Caríssimo amigo:
Lamentavelmente, bem tentei procurar (que sei que tenho algures), os dados referentes ao Batalhão de Caçadores que me levou para a Guiné, mas não o consegui.
Apenas sei que depois de ter estado na Amadora, na altura Regimento de Infantaria 1, onde formei o Batalhão, fui para a Guiné em 1971, creio eu que terá sido no mês de Setembro.
Esse Batalhão foi para Teixeira Pinto, cabendo-me a mim a sorte de ir para um destacamento que ficava em Calequisse.(Isto, claro, depois de um pequeno estágio com o Batalhão em Bolama).
Um pouco mais tarde, não muito, fui chamado para comandar uma Companhia de Instrução de Milícias no Pelundo, onde estive cerca de 2 meses. Cheguei ainda a passar por Bachile, mas apenas uma semana ou pouco mais.
Terminada a instrução no Pelundo, e mal chego de férias da metrópole, fui chamado para Bolama de novo, para um curso intensivo destinado a formar oficiais e sargentos para as Companhias de Caçadores.
Sou então colocado em Bedanda, na CCaç 6, onde fiquei até ao final da comissão.
Bem, até ao final da comissão no papel, porque ainda passei mais de um mês na boa vida em Bissau, onde me limitava de vez em quando fazer de oficial de dia nos Adidos, e a comer as belas ostras pelas esplanadas.
Sei que regressei da Guiné em Setembro de 1973, tendo vindo de avião. Desde os meus tempos de Pelundo, nunca mais me juntei ao meu Batalhão de origem, tendo apenas algumas notícias que me iam chegando de vez em quando.
Realmente, para mim a Guiné foi basicamente Bedanda, onde fiz grandes, enormes amizades, algumas delas ainda em contacto permanente nestes dias que correm.
Mas vamos então à minha identificação:
Alferes Miliciano António Henrique Teixeira
Nascido a 21 de Junho de 1948
Residente em Espinho
Actualmente reformado do Ensino Secundário.
Licenciado em Educação Física e Desporto, fui professor desde Dezembro de 1973 até Agosto de 2006.
email: ahoct@netcabo.pt
Como foi pedido, junto algumas fotos tipo passe quer desse tempo, quer actuais. Agora compete a vocês escolherem.
Tenho também bastantes fotos, muitas delas que vou ter de digitalizar, e que posteriormente poderei colocar no blog.
Uma delas, gostaria de enviar já, porque é uma foto que eu gosto particularmente.
Trata-se do nosso Cabo Dias, homem de Braga, pessoa extraordinária, e que era quem tratava de nós na messe de oficiais.
Esta foto que lhe tirei quando escrevia para a família, eu gosto de lhe dar o título de "saudade".
Gostaria também de informar que em Bedanda, herdei do furriel vagomestre, por troca de alguns escudos, um estúdio de fotográfico, que fez a delícia de muita gente e muito me ajudou a passar o tempo. E que também foi responsável pela minha paixão pela fotografia.
Resta-me apenas acrescentar que já me tornei também "amigo" da "Tabanca Grande de Luís Graça" no Facebook, e de vez em quando lá irei "postar" qualquer coisa.
E para finalizar é com grande alegria que o digo, que depois do anterior mail que enviei para aí, já recebi mensagens do Dr. Mário Bravo, do José Vermelho e do Vasco Santos. O grupo está a engrossar e em todos a mesma ideia: vamos juntar este pessoal de Bedanda.
Um grande abraço e até breve,
António Teixeira
2. Comentário de CV:
Caro camarada António Teixeira, bem-vindo à Tabanca Grande, onde afinal já estás instalado, quer através do Facebook, quer dos dois postes já publicados no nosso Blogue*.
O teu Batalhão é quase de certeza o BCAÇ 3863 que embarcou para a Guiné em 16SET71, onde chegou a 22SET71. Era composto, além da CCS, pelas Companhias operacionais: CCAÇ 3459, CCAÇ 3460 e CCAÇ 3461. A tua Companhia deve ter sido a 3459 que tinha "sede" em Bassarel e destacamentos em Chulame, Blequisse, Bajope e Binhante, que poderás encontrar no mapa de Teixeira Pinto.
Pelo que contas, quase nunca desarrumavas as malas pois andavas sempre de um lado para o outro. A CCAÇ 6 e Bedanda marcaram-te mais pelo que será de onde terás mais camaradas referenciados.
No Blogue podes, através dos marcadores CCAÇ 6 e Bedanda, encontrar muitas histórias de camaradas que passaram por esta Companhia e esta localidade.
A par da curiosidade que terás em através do Blogue encontrar camaradas, poderás e deverás contar-nos algumas das tuas experiências nas diversas Unidades e locais que palmilhaste, acompanhadas pelas fotos que tens em mão e que ajudarão a ilustrar os textos.
Recebe da minha parte, em nome da tertúlia e dos editores, um abraço de boas-vindas.
CV
____________
Nota de CV:
(*) Vd. postes de:
23 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7661: Tabanca Grande (261): António Teixeira, ex-Alf Mil, CCAÇ 6 (Bedanda, 1972/73), contemporâneo de Mário Bravo, José Vermelho, Pinto de Carvalho, Vasco Santos
e
26 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7677: Facebook...ando (8): Ganha força a ideia de um próximo encontro dos ex-Bedanda: Mensagens de António Teixeira, Mário Bravo e Hugo Moura Ferreira
7 comentários:
Camarigo António Teixeira
Desde já quero dar-te as Boas-vindas, não por ser a primeira vez que surges no Blogue, mas pela apresentação oficial.
O camarigo Carlos já me poupou o trabalho de identificar a tua Unidade de origem, de forma que apenas quero acrescentar que chegaram a Teixeira Pinto no dia 24OUT71 cerca das 20H30M, a CCaç 3459 que deve ter deguido para o Bachile onde fez o treino operacional e só depois em meados de NOV foi render a CCaç 3327 do camarigo José Câmara em Bassarel. Por sua vez a CCaç 3461 ficou em TPinto, donde, após treino operacional, rendeu a CCaç 2660 (BCaç 2905) em Carenque.
Eu estava no CAOP 1 e conheci todas essas "povoações".
Enfim, como seguiste para Bedanda, deixaste de ser "cachunguense" e passaste a ser "bedandense".
Abraço
Jorge Picado
António, um Alfa Bravo de boas vindas, por parte do fundador do blogue, que nunca esteve em Bendanda, nem conheceu a CCAÇ 6, mas foi sócio-fundador da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1971)...
...Recebe também um abraço do meu amigo Pinto de Carvalho... Ainda na 3ª feira, dia 25, estivemos juntos e falámos em ti...Agora compete-me trazê-lo, a ele, para se sentar, connosco, debaixo do nobre e fraterno poilão da nossa Tabanca Grande... Conto contigo para essa espinhosa missão...
Caríssimo Teixeira
Conforme já referi em mensagem particular, reforço aqui o prazer de te rever nestas fotos depois de tantos anos passados sobre a nossa "estadia" em Bedanda.
Um grande abraço
José Vermelho
Caro António Teixeira
Aquele abraço de parabens e votos de que este dia, o primeiro de muitos mais, seja passado junto daqueles que amas.
Bem vindo companheiro e amigo (CAMARIGO).
Eu também fui PROFESSOR de Ed. Física (Ciências do Desporto e Educação Física), agora e desde há 10 anos na "peluda".
Um abraço.
CMSantos
68/ 69 - Mansambo
CART 2339
António Teixeira,
A tua companhia rendeu, como bem escreveu o Jorge Picado, a CCaç 3327.
Os nossos destacamentos estavam sediados em Bajope, Blequisse, Chulame, Bassarel (Sede da Companhia e onde me encontrava) e Calequisse.
Quando a tua companhia rendeu a minha, eu já tinha seguido para Bissau para frequentar o EUA.
Mesmo assim, posso acrescentar que, por falta de condições logísticas para albergar companhias, formaram-se dois grupos de combate da CCaç 3327 que seguiram para Bissassema no dia 12 de Novembro de 1971.
O teu grupo de combate, de acordo com a história da minha unidade, chegou a Calequisse no dia 13 de Novembro do mesmo ano.
Já a tua passagem por Bolama quando fostes frequentar o EUA, deve ter dado contigo de passagem pelo Destacamento de São João, sede dos Pel. Nat.#s 56 e 66, e onde me encontrava em deligência (Pel. Nat.56). Este destacamento servia de treino operacional para aqueles que seriam integrados nas unidades africanas.
Que tenhas uma boa estada entre nós.
José Câmara
Amigos! Fui ex-auxiliar de enfermeiro em Teixeira Pinto entre 1971/1973 Gostaria de encontrar amigos particularmente ex-colegas e furriéis enfermeiros. O meu correio eletrónico: carlosmirandaortugalmail.com .Abraço (miranda)
Enviar um comentário