terça-feira, 30 de agosto de 2016

Guiné 63/74 - P16431: Álbum fotográfico de Adelaide Barata Carrêlo, a filha do ten SGE Barata (CCS/BCAÇ 2893, Nova Lamego, 1969/71): um regresso emocionado - Parte VIII: Bafatá, o restaurante "Ponto de Encontro", da Célia e do João Dinis, os nossos mais recentes grã-tabanqueiros



´
Guiné-Bissau > Bafatá > Outubro de 2015 > Restaurante "Ponte de Encontro"


Foto (e legenda): © Patrício Ribeiro (2016) Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico e das notas de viagem de Adelaide Barata Carrelo, à Guiné-Bissau, em outubro-novembro de 2015 (*)

[Foto à esquerda, a Adelaide Carrêlo mais o dono da casa, o João Dinis, um antigo militar português, natural das Caldas da Raínha,  que fez parte da CART 496 (Cacine e camecon de, 1963/65), que tem também uma escola de condução, e é casado com a Célia (**); a Adelaide conheceu o João Dinis, em 1970, em Nova Lamego, aos sete anos; ambos pertencem agora à nossa Tabanca Grande]. 

_______________

Notas do editor:

´(*) Último poste da série > 29 de agosto de 2016 > Guiné 63/74 - P16429: Álbum fotográfico de Adelaide Barata Carrêlo, a filha do ten SGE Barata (CCS/BCAÇ 2893, Nova Lamego, 1969/71): um regresso emocionado - Parte VII: Bafatá, Rio Geba 
ao pôr do sol

(**) Vd. poste de 5 de janeiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14120: Manuscrito(s) (Luís Graça) (43): Notas à margem do documentário de Silas Tiny, "Bafatá Filme Clube", com direção de fotografia da Marta Pessoa (Portugal e Guiné-Bissau, 2012, 78')

(...) )(ix) O João Dinis… Um camarada do nosso tempo que ficou em Bafatá, veio casar a Portugal e levou a esposa, Célia, para a Guiné em 1972… É um homem, desencantado, precomente envelhecido, mas ainda a reconhecer que ama África e a terra que escolheu para viver e trabalhar. 

Quando jovem, vivia melhor em Bafatá do que em Portugal, costumava dizer ele para os seus antigos camaradas de armas... Mas hoje confessa que ainda sonha em acabar os seus dias na sua terra, Portugal… O casal, João e Célia Dinis, abriram um negócio na área da restauração e hotelaria, mas hoje a baixa de Bafatá não tem gente, está às moscas…“O movimnento é que faz falta", diz ele... Havia barcos, havia camiões, sempre a carregar e a descarregar, havia correpios de gente na baixa... Agora é o vazio, diz o Toninho, que deve ser homen dos seus cinquentas e tais anos (, era criança quando das primeiras flagelações do PAIGC a Bafatá, em 1973, de se lembra bem; o pai mandava o Canjajá desligar as luzes do cinema e levar o Toninho e os primos para casa...).

(x) No filme, o João Dinis fala para a câmara, num verdadeiro monólogo, tentando explicar as razões por que se foi deixando ficar até hoje...O realizador e o diretor de fotografia não fazem perguntas nem fornecem informação de contextualização: Bafatá é atravessada por uma "câmara muda"; há momentos de antologia como a sequência da partida de futebol, disputada ao longe (no estádio da Rocha) sob um uma nuvem de pó que se poderia confundir com o cacimbo...); ou a cena em que Canjajá, vestido de preto e com ar de asceta, faz as suas orações virado para Meca, enquanto um grupo de mulheres, a um canto da casa, tagarelam e dão continuidade à vida; ou ainda a cena, bem conseguida, em que um voluntarioso entrevistado se transforma em proativo entrevistador, inquirindo em crioulo, de microfone em punho, a opinião dos seus conterrâneos sobre o futuro de Batafá... E tem um comentário final otimista: "Bafatá há-de mudar para melhor, se Deus quiser" (...)


(...) Não sei se Canjajá e o seu cinema são uma "metáfora de Bafatá" e da própria Guiné-Bissau .... Talvez sim, da Guiné-Bissau e da própria África pós-colonial... É seguramente uma metáfora das nossas ruínas, materiais e imateriais, as que ficaram do nosso império...

Mas o mérito do realizador e da equipa é terem ido para Bafatá, despidos de preconceitos etnocêntricos... E trata-se de cinema lusófono!... Por outro lado, o filme faz-me lembrar o "Nuovo Cinema Paradiso", do italiano Giuseppe Tornatore (1988)... Mas isso daria aso a outras reflexões sobre o cinema enquanto objeto de cinema que não cabem aqui neste blogue e nestes "manuscritos" (...)

4 comentários:

Sotnaspa disse...

Eu lembro-me do Dinis em Nova Lamego nos idos 72/74, mas hoje se o visse não o reconheceria. Recordo-me de ser ele a levar até ao Gabu uns camarões dos pequeninos é que eram uma maravilha de sabor, pena era que subiam poucas vezes a estrada até a NL e por outro lado a massa era sempre curta.

Bem vindos camaradas

E muita saúde

ASantos SPM 2558

José Justiça disse...

Olá,estive em Nova Lamego no ano 74, onde tirem a carta de condução na escola do Dinis, a minha Companhia (CART. 6252/72 OS INDIFERENTES) estava em Bafatá, mas o meu pelotão estava em Nova Lamego, só tive uma aula de condução e uma de código, o Dinis, disse que passaria a ser instrutor de condução, nas horas vagas, e assim foi, por causa disso não fiz exame de mota, porque a mesma "gripou" e já não havia mais nenhuma para a prova, como só havia exames uma vez por mês, fiz no mês seguinte, mas já tinha a carta passada, deu-se o 25 de Abril e já não deu para registar a mesma. Já tive com ele a uns anos atrás, perto das Caldas da Rainha, e uma filha foi minha aluna, na Escola Raul Proença nas Caldas da Rainha. Não sei se ele se lembra disto, já passaram muitos anos, mas as recordações são imensas. Obrigado Dinis pelos momentos que passamos. Ex. Furriel Mil. José Justiça

Anónimo disse...

Comentário do João José Alves Martins na nossa página do Facebool:

Muitos parabéns e muitas felicidades a este nobre casal que honra a Pátria Portuguesa e o nome de Portugal, além de ser um verdadeiro exemplo das nossas relações com os povos que acabámos por abandonar por pressão, essencialmente, das grandes potências ávidas de uma hegemonia sobre outros povos.

Hélder Valério disse...

Se me for permitido, subscrevo as palavras do JJ Alves Martins.
E, mais uma vez, se releva a importância deste roteiro fotográfico e da carga emotiva que encerra.
Sem dúvida que a Adelaide Barata contém toda a sensibilidade necessária para enquadrar as imagens, as palavras e as recordações.

Hélder Sousa