quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Guiné 63/74 - P262: Efemérides: Homenagem de Fafe aos seus 37 combatentes, mortos na guerra do ultramar (Américo Marques)

Guiné > Gabu > Cansissé > 3ª CART do BART 6523 > Junho de 1974 >

A guerra acabou! Os soldados do destacamento de Cansissé, entre Bafatá e Nova Lamego, junto ao Rio Corubal, confraternizam com guerrilheiros do PAIGC e com a população local (fulas e mandingas)... Era o fim de mais de 11 anos de pesadelo.

© Américo Marques (2005)


Texto do Américo Marques (ex-soldado de transmissões da 3ª CART do BART 6523, Cansissé, na região do Gabu, entre Junho de 1973 / Setembro de 1974)

Caro Camarada Luis,

No passado sábado, estive em Fafe a assistir à cerimónia de apresentação de um monumento em bronze, representando um combatente da guerra do ultramar, com o equipamento a rigor e com a expressão (bem conseguida pela escultora) de grande concentração e talvez de sofrimento.

No momento solene, houve o lembrar dos mortos em combate: 37 no concelho de Fafe, nas três frenbtes (Angola, Guiné e Moçambique). E foram nomeados um por um. Tenho a dizer-te que os meus olhos naquele momento ficaram bastante molhados!

Aconselho a ir ver o nonumento, localizado na Av. Brasil.

Na cerimónia esteve um representante do Ministério da Defesa e muitos ex-combatentes, incluindo um meu irmão que esteve na Guiné 1961/63 (corneteiro), nas localidades de S. Domingos e Teixeira Pinto. Fez a a viagem no “Ana Mafalda”. Este é um o avô dos veteranos.

Um abraço para todos,
Américo Marques.

Nota de L.G.:

(i) Obrigado, Américo, em nome da nossa tertúlia. Julgo que, por detrás desta iniciativa do município de Fafe, está também o meu amigo Jaime Marques da Silva Bonifácio, professor de educação física, antigo vereador do desporto e cultura, natural da Lourinhã, ex-alferes miliciano paraquedista em Angola por volta de 1969/71;

(ii) Já agora diz-me quantos soldados de Fafe morreram na Guiné...

Sem comentários: