domingo, 13 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7935: Álbum fotográfico de Vitor Raposeiro (Bambadinca, 1970/71) (6): O Joaquim Pina (Silves), o Arlindo Roda (Setúbal), o José Luís de Sousa (Funchal)... furriéis da CCAÇ 12 (1969/71)


Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca >  BART 2917 (1970/72) >  Na parada de Bambadinca, junto às instalações do comando, quartos e messes de oficiais e de sargentos.. Foto provavelmente de inícios de 1971... Reconheço, à direita, de óculos, o meu querido amigo José Luís de Sousa que tive o prazer (inesperado) de reencontrar na Rua do Bispo, no Funchal, há dois anos atrás... Era Fur Mil da CCAÇ 12. Os restantes seriam furriéis da CCS/BART 2917 de cujo nome não me consigo lembrar... Talvez o Benjamim Durães me possa dar uma ajuda, para além do Sousa (se me estiverem a ler...). 



Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca >  BART 2917 (1970/72) > Um dos quartos dos sargentos... Na foto reconheço, o Vitor Raposeiro em primeiro plano, o Pina (à direita) e o Arlindo Roda (à esquerda)... O Roda vive hoje em Setúbal tal como o Vitor. O Pina (Joaquim João dos Santos Pina)  julgo que continua na sua terra, Silves. Era ilusionista amador e tocador de viola. Bom rapaz, afável, discreto. Foi ferido em combate, e evacuado para o HM 241 em 14 de Janeiro de 1970, na decurso da Op Borboleta Destemida, na região do Xime). Pertencia ao 1º Gr Comb, comandado pelo Alf Mil Op Esp Francisco Magalhães Moreira (que era o homem de confiança do Cap Inf Carlos Brito, substituindo-o na intensa actividade operacional a que esteve sujeita a CCAÇ 12... O que é feito de ti, Moreira ?... Constou-me que arrumaste de vez o dossiê da guerra. Nunca mais te vi, depois de 1994, ano em que realizou o nosso primeiro encontro, em Fão, Esposende).



Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca >  BART 2917 (1970/72) > Bar de sargentos... O Vitor, à civil, de camisola preta; e o Sousa (CCAÇ 12), fardado, à direita... No meio em segundo plano, o nosso barman (um 1º cabo da CCS/BART 2917) que tanto nos aturou e muita sede nos matou... Já não me lembro do seu nome... Os outros dois furriéis, o 1º e o 3º sentados no bar, também não me lembro dos seus nomes.




Fotos: © Vitor Raposeiro (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.

1. Continuação da publicação de uma selecção das  fotos do álbum do Vitor Raposeiro (ex-Fur Mil, Radiotelegrafista, STM, de rendição indiviual, que passou por Aldeia Formosa, Bambadinca, Bula e Bissau, 1970/72) (*). 

[ Fotos: Selecção / edição / legendagem: L.G.]

______________

Nota de L.G.:

6 comentários:

Anónimo disse...

Vitor conheço bem o Joaquim Pina é muito meu Amigo, já há tempo que não o vejo ele já deve estar reformado, era professor de Trabalhos Manuais aqui em Silves, se quiseres dá-me o Teu contacto que eu depois fá-lo com ele.

Amilcar Ventura

Luís Graça disse...

Obrigado, Amílcar, dá-lhe um grande abraço meu, quando o voltares a ver. Fala-lhe dessa foto e do nosso blogue. Gostava que ele aparecesse...Luís

Anónimo disse...

Camarigo Luis Graça, Saudações.

Relativamente ao Joaquim Pina, somos amigos e fomos colegas do Curso Secundário, hoje de Manhã entrei em contacto com ele pelo telemóvel 965418205 e tendo-lhe dado conhecimento de mais este Poste.

O Joaquim Pina, já por várias vezes teve contacto com o nosso Blogue, já fez comentário embora não esteja muito prático e combinamos que caso tenha alguma dificuldade darei uma ajudinha.

Luís, dá-lhe mais um toque para o incentivar e ele provavelmente entra para o Blogue.

Com um Abraço
Arménio Estorninho
Lagoa-Algarve

Anónimo disse...

Hoge o Arménio Estorninho informou-me da publicação das fotos de Vitor Raposeiro tiradas no bar de
Sargentos em Bambadinca.
Gostei muito de ver essas fotos. É sempre agradável reviver os bons momentos que passamos juntos em terras da Guiné.
A todos os meus amigos um grande abraço.

Joaquim Pina

Luís Graça disse...

Joaquim: em nome dos amigos e camaradas que fizemos em Contuboel e Bambadinca, de Junho de 1969 a Março de 1971, convido-te para partilhares connosco, sob o frondoso poilão da nossa Tabanca Grande, as tuas memórias, histórias e fotogrfias... Para já, manda-nos uma foto actual, para a gente te reconhecer... Pelo que vejo, já cá tens, no nosso blogue, gente conterrânea tua, o Amílcar Ventura e o Arménio Estorninho... Da CCAÇ 12, já somos bastantes... embora alguns sejam pouco ou nada interventivos... Vou, dentro de dias, evocar a operação em que foste ferido, a Op Borboleta Destemida, região do Xime, 14 de Janeiro de 1970... Um grande abraço do Henriques.

Anónimo disse...

Na 1ª foto parece-me o Pedrosa, ex-fur. mil. mecânico da CCAÇ 12. Nunca mais ninguém soube nada dele. Só foi para a companhia em 1970 para substituir o Gomes que veio cá de férias em Nov 69 e nunca mais apareceu em Bambadinca. Foi uma "grande doença" no hospital militar.
Um abraço
Humberto Reis