quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Guiné 63/74 - P3153: Estórias avulsas (21): Espectáculo do Zéquinha em Bafatá (Vasco Joaquim)

1. No dia 26 de Agosto de 2008, recebemos a seguinte mensagem do nosso camarada Vasco Joaquim, ex-1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro 1970/72 (*).

Caros amigos Juvenal, Luís, Carlos, Virgínio, camaradas da Guiné, em especial o B CAÇ 2912.

Esta minha estória, parecida a tantas outras daqueles que pisaram o solo da Guiné, e não foram poucos, entre eles vocês, refere-se a um dia em que decidimos apresentar um espetáculo no Cine-teatro de Bafatá, (lá ao fundo, quase junto ao mercado, e perto da Transmontana - recordam-se? - quem passou por Bafatá), intitulado O Zequinha.

Meus amigos, decorria o ano de 1971, e a CCS do BCAÇ 2912 decidiu apresentar uma comédia em Bafatá, já ensaiada em Galomaro, onde o artista principal era o José, Zequinha, profissional de circo antes do ingresso no serviço militar. (Meu amigo por onde andas? Nunca mais soube nada de ti).

O Zequinha era (foi) Maqueiro na CCS do BCAÇ 2912, como todos se recordam (aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele) era o elemento da CCS que nos proporcionava boa disposição, face às suas brincadeira de comediante, pois suponho que exercia esta profissão no circo como profissional, segundo me disse e se a memória não me falha. O tempo não perdoa e já lá vão cerca de 40 anos.

Bem - apresentámos a comédia em Bafatá, da qual fiz parte, e foi um êxito - culminando com a entrada em palco do Zequinha vestido com os trajes compridos de chefe de tabanca, pronunciando vários dialectos dos naturais da Guiné, (parece que estou a vê-lo, com o barrete na cabeça, óculos escuros, indumentária branca dos ombros aos pés, sandálias, rádio na mão, e jame tú... corpo di bó... camisa di bó? - fantástico!

Terminamos a actuação com a lotação esgotada no Teatro a aplaudir-nos de pé. Lá estava o Regala, conhecido também do Juvenal.

Recordo o camarada Alfredo Tomás Laranjinha, um dos mortos da CCS na emboscada nas Duas Fontes em 1/10/1971 (**), e que também fez parte do elenco.

Esta é uma das estórias ou memórias que nos ajudaram a passar o tempo, lá longe onde o sol castiga mais, longe dos que nos eram mais queridos.

Um abraço a todos.
Vasco Joaquim
__________________

Notas de CV

(*) - Vd. poste de 9 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3124: O Nosso Livro de Visitas (23): Vasco Joaquim, 1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2912 (Juvenal Amado/Carlos Vinhal)

(**) - Vd. poste de 12 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2529: PAIGC: Emboscada a forças do BCAÇ 2912, na estrada Galomaro-Bangacia (Duas Fontes), em 1 de Outubro de 1970 (Luís Graça)

2 comentários:

António Tavares disse...

Amigo Vasco,

O nosso Zéquita já não faz parte deste mundo!
A última vez que esteve connosco foi em 2004 na Curia.
Fisicamente estava muito debilitado, cheio de profundas mazelas, mas sempre com ar brincalhão!
Teve um circo próprio, o qual ardeu e motivou-lhe muitos traumatismos.

Unknown disse...

Caro Tavares
não sabia dessa triste notícia.
Obrigado.
Um abraço do Vasco Joaquim