1. Sempre que o calendário acusa o dia 25 de Fevereiro, o nosso camarada Gumerzindo Caetano da Silva (ex- Soldado Condutor da CART 3331, Cuntima, 1970/72) e a sua família estão em festa.
Este ano, a esta comemoração estão associados os seus 399 amigos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
Pensamos que haverá camaradas para quem a nossa singela homenagem de aniversário é tocante, mas no caso do Gumerzindo ainda o será mais, porque está emigrado na Alemanha desde 1973.
Sabemos que para a maioria dos nossos compatriotas emigrados há muito tempo, qualquer manifestação de amizade ida de Portugal é um bálsamo que os ajuda a enfrentar aquele sentimento bem português que, por muitos anos que se viva na diáspora nunca morre, a saudade. Assim, é com especial prazer que dedicamos este poste de aniversário ao Gumerzindo.
Caro Gumerzindo, hoje ainda estarás mais acompanhado do que nos outros dias. Nesta data festiva vimos em uníssono desejar-te o melhor da vida, o amor da família e saúde. Apesar de longe da pátria, estás como todos os camaradas nas tuas circunstâncias, bem pertinho dos nossos corações.
2. No dia 7 de Fevereiro de 2009, Gumerzindo Caetano da Silva, no seu primeiro contacto com o nosso Blogue, dizia-nos:
Meus caros Luís Graça, Carlos Vinhal e Virgínio Briote,
No último almoço que a minha Companhia (CART 3331) realizou em Peso da Régua em Junho de 2008, tive conhecimento deste grande e interessante Blogue e logo decidi que um dia viria também a enviar as duas fotos e falar um pouco de mim.
Encontro-me na Alemanha desde Abril de 1973, para onde emigrei passados 5 meses após a minha chegada da Guiné.
Com a minha simples 4.ª classe não podem esperar muito deste modesto Soldado Condutor, de nome Gumerzindo Caetano da Silva, natural de Albarrol, freguesia de Pousaflores, Concelho de Ansião.
Embarquei no Uíge no dia 6 de Março de 1971 e cheguei a Bissau no dia 11 à tarde. Depois de alguns dias no Cumeré e nos Adidos, embarquei num batelão civil, Cacheu acima, até Farim. Ali, esperei que uma coluna viesse de Cuntima para me levar até lá. Cheguei a Cuntima no dia 27 de Março de 1971 e ali permaneci até 19 de Novembro de 1972.
Passei por bons e maus bocados como todos quantos por lá passaram.
Um alfa bravo ao Virgínio, porque conhece muitíssimo bem Cuntima.
Fui recompletar a 3331 que já permanecia, desde Dezembro de 1970, na Guiné. Tive a sorte de voltar à então Metrópole com menos 3 meses que os meus camaradas.
Devo dizer que sou um assíduo leitor deste nosso Blogue desde que o conheci. Pena é que se fale pouco do nosso Sector (Farim). Em contrapartida temos do outro lado o Carlos Silva, incansável pelo trabalho que nos vai proporcionando com as histórias daqueles que por ali deambularam. Um bem haja.
Por hoje nada mais já que vos roubei imenso tempo.
Um abraço deste que silenciosamente vai dando conta de tudo.
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 13 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3882: Tabanca Grande (117): Gumerzindo Caetano da Silva, ex-Soldado Condutor da CART 3331 (Cuntima, 1970/72), que nos lê na Alemanha
Vd. último poste da série de 24 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5875: Parabéns a você (80): Manuel Henrique Quintas de Pinho, Marinheiro Radiotelegrafista, Guiné, 1971/73 (Editores)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Caro Gumerzindo Silva.
Um grande abraço de parabéns, um dia muito feliz na companhia de quem te é querido, muita saúde, tudo de bom para ti aí na Alemanha.
Um abraço
Manuel Marinho
Grande camarada! És um dos lídimos representantes da região de Farim ee, além disso, da Tabanca da Diáspora!... Parabéns pelo teu aniversário. A tua 4ª classe e o facto de viveres na Alemanha não te impedem de vir ao blogue, com frequência e acompanhar essa extraordinária experência de recinstituição (colectiva) do "puzlle" das nossas memórias...
Tens fotos de Cuntima ? SE sim, escolhe algumas, e manda-nos com as respectuvas legendas.
Boa saúde, bom trabalho. Luís Graça
Caro Gumerzindo
Para ti, que depois de uma comissão militar por imposição na Guiné começaste essa outra na Alemenha, aqui vai um voto de que passes este dia com muita alegria (estes anos já ninguém te tira) e que o possas repetir por mais uns quantos.
Parabéns!
Um abraço
Hélder S.
É salutar e reconfortante ver crescer o número de elementos da Tabanca Grande e, sobretudo, ver que é possível contarmos os "nos" pelos "dias de aniversário" dos nossos camaradas.
Parece mesmo que somos nós que somos os aniversariantes, tal a alegria que sentimos ao saudar os camaradas.
Tudo de bom, com familiares, amigos e camaradas, e ...
até para o ano para novos votos de feliz aniversário
José Martins
Caro camarigo Gumerzindo
Aqui te deixo o meu abraço camarigo de parabéns.
Já agora esclarece-me uma dúvida:
o teu nome é mesmo Gumerzindo ou Gumercindo?
É que a segunda forma conheço-a como nome próprio, mas a primeira só como apelido.
É apenas uma curiosidade, desculpa a pergunta.
1. Oportuno e pertinente comentário do nosso amigo Joaquim Mexia Alves:
Meu caro Luís
Permite-me que faça um comentário ao teu recente comentário no aniversário do Gumerzindo, (não será Gumercindo?).
Fazes nesse comentário referência à 4ª classe do aniversariante, para dizeres que mesmo assim frequenta o blogue, e eu entendo onde queres chegar, mas não será contrapuducente?
Não haverá muitas pessoas que gostem que se saiba publicamente os seus "poucos estudos", o que poderá não ser o caso deste nosso atabancado, mas julgo que outros não aderirão com medo de que tal seja assim revelado.
Numa sociedade de tantos "doutores", é complicado reconhecer-se a minima instrução.
Posso estar enganado, mas quis dizer-te isto para reflectires e pesares os prós e os contras deste teu comentário.
E cá te espero na Sexta-feira para o bacalhau.
Sempre em prol da Tabanca Grande, como grande "Hospital" da memória!
Abraço amigo do
Joaquim
2. Meu caro Joaquim:
As palavras estão sempre a pregar-nos partidas... És capaz de ter razão, corro o risco de ser mail interpretado e até de causar susceptibilidades àqueles de nós que não tiveram "igualdade de oportunidades" de aumentar a sua escolaridade, melhorar a sua literacia (que a cultura é outra coisa...).
O que o Gumerzindo (sic) escreveu, na sua apresentação à Tabanca Grande, foi:
"Encontro-me na Alemanha desde Abril de 1973, para onde emigrei passados 5 meses após a minha chegada da Guiné.
"Com a minha simples 4.ª classe não podem esperar muito deste modesto Soldado Condutor, de nome Gumerzindo Caetano da Silva, natural de Albarrol, freguesia de Pousaflores, Concelho de Ansião".
O que eu quis dizer foi:
Gumerzindo, a tua 4ª classe não é para aqui chamada. Somos o que somos, também por que não escolhemos nascer em determinadas circunstâncias históricas, de tempo e lugar. Hoje, na Alemanha, 40 anos depois, tens outras condições de vida que tu não tinhas na tua terra, aos vinte e poucos anos, quando regressaste da guerra. Os teus filhos e os teus netos tiveram ou têm outras oportunidades (de acesso á educação, à saúde, ao emprego, etc.) que nem tu nem eu nem a grande maioria dos teus camaradas da Guiné tiveram quando eram crianças, adolescentes, jovens e adultos...
O que quero dizer é que te deves sentir orgulhoso pela vida que construiste, pela família que tens e pelo teu passado que tu assumes sem complexos.
Aqui estás entre amigos e camaradas que não puxam dos galões do "status" sócio-económico, que se tratam por tu, e que fazem um genuíno esforço para que todos nos sintamos confortáveis nesta caserna virtual, que é a nossa Tabanca Grande...
O nosso blogue É DE TODOS os que têm vontade de comunicar, de escrever, em Português, de falar, de partilhar histórias, memórias, sentimentos, ideias, à volta da guerra colonial na Guiné (1963/74), como é do teu caso e de outros camaradas que vivem e trabalham no estrangeiro (desde o Canadá à Austrália).
Gumerzindo, o que eu quero é que tu, e eu, e todos nós (o Joaquim Mexia Alves e o demais pessoal das "diversas tabancas") nos sintamos bem, na nossa pele, nesta Tabanca Grande. E que até tenhamos uma pontinha de orgulho ao dizer que estamos na (e pertencemos à) Tabanca Grande... Um espaço de liberdade onde escrevemos (e onde sentimos a necessidade dos reunir, fisicamente, de vez em quando à volta de uma mesa onde se come, bebe e confraterniza), com a única preocupação de comunicarmos uns com os outros, e sem o risco de sermos criticados pelo nosso "estilo literário", pela nossa "literacia" ou pela nossa "escolaridade"...
Um dia feliz!
Luís
Caro Cumerzindo
Parabens por este dia, onde quer que estejas, no teu caso na Alemanha, para mim estás a um metro que é a distancia ao PC. Desejo-te muita saúde na companhia da familia e que vás festejando anualmente este dia.
Um abraço
César
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ, GUMERZINDO SILVA, MAIS UM ANO QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS ANOS.
PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA TI GUMERZINDO SILVA
UMA SALVA DE PALMAS.
GUMERZINDO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.
UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.
Caro Gumerzindo parabéns e muitos e longos anos de vida são os meus sinceros votos.
No ano de 1969/70 também passei por essa experiência de emigrante na tua Deutschland posso dizer que foi uma passagem algo gratificante.
Um abraço
Colaço.
Caro camarada, Gumerzindo
Que esta data se repita, por muitos e felizes anos, com saúde e felicidade para ti e todos os teus.
Parabéns no dia do teu Aniversário.
Um abraço
José Corceiro
Caro Gumerzindo Silva
Neste dia em que comemoras mais um aniversário, além de te enviar os parabéns, desejo-te muita saúde para que possas festejar muitos mais, na companhia de todos que te são queridos.
Abraço
Jorge Picado
Caro Gumerzindo.
Feliz aniversário,com muita saúde,são os votos do Artur Soares.
PARABÉNS
Um abraço
Enviar um comentário