Guiné > Bissau > Brá > Julho de 1972. O 1º cabo comando Mendes, no seu primeiro mês de Comissão.
Guiné > Região do Oio > Agosto de 1972 > O 1º cabo comando Mendes, em operações no mítico Morés.
Guiné > Região do Cacheu > Guidaje > Maio de 1973 > Cadáveres de soldados africanos da CCAÇ 19, abandonados no campo de batalha. A 38ª Companhia de Comandos participou na batalha de Guidaje. O cmd Mendes tomou notas, no seu diário, destes longos dias de inferno, em Maio de 1973.
Texto e fotos: © Amilcar Mendes (2006). Direitos reservados. Fotos alojadas no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.
Damos início à publicação de algumas notas do diário do camarada A. Mendes, ex-1º Cabo Cmd da 38ª CCmds (Os Leopardos) (Guiné, Brá, 1972/74). Saudamos o nosso camarada, ex-comando, e registamos o seu desassombro e coragem, por ter dado aqui a cara e confiar na nossa tertúlia.
Amigo Luís:
Nos já longínquos anos 72, 73 e 74, como o tempo era muito, fui escrevendo muita coisa do meu dia a dia na guerra. Como muito do que escrevi poderá ser um pouco violento, eu vou mandando e tu irás falando comigo antes de publicar, ok?
Muito do que tenho está nas mãos de uma jornalista que ainda não sabe o que irá fazer mas isso é outra história. Aqui vão fotos. Atenção, Luís, são fotos verdadeiras. São fotos de elementos da CCAÇ 19 que estavam em Guidaje. Foram enterrados na bolanha do Cufeu por nós (2).
Tenho o cuidado DE NÃO TE MANDAR AS FOTOS DOS PORTUGUESES.
Evidentemente que não precisas da minha autorização para publicares o que eu te envio. Se acheres de interesse, força!
Há alguns pontos que eu gostaria que tivesses conhecimento. Após regressar a Portugal em 74 , voltei ao seviço militar, em 1975, como convocado no Regimento de Comandos da Amadora. Aí estive em todo o chamado período quente até Fevereiro de 1980.
Estive sempre colocado no corpo de instrução onde era instrutor de tiro. Dei vários cursos de Comandos e fui louvado pelo Coronel Jaime Neves várias vezes. Estou-te a dar esta informação porque quero que a saibas por mim.Também, e até há pouco tempo, estive em tratamento na Apoiar para combater o meu stresse. Se quiseres conversar comigo, tens o meu telefone fixo e o meu telemóvel.
Um abraço.
_______
Notas de L.G.
(1) Vd post de 2 Novembro 2005 > Guiné 63/74 - CCLXV: Apresenta-se o 1º Cabo Comando Mendes (38ª CCmds, 1972/74)
(2) Vd. posts de:
27 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1123: Um espectáculo macabro na bolanha de Cufeu, em 1973 (A. Mendes, 38ª Companhia de Comandos)
21 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1198: Antologia (53): Guidaje, Maio de 1973: o inferno (Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário