terça-feira, 31 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14422: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (3): Eu e o malogrado fur mil mec auto Joaquim Araújo Cunha, da CART 2715, em Amedalai, em junho de 1970, de bicicleta a pedal




Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca)  > Subsetor do Xime > Amedalai (tabanca em autofesa e destacamento de mílícias) >  Junho de 1970 > O velhinho José Nascimento (1ª foto de cima) e o pira Joaquim Cunha.

Fotos: © José Nascimento  (2015). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem de 24 de fevereiro último, enviada pelo José Nascimentoo (ex-fur mil art, CART 2520, Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) [, foto atual à esquerda] (*)


Caro amigo Luís Graça

Quando a minha Companhia saiu do Xime para Quinhamel, houve uma sobreposição de oito ou dez dias pela outra (CART 2715) que nos rendeu. Este espaço de tempo foi o suficiente para estabelecer uma certa amizade com um camarada de armas, a que nós vulgarmente apelidamos de "porreiro". Foi o furriel Cunha, mas nunca mais tive qualquer contacto com o rapaz, depois de deixar o Xime.

Mais tarde soube em Bissau que esta Companhia tinha sofrido uma grande emboscada em que tiveram vários mortos, entre os quais o furriel Cunha (**). Apesar desta amizade de tão pouca duração, foi como se um dos meus tivesse morrido e é com uma certa frequência que me vem à memória a imagem deste desditoso jovem militar.

Fur mil art, José Nascimento
 (CART 2520. 1969/71)
Por volta do ano de 1976, em casa de um dos meus irmãos que tinha o equipamento de fotografia e ao passar alguns negativos para a imagem real, pensando que era uma das minha fotos, surgiu-me à minha frente a imagem do Cunha a andar de bicicleta a pedal. Foi um nativo qualquer da população, que nos deixou dar uma voltinha.

Esta foto guardo-a com muito carinho. Foi tirada na tabanca de Amedalai, que ficava entre o Xime e Bambadinca, logo a seguir à Ponta Coli.

Em homenagem a este infortunado camarada e para que fique para a posteridade, quero publicar na nossa Tabanca Grande a sua fotografia.

Um grande abraço,

José Nascimento

________________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:



(**)  Furriel Mil Mec Auto Joaquim Araújo Cunha, nº 14138068; morto em 26/11/70 na Operação “Abencerragem Candente”; sepultado em Barcelos;

Vd. também postes de:

26 de novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10726: A minha CCAÇ 12 (27): Novembro de 1970: a 22, a Op Mar Verde (Conacri), a 26, a Op Abencerragem Cadente (Xime)...(Luís Graça)

8 de maio de  2012 > Guiné 63/74 - P9863: (De)caras (10): Relembrando o Fur Mil Joaquim de Araújo Cunha, natural de Barcelos, que pertencia à CART 2715 (Xime, 1970/72), e que foi morto de morte matada em 26/11/1970 (José Nascimento, CART 2520, Xime, 1969/70)

(...) Comentário do nosso leitor e camarada José Nascimento, com data de hoje, ao poste P1317:

Sou o furriel Nascimento, da CArt 2520 [, Xime, 1969/70], a Companhia que foi rendida pela Companhia do Cunha, aCART 2715 [, Xime, 1970/72].

Durante o período de sobreposição estabeleci uma relação de amizade com o Cunha. Quando soube da sua morte [, em 26 de novembro de 1970,] senti uma grande mágoa. 

De vez em quando a sua imagem vem à minha memória. Guardo uma foto dele tirada na tabanca de Amedalai, que quero publicar na nossa Tabanca Grande. (...)

(...) Comentário de L.G.:

Numa segunda feira, triste, chuvosa, depois das aulas, depois do tardio jantar, às 22.30, abro a caixa do correio e vejo o teu lacónico comentário a um poste já velho de mais de cinco anos e meio... Senti um estranho arrepio de frio que me atravessou o corpo de uma ponta à outra, ao ler a tua evocação do Cunha.

Parece que ainda estou a vê-lo... O Cunha, o Joaquim de Araújo Cunha, o pequeno e valoroso Cunha, ainda com o seu ar de criança tímida, era o único dos seis corpos que não estava desfeito pelos rockets. Tinha apenas um fiozinho de sangue na testa: o primeiro tiro fora, seguramente, para ele que ia à frente da secção, juntamente com o nosso guia e picador Seco Camarà. A imagem que retenho dele, era de alguém que caíra, exausto, em cima do capim... Quando cheguei à sua beira, ainda lhe dei uma bofetada, sacudindo-o energicamente:
- Acorda, meu sacana!

Como garante o Guimarães (da CART 2716, do Xitole), o Cunha que fez a recruta com ele e foi mobilizado para a Guiné no mesmo Batalhão (BART 2917), "deve estar no céu porque era um homem bom". Não acredito no céu, mas, se ele existe, o Cunha e todos os valorosos combatentes, como ele, que eram bons e que eram jovens e que morreram de morte matada, só poderão estar no céu... Nunca esquecerei também a última cerveja que bebi com ele, às tantas da madrugada, escassas horas antes daquela fatídica emboscada. Ainda hoje não consigo perceber por que é que fomos obrigados, pelo comando de Bambadinca, a fazer aquela maldita operação, com um nome de código esotérico... Três dias depois da invasão de Conacri!... E sobretudo a razão por que cometemos erros fatais no seu planeamento e condução...

O Cunha era natural de Outeiro, freguesia de Carreira, concelho de Barcelos. Está sepultado no cemitério local.

José Nascimento, camarada da CART 2520, com quem devemos (a malta da CCAÇ 12) ter feito algumas operações em conjunto, no Xime, obrigado pelo teu comentário e, antecipadamente, pela foto que nos vai enviar contigo e o Cunha. (...)


(...) Comentário dea nossa leitora Ana Silva:

Ana Silva disse...

(...) Sou sobrinha do Fur Mil Joaquim de Araújo Cunha. Apesar da mágoa, a minha mãe gostou muito de ler estas palavras e perceber que era acarinhado pelos colegas. Temos, ainda, guardadas todas a fotografias pelo que teremos todo o gosto em as partilhar. Obrigada. Cumprimentos para todos. (...)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Vou pedir a ajuda da malta do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), e nomeadamente do David Guimarães e do Benjamim Duarães, para fazer chegar a esta preciosa foto do Cunha à família... E também ao Sous de Castro, que esteve posteriormente no Xime e e que vive em Viana doi Castelo...

Sabemos pelo menos que a sua sobrinha Ana Silva, filha de uma irmã do Cunha, é leitora do nosso blogue... Deve ter hoje entre 30 a 40 anos... Infelizmente não temos o seu endereço de email. Mas presumimos que viva na zona de Viana do Castelo, donde a família do Cunha é natural.

Obrigado ao Zé Nascimento por ter enviado esta foto, já prometida em 2006 (!)...

O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. Fechei os olhos ao Cunha quando o seu corpo ainda estava quente, na brutal emboscada de que fomos vítimas, a sua companhia, a CART 2715 (com seis meses de Guiné) e a minha CCAÇ 12 (com 18 meses), na antiga estrada da Ponta do Inglês, em 26 de novembro de 1970, 4 dias depois da invasão de Conacri...

O seu cadaver foi trazido às costas pelo "bom gigante" do Abibo Jau, do 1º Grupo de Combate da CCAÇ 12, até Madina Colhido, e depois até ao Xime...

o mesmo Abibo. já graduado na CCAÇ 21, que será fuzilado pelo PAIGC, ironicamente em Madina Colhido, em março de 1975, juntamente com o seu comandante, o tenente comando graduado Jamanca...

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Naturalmente que não conheço a familia do malogrado Cunha, tendo em conta conforme notícia, que o mesmo era natural da Freguesia de Carreira no concelho de Barcelos, daí não poder ajudar, pode ser que a Ana Silva veja a notícia e diga alguma coisa.

Luís Graça disse...

Camarada Castro, peço desculpa... Fiz confusão... O Cunha era de Barcelos e não de Viana do Castelo, teu concelho... Um abraço para ti. Luis

David Guimarães disse...

Do Cunha, e tem para aí espalhada uma fotografia para além destas em que ele está perto de mim na recruta, na camarata da 2ª Companhia na altura comandada pelo Tenente Bicho Beatriz. O Cunha não era do pelotão a que eu pertencia comandada pelo tenente Carneiro, que o Humberto bem conhecerá - ele ou era do Pelotão do Tenente Amaral ou do Carlos Gomes que fez comissão lá na Guiné comandando uma companhia do Caçadores do Batalhao de Galomaro. Depois da Recruta o Cunha seguiu comigo para Vendas Novas e caiu-nos em sorte termos sido mobilizados no mesmo batalhão (BART 2917) só que em companhias diferentes ele da Cart 2715 e eu na 2716... Etivemos então na Pesada 2 em Gaia e mais tarde no IAO em Viana do Castelo. Chegados à Guiné (mato) jamais estive com o Cunha. Aqui no entanto muito tinha confraternizado com ele e tinha a referência de ser de Braga. Pessoalmente era o que eu já noutros lados afirmei (bom homem) e éramos amigos sobretudo. Não faço ideia nenhuma mesmo onde está a família, no entanto agora vejo bem colocada esta sobrinha que aqui aparece para fazer chegar estas fotografias à família. A minha ajuda será neste capítulo bem pouca - Pois a sobrinha que nos lê, poderá agora ser a preciosa ajuda pretendida.

Um abraço e sempre "Saudades do Cunha", David