domingo, 14 de julho de 2013

Guiné 63/74 - P11839: Memória dos lugares (237): Bafatá, o seu velho cinema, a sua história, as suas gentes, os seus fantasmas... Bafatá Filme Clube, documentário (78') de Silas Tiny, produção da Real Ficção, brevemente em DVD (Fernando Gouveia)


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 18h06 > "O velho cinema de Bafatá, encerrado há muitos anos.. Dizem que há um homem que toma conta do velho cinema, abandonado"... Um habitante local, surdo-mudo, fotografado com o João e o Antero, motorista da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento"... Sabemos agora que essa tutelar da velha sala de espetáculos (que alguns de n´so conheceram no tempo da guerra colonial) se chama Canjajá Mané e entra no filme do Silas Tiny, " Bafatá Filme Clube"...

A produção do documentário é a Real Ficção, a mesma que produziu filmes já aqui falados como "Kolá San Jon, é Festa di Kau Berdi", de Rui Simões,  e "Cartas de Angola", de Dulce Fernandes, que estuveram presentes, em maio passado, na IV Bienal de Culturas Lusófonas, juntamente com o filme do Silas Tiny.

Foto: © João Graça (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: L:G.]

1. Mensagem do nosso camarada e amigo Fernando Gouveia :[ex-alf mil rec inf, Cmd Agr 2957, Bafatá, 1968/70; foto à esquerda, na LDG que o levou, desde o Xime até a Bissau, de regresso a casa,  no final da comissão]

Data: 12 de Julho de 2013 às 23:19

Assunto: Filme sobre Bafatá

Luís:

Lembras-te que em tempos encaminhaste para mim um jovem cineasta, Silas Tiny, que pretendia informações sobre o Cinema de Bafata? 

Pois bem, ele realizou-o e que acaba por ser um belo filme sobre toda a Bafatá. Tendo-lhe perguntado sobre a sua divulgação, disse-me que ainda não havia ordem da produção para isso mas que se podia ter acesso a um resumo no link do Google:

http://www.realficcao.com/php/producao_2011.php
Pessoalmente o Silas mandou-me um DVD e acho o filme muito bom.

Um abraço. Fernando Gouveia

2. Bafatá Filme Clube

documentário | 78' [Estará em breve em DVD]
Silas Tiny 

Técnica Técnica

realização | Silas Tiny
direcção de fotografia | marta pessoa
som | Paulo Abelho
montagem | Márcia Costa
marketing | Fátima Santos Filipe
direcção de produção | Jacinta Barros
produtores | Rui Simões (portugal) e Carlos Vaz (Guiné Bissau)
produção | Real Ficção

Sinopse > Em Bafatá na Guiné-Bissau, Canjajá Mané antigo operador de cinema e guarda do clube da cidade, repete os mesmos gestos há cinquenta anos. Mas actualmente o cinema está fechado e não existem espectadores. Dos seus tempos como trabalhador do clube até aos nossos dias, restam apenas recordações. Na cidade, somente as pedras, árvores e o rio resistiram à erosão do tempo. E com eles, algumas pessoas, que ficaram para perpetuar na memória do mundo e dos homens, que ali já viveu gente. São essas pessoas por quem Canjajá procura e espera pacientemente até hoje. (Fonte: Real Ficção).

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 de junho de 2013 >  Guiné 63/74 - P11751: Memória dos lugares (236): Gadamael, 1970-1971 (Vasco Pires)

1 comentário:

Anónimo disse...

caro camarada da Guine,tudo de bom para ti.
Pelas datas,penso que nos foste render em Bafata em 1968,ja nao me lembro exactamente do mes.
Sou Julio Benavente
ex furriel miliciano mecanico de armamento da CCS do BCAV. 1905.
Um abraco e muita saude.