terça-feira, 17 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1185: Ameira: um momento de fraternidade (Jorge Cabral)

Guiné > Montemor-O-Novo > Ameira > Hotel da Ameira > 14 de Outubro de 2006 > Um momento de fraternidade, pensa (e sente) o Jorge Cabral, em primeiro plano, tendo à sua direita o nosso baladeiro de Bambadinca (1969/71), e hoje fadista amador, o Zé Luís Vacas de Carvalho. De pé, afinando as gargantas ou cantando ao desafio, outras duas grandes aves canoras: o Fernando Calado e o Manuel Lema Santos, o exército e a marinha de braço dado... O fotógrafo que estava de serviço e apanhou o flagrante, era o David Guimarães, radiante, felicíssimo... (ou terá sido a esposa ? em caso de engano, que me desculpem).

Foto: © David Guimarães (2005). Direitos reservados.

Mensagem do Jorge Cabral, ex-Alf Mil, Cmdt do Pel Caç Nat 63 (Fá Mandinga e Missirá, 1969/71) e actualmente advogado e docente universitário.

Caro Luís e Demais Tertulianos:


Também eu quero testemunhar o quanto me senti feliz, no nosso almoço na Ameira, o qual consubstanciou o mais belo momento de Fraternidade, que me foi dado viver. Sim, estamos todos unidos pela fortíssima corrente da Solidariedade. Aprendemos na Guerra a partilhar alegrias e tristezas e a compreender o Outro.

Nunca estivemos sós porque contámos sempre com o ombro do Camarada Amigo. É disso que sentimos saudades!

Irei certamente a Pombal. Mas porque não marcar o nosso próximo encontro na Guiné? Talvez em Bambadinca, no Café do Zé Maria

Abraços para todos,

Jorge Cabral

P.S. – Sobre o Stresse Pós-Traumático de Guerra (1), tive oportunidade de aprofundar o assunto há anos. Foi quando defendi em Tribunal o José Palminha, o mediatizado barricado no Carrefour. Com a ajuda do Psiquiatra, consegui provar que o Arguido, Ex-Combatente na Guiné, sofria dessa doença, tendo sido a pena fortemente atenuada.

________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 15 de Outubrod e 2006 > Guiné 63/74 - P1177: Encontro da Ameira: foi bonita a festa, pá... A próxima será no Pombal (Luís Graça)

(..) "De passagem, diga-se que o Sérgio Pereira faz parte dos órgãos dirigentes da Apoiar, a associação de apoio aos ex-combatentes vítimas de stresse de guerra... Amigos e camaradas: temos que falar abertamente deste problema, no nosso blogue...porque a verdade é que a guerra continua dentro de nós, para usar uma ideia-forte desta associação, cujo trabalho merece ser mais divulgado e acarinhado por todos nós" (...).

Sem comentários: