segunda-feira, 15 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11396: Memórias de Mansabá (27): Naquele Domingo de Páscoa de 1971, festejei os meus 34 anos (Jorge Picado)

Mensagem do nosso camarada Jorge Picado (ex-Cap Mil na CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, na CART 2732, Mansabá e no CAOP 1, Teixeira Pinto, 1970/72), com data de 13 de Abril de 2013:

Caríssimo Carlos Vinhal
Aproveitando o facto de estares na secretaria do Comando, aí vai trabalho.
Envio este meu texto que, servindo ao mesmo tempo de agradecimento pelo meu Aniversário*, aproveito para enviar “os retratos de alguns figurantes que penaram em MANSABÁ” nos Idos de 71 do Século passado. Assim até parece que fazem parte da História Antiga!
Abraços para todo o pessoal da Tabanca Grande
JPicado


Quero agradecer a todos, e não vou aqui citar nomes para que não cometa o erro de me esquecer de algum, quantos se lembraram de me enviar os parabéns, no dia em que iniciei mais um ano desde que a minha saudosa Mãe me entregou a este Mundo dos vivos no tão distante Ano da Graça de 1937.

Sinceramente agradeço mais os desejos de saúde para ir enfrentando as “agruras desta vida que agora nos oferecem”, do que parabéns por mais um ano que tenho de “suportá-los”…

Aproveito para desejar aos “meus irmãos aniversariantes, Jorge Félix e Manuel Marinho” muita saúde para que venham a durar mais uns anitos, já que são mais novos do que eu, e que cheguem a esta minha “bonita idade”, se não for com melhor saúde, pelo menos com a mesma que tenho tido, que tem sido bem razoável.

Quando o amigo e camarada de MANSABÁ, Carlos Vinhal me telefonou, estava eu às voltas com umas fotos tiradas 42 anos antes! Já podem calcular pela antiguidade de onde eram.

Pois claro que se referiam ao dia 11ABR71, um Domingo de Páscoa, quando comemorei o 34.º Aniversário precisamente naquela localidade do OIO, juntamente com pessoal da CART 2732.

Para verem como o tempo passa aí seguem algumas dessas fotos.

Na 1.ª o ainda “jovem Cap Mil”, aguardando a chegada do almoço. [Em cima à direita]

Nesta, no meio de dois brilhantes Alf Mil da CART, Casal à minha direita e Rodrigues do meu lado esquerdo.

Nesta, eu estou na ponta direita, seguindo-se os Alf Casal e julgo que Meneres, ambos da CART; Figueiredo (se a memória não me trai) que era do Pel Art e está na cabeceira da mesa; depois um 1.º Sarg que o Carlos diz ser o Santos da CART, mas não sei, seguindo-se o Alf Capelão (confirma Carlos) e de camisa branca o Alf Vassalo do Pel Rec.

Nesta, o outro lado da mesa. Começa com o Alf Casal, a minha pessoa e os Alf Bento, Rodrigues e Rolando (Médico, que foi apanhado parcialmente e de copo na boca), todos da CART. É pena não apanhar o resto.

Nesta foto, já tirada no Bar, não sei se durante a tarde ou já de noite. A partir da esquerda: os Alf Bento, Rolando, Capelão, o “Boss”, o tal 1.º Sarg Santos e o Rodrigues que parece fugir, mas devia antes ir abastecer-se de “combustível líquido”!

Fotos e legendas de Jorge Picado


Nota de CV:

Caro Jorge, meu capitão, o teu furriel confirma que aquele sargento que aparece nas fotos é o ex-1.º Sargento António da Piedade dos Santos, actualmente Major Reformado.

O Dr. Rolando não estaria adstrito à CART 2732 mas ao COP 6. Estivemos na mesma mesa na festa do batisado da filha do senhor José Leal, onde também estiveste. Nos meus apontamentos tenho como se tivesse sido no dia 13 de Abril o que acho estranho. Terá sido no dia 11, Dia de Páscoa e dos teus anos?

Nesta foto: eu, à civil; Alf Mil Bento; Alf Mil Médico Dr. Rolando; Fur Mil Enf.º Marques, à civil, e Alf Mil Rodrigues
Foto e legenda: Carlos Vinhal

Quanto ao alferes Meneres, mal chegou a Mansabá, em Janeiro de 1971, disse logo que não estaria muito tempo connosco. Na verdade, segundo a HU da CART, em Setembro, o Alf Mil Batista foi colocado na 2732 em substituição do alferes Meneres que tinha sido transferido para o Comando Chefe. Curiosamente não me lembro das caras de um e de outro.

Dos alferes Figueiredo e Vassalo não me lembro nem um bocadinho.

E pronto, amigo Jorge, nesta memória de Mansabá recuamos ao tempo dos teus 34 e meus 23 anos. Há séculos, literalmente.
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 11 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11372: Parabéns a você (561): Jorge Félix, ex-Alf Mil Pilav da BA 12 (Guiné, 1968/70); Jorge Picado, ex-Cap Mil do BCAÇ 2885 e CAOP 1 (Guiné, 1970/72) e Manuel Marinho, ex-1.º Cabo do BCAÇ 4512/72 (Guiné, 1972/74)

Último poste da série de 27 DE NOVEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10731: Memórias de Mansabá (26): Os meus 45 dias em Mansabá (José António Viegas)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Jorge Picado,

No teu Post relembras os teus 34 anos celebrados no dia de Páscoa, em 1971.

Naquele dia, em plena Mata dos Madeiros, a CCaç 3327 celebrou o casamento do Fur. Mil. Fernando Pedro Ramos da Silva, já falecido.

A guerra na Guiné, a nossa história, também tinha destas coisas.

Abraço,
José Câmara

Cesar Dias disse...

Jorge
Nesse domingo de páscoa tão distante, apesar de tudo, ainda festejavas,por ter passado mais um dia, pois eu penso que nessa altura e naquelas paragens era um dia de cada vez. Eu em fevereiro tinha deixado Mansabá, e nesse teu aniversário já não estava, nem em Mansoa, nem na Guiné, já estava na minha terra, Chancelaria no concelho de Torres Novas.
Foi bom ver essas fotos, rever camaradas que connosco partilharam aquele clima.
Um abraço Jorge, até dia 11.
César Dias

Luís Graça disse...

Jorge, querido amigo, imagino como te deves ter sentido, nesse dia: 34 anos, natural de Ílhavo ("a terra das mulheres de xailes pretos"), engenheiro agrónomo, casado, pai de 4 filhos... Como (quase) todos nós, fizestes das tripas coração, e a Pátria te é devedora... Não dá para perceber, pelas fotos, como "abafastes" as saudades dos teus entes queridos, mais sentidas nesse dia de aniversário... Sei que não é fácil, ainda hoje, recordar e partilhar em público esses sentimentos... Mas também é verdade que tinhas lá em casa uma heroína, que honrou a tradição das grandes mulheres portuguesas... Não a conheci, mas sei da sua obra e da vossa grande família... Obrigado pela partilha das fotos... LG

Anónimo disse...

Carlos,
O Alferes Figueiredo, foi do meu curso na EPA,fábrica de Artilheiros em Vendas Novas em 69. Ficou grande parte da comissão no GAC7 (GA7) em Bissau.
forte abraço extensivo ao meu "vizinho" Jorge
Vasco Pires