sábado, 1 de abril de 2006

Guiné 63/74 - P649: A Internet e o menino do quartel de Teixeira Pinto (João Tunes)

Mensagem de João Tunes:

Camarada Luís,

A Internet arrasta muito lixo, demasiado lixo. É um meio propício ao rancor, à filha de putice fácil, rápida e barata. Sobretudo à filha de putice escondida, aquela de vão de formação sem escada, propícia até a ser tangida em tocas de ratos, minguadas de queijo da autoestima, matando fomes acumuladas de fel, com um cobertor a tapar nome e cara e dar a oportunidade da cobardia insana do anonimato, o anonimato dos filhos de puta, não por nascimento mas por opção ou condição, o anonimato dos pseudo-homens. Que guardam a valentia para a hora do cagalhão.

Claro que não é defeito da Internet. Como o abuso, mais as mil mentiras, dos totalitários eleitoralistas não é defeito da democracia, em que fingem que jogam a ida a votos, com abraços, beijinhos, bailaricos com peixeiras e velhotas e falinhas, muitas falinhas, enquanto esperam a hora de mudar o mundo á pazada e sem direito a voto, escolha ou mudança. Como meio aberto que é, como qualquer sistema aberto, a Internet, como a democracia, arrasta de tudo, também a porcaria. É um preço da sociedade aberta e ligada em rede.

Mas a Internet também traz o melhor. Além do mediano que é o que, talvez, arrasta mais. Porque tem essa capacidade instantânea e eficaz de meter o mundo em rede, anular distâncias, sentar tudo em convívio num mesmo sofá, cada qual instalado no repouso do seu sítio. Tornando possível a comunicação, o convívio, a tertúlia, o debate, o abraço, à distância de um golpe de asa. Apesar do lixo, muito lixo, demasiado lixo, que a Internet nos traz.

Dou um exemplo: este blogue, esta obra magnífica do nosso Comandante Luís, fez, graças à Internet, mais pela catarse e pelo reencontro da pacificação de memórias dos ex-combatentes da Guiné que qualquer programa mui bem elaborado, até se fosse copiado da Finlândia (o país que, pelos vistos, nos guia agora na redenção tecnológica rumo à prosperidade), de melhoria da saúde pública (sem desprimor, é claro, ora essa, para com os laboriosos profissionais e académicos que da saúde pública se ocupam, que os há e são de excelência).

E, se de comendas e honrarias fosse mandante (miliciano que fosse, aliás mais não queria nem admitia ser, que nem para isso tenho alma ou jeito de chico), podes crer, camarada e Comandante Luís, a Torre e Espada da Camaradagem da Guiné e com Palma da Saúde Pública já te brilhava, em colar ciberluzidio, nesse teu peito de homem bom e perito em juntar almas espalhadas de velhos guerreiros de ocasião, cansados e reformados, celebrando a osmose das memórias nesta nobre tabanca, onde és soba honorário e de mérito, e onde nos vamos juntando e desfiando os risos e os choros engolidos, até os ranhos, desses nossos tempos no cu de judas, não cu pela terra mas pela insana missão.

Pois a Internet já me trouxe ao meu tapete da porta de entrada muito filho de puta com os pés sujos. Dos tais. Mas também me trouxe bem, prazer, emoção, comoção, encontros, reencontros. Salvem-se estes para bem re-odorizarem o mau cheiro dos outros, os do lixo.

Permitam que fale do meu último encontro que a Internet me trouxe com marca da Guiné.
Conheci, pelas circunstâncias, em convívio de guerra e amizade, em Teixeira Pinto (hoje, Canchungo), os três majores que, em Abril de 1970, tombaram em combate, abatidos de forma vil e cobarde, na mata perto de Pelundo. Sobre isso escrevi. Aqui também (1).

Agora, acabo de receber mail de alguém que leu o que escrevi (lá está: graças à Internet) e que me diz ter ficado contente por não ter esquecido o que se passou e me pergunta se me lembrava de uma criança que costumava brincar nesse mesmo quartel de Teixeira Pinto.

Não, não me lembrava nem lembro. Mas, pelo apelido, percebi que se tratava do filho de um dos três majores, nossos camaradas, nossos mártires. Disse-lho, dizendo que as minhas velhas e sobrecarregadas memórias não retinham a sua presença infantil no quartel de Teixeira Pinto nesses anos de 1969 e 1970, mas que suspeitava quem fosse, ou seja, de quem era filho. E ele esclareceu:

"Sim sou o filho, somos três ao todo (duas raparigas mais velhas) e, como deve imaginar, sendo eu o único rapaz, ele não queria deixar créditos por mãos alheias e levava-me para Teixeira Pinto à revelia da minha mãe. Durante tempos tentei compreender porque razão um pai leva um filho de 7 anos para uma zona de combate... Protecção? Aprender os ensinamentos e horrores da guerra ? (Presenciei alguns , estava no local errado à hora errada, que nem à minha mãe os contava com medo de não voltar a Teixeira Pinto, enfim aquela cumplicidade de filho, afinal sempre preferia a companhia do meu pai). Sim, foi um misto, que verdade seja dita do pouco que privei com Ele e que, não sendo o suficiente, me ajudaram a crescer.

"Tornei-me homem quando fiquei orfão, tentei assumir familiarmente o papel do homem da casa no meio de três simpáticas mulheres, sabendo ao longo da minha vida que jamais estaria à sua altura, fui para o Colégio Militar e em 7 anos li toda a literatura de adultos deixada de herança. Fui Oficial Pára-Comando durante 10 anos e um dia acordei. Fechei um ciclo e tornei-me civil.(...) Hoje sou Piloto de Linha Aérea, tenho 42 anos, casado, vivo 6 meses em Portugal e 6 meses fora."

Retiro, desta minha inconfidência, o nome e o apelido e mais algo que ele escreveu de mais pessoal, a fim de que o meu abuso não se torne obsceno, ofendendo demais confiança e pudor. Fica o testemunho, um fio da memória de um homem, hoje com 42 anos de idade, filho de um militar brilhante e homem grande (dos maiores e mais inteligentes que conheci), um nosso camarada de honra e de guerra, que vive para o resto da vida a sua experiência, uma experiência capaz de transformar um menino de 7 anos num sábio da vida pela via do desgosto, que viveu connosco, na nossa época, na mesma guerra onde penámos e nos desenrascámos, voltando ele da Guiné órfão de um combatente caído em combate, barbaramente assassinado, cobardemente assassinado, nosso camarada. E que, afinal, foi ele também, já quando menino, nosso camarada. Merecedor, pela idade e pelo tormento, mais a irmandade na dor e no luto, um camarada a merecer lugar de honra no nosso carinho. Aquele carinho que a guerra não nos conseguiu secar nem transformar numa bolanha em que os pés se atasquem e a alma fique pequena. E que é, julgo que concordem, o melhor que os velhos e retirados guerreiros, que somos todos nós, podemos arrastar agarrados aos camuflados de velhinhos com que tecemos as nossas vidas que queremos ainda gastar mais uns bons pedaços, ah pois, sem delas sairmos a perder a honra de as merecermos.

E, depois disto, como não dizer: bendita Internet? Mais: obrigado Luís, continua, como um valente comandante-em-chefe, ao serviço da comunicação, da memória e da amizade dos tresmalhados ex-combatentes da Guiné, agora todos mestres no uso da ciber-G3, e, sobretudo, ao bom e zeloso serviço de saúde pública para que, em boa hora, te pendeu aguçares o engenho, a arte e a amizade. Bem hajam. Tu e a Internet.

Abraços. Para ti e para todos os restantes e estimados tertulianos.
João Tunes
____________

Nota de L. G.:

(1)Vd post de 11 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXLIX: Antologia (15): Lembranças do chão manjaco (Do Pelundo ao Canchungo)

" (...) Quanto ao Major Osório, sempre de t-shirt branca, pouco falava mas era muito respeitado. Aquilo era gente de acção e quando a não tinham, cediam à espera tensa e ansiosa de mais acção. Em resumo, eram guerreiros em descanso forçado. Além da bravura na guerra, só lhes sobrava bravura para descarregarem o sexo numa ou noutra adolescente a quem deitavam mão e que se limitavam a abrir as pernas e os olhos, num misto de espanto, de medo e de ausência de prazer.

"O Major Pereira da Silva, de enormes bigodes revirados, não parecia um militar. Mal enfiado dentro da farda, o homem era um intelectual. Falava todos os dialectos usados na zona, conhecia de fio a pavio todos os usos e costumes das tribos da Guiné, andava sempre pelas aldeia a completar os seus conhecimentos e a farejar informações úteis. Em colaboração com a Pide, dirigia a rede de informadores e era o negociador com os cisionistas do PAIGC, dispostos a entregarem-se. Era um comunicador excelente e um homem completíssimo em cultura(s) africana(s). Dava gosto ouvi-lo e aprender com ele, tanto mais que tinha, para com os africanos, uma autêntica reverência cultural, particularmente quando se tratava dos manjacos.

"O Major Passos Ramos era o crâneo do comando militar. O pensador de toda a estratégia e o homem que fazia as sínteses do cumprimento da missão para toda a zona. Excelente conversador e homem culto, o Major Passos Ramos irradiava encanto e inteligência. Era um oposicionista manifesto e assumido ao regime e tinha, inclusive, participado na Revolta da Sé. Quando encontrava um miliciano chegado de fresco ou vindo de férias, ele imediatamente rumava a conversa para as actividades oposicionistas e pedia previsões sobre quando o regime iria cair.Spínola estava encantado com o andamento das coisas no chão manjaco.

Tudo ia bem ou parecia andar. E os oficias de Teixeira Pinto eram mesmo a sua nata. Eram militares profissionais de primeira água que faziam a guerra o melhor que sabiam e podiam. A meio da tarde, regressei a Pelundo. Sem problemas.(..)

"Fiz, então, a última viagem de jipe do Pelundo até Teixeira Pinto para apanhar o avião que me levaria, em trânsito, até Bissau. Mas, antes de embarcar no avião, não faltaram os três majores na pista para darem abraços de despedida (e de solidariedade).

"O adeus do major Passos Ramos foi o mais emotivo porque tinha ganho uma especial empatia comigo, alimentada de cumplicidade política e de estima pessoal. Ainda hoje me parece sentir nas costas o toque afectivo das palmas das suas mãos. Foi a última vez que vi Pelundo e Teixeira Pinto. E os três majores.

"Já colocado em Catió, tive notícias dos três majores e meus amigos. Notícias que correram mundo" (...)

João Tunes

Sem comentários: