que pega no bloco.
Desenha uma cama, uma cadeira e uma cómoda e mostra-lhe.
Ele vê e diz:
.
Sim, sim, sou de Paços de Ferreira...(Norte)

Nao leves (em) a mal

Um abraço
Luis Faria (de Felgueiras)

(cópia adaptada que recebi por mail)

Luís Graça disse...

Isso é o que se chama empreendedorismo, um homem "business-oriented", que só pensa no trabalho, na empresa, nos colaboradores, na comunidade a que pertence, na desenvolvimento da região, na economia do país... Deliciosa, a história, Luís Faria, um homem de Felgueiras, a terra em que o sonho de um sapateiros, do século passadp, era chegar um dia a andar, não de tamancas, mas de Ferrari Testa Rossa... Um Alfa Bravo.

Luís Graça disse...

Mail do Rogério Ferreira
rogferreira13@hotmail.com

31 de Março de 2009 13:45


Amigo Luís, falas aqui do ten.coronel USA... Eu penso que o conheço pessoalmente, ele esteve presente no II congresso dos ex- combatentes da guerra colonial, realizado por um camarada da Guiné, prof da Univ Aberta, Rui (?) de quem eu tenho um livro e também do tal ten cor na altura major (?) que dizia nesse congresso que admirava mais a nossa guerra que os USA no vietname.

Portugal, um país pequeno, com pouca gente, pouco de tudo, inclusive material, e a guerra que manteve nas três frentes mais as restantes que não tiveram guerra aberta como Cabo Verde, São Tomé, Macau, Timor etc etc.

É possível que seja o mesmo, logo consiga localizar o livro dele nos muitos milhares que por aí tenho te digo o nome a ver se é o mesmo.

Também algum dia gostaria que alguem falasse nos comandos africanos mortos após a independência. O JAMAMCA E O FIGUEIREDO conheci-os em Tavira, no meu curso do CSM no CISMI 1969, Jamanca em janeiro /março e o Figueiredo na minha especialidade, abril /jun.

O Jamanca, felupe de nascimento, deve ter sido a máquina de guerra mais perfeita que conheci. Encontrei-me com ele várias vezes na Guiné, falava muito pouco português, nao sei se chegaria a tenente, pelo menos a Alferes foi.

O Figueiredo so o vi uma vez na Guiné, houve outros 5 mas com esses não tive tanto contacto em Tavira. Pelo que os conhecia menos. Não dou uma opinião para te poder ajudar na escolha, por não conhecer bem muita gente mas o Júlio César, de Vizela, foi do meu batalhão, Ccaç 2659, talvez esteja à altura dessa missão.

Um abraço, até breve. Rogério Ferreira.

Luís Graça disse...

Mensagem do Torcato Mendonça:

Luís Graça:

Nem valia a pena escrever, pois além de respeitar, nem de outra forma podia ser, o teu período sabático, o tempo será curto e estarás sempre presente. O Carlos é excelente. Ainda há dias disso deu provas. Sempre em cima e nada deixará passar. O VB tem, quanto a mim, trabalho importante entre mãos. Parece já ter acabado e, se tal aconteceu, deve ter rumado ao Reino dos Algarves (D'Aquem Mar).
Só que criaste, por eles foste apoiado, uma máquina - a tal bola de neve que há muito tempo atrás falei - que parece ser imparável agora.

Mereces acalmia quando valores mais altos se alevantam. Só que, além de inúmeras faltas que me escuso de referir, numa és, subjectivo, imprescindível: - dirimir os pequenos conflitos bloguistas e gerar consensos. Que tens tu com isso, podes dizer? Até tens andado arredado...pois tenho ...um pouco... mas estou atento.

Quem pode deixar de estar atento? Quem pode deixar de ler e "viver" aquela poesia, aqueles belos poemas ou tanta prosa a merecer tratamento especial... Só que:
Discutir o Blogue é preciso. Creio que estás de acordo comigo e os outros Editores igualmente. Vocês saberão melhor que eu.

Não olvides o descanso e, menos ainda, a "visita" ao Blogue.
Bom trabalho, meu Caro Amigo e um abração do Torcato

Anónimo disse...

Oh Luís Faria desculpa lá mas para se dar uma queca não são necessários tantos desenhos.
Penso eu. Pois então. Camarada gostei da historia.
Se o fulano fosse do alentejo dizia á fulana: és boa como o milho e...Então ela respondia: malcriado, é sempre o mesmo...se fosse algarvio a abordagem era com mais rodriguinhos...de Lisboa bem...punha olhos adormecidos, enrolava levemente os ombros e...estou lixado que tenho meio País á perna...e não tenho norueguesa á mão...
Caro Amigo boa disposição, força na verga e um abraço Torcato