domingo, 8 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1158: AD anuncia para 2008 simpósio internacional 'A memória de Guiledje na luta pela independência da Guiné-Bissau'

Photobucket - Video and Image Hosting
Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 2006 > Planta do quartel em 1966. Reconstituição de Nuno Rubim, coronel de infantaria, na reserva (1). Realização plástica de Guedes, da CCAÇ 726 (1964/66).

Foto: © AD - Acção para o Desenvolvimento (2006). Direitos reservados (com a devida vénia...)


1. Mensagem do Pepito, de 19 de Setembro de 2006:

Amigo Luis

A AD está a actualizar e melhorar o seu site. Decidimos ter um site especial com informações da Guiné-Bissau. Nele pretendemos incluir, entre outras, fotos do tempo colonial.

Daí o meu pedido de autorização em que acedas a que utilizemos fotos (normalmente civis e de vistas aéreas) de zonas da Guiné-Bissau (Bafatá, Gabu, pontes, etc.), citando sempre o teu/nosso blogue como origem.

abraços
pepito

PS - Já sai água (muito pouca: 500 litros por hora) do furo de Guiledje (2)...

2. Resposta e comentário de L.G.:

(i) Querido amigo, camarada e irmão Pepito: Tens toda a autoestrada Lisboa-Bissau, livre, só para ti, e a luz verde está sempre acesa… Disseste bem: o nosso blogue…

(ii) O teu sítio - fui lá hoje visitá-lo - está um mimo, com a ajuda da rapaziada da Escola Superior de Educação de Leiria. Os meus parabéns. E faço votos para que o resto do programa comemorativo dos vossos 15 anos de existência continue em bom ritmo.

Já sei que, em Novembro de 2006 (as velas do bolo de anos serão sopradas no dia 9) , vais fazer o anúncio oficial do lançamento do Simpósio Internacional A Memória de Guiledje na Luta pela Independência da Guiné-Bissau, que irá decorrer de 1 a 7 de Março de 2008, numa iniciativa conjunta da AD, da Universidade Colinas do Boé e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa.

O programa (provisório) já está disponível, em linha. Apraz-me registar que o objectivo deste encontro é o de contribuir para: (i) a preservação da memória de Guiledje (respeito a vossa grafia); (ii) a investigação e a documentação da História na luta de libertação nacioanl da Guiné-Bissau; e, por fim, e não menos importante, (iii) uma maior aproximação das partes envolvidas no conflito político-militar entre Portugal e Guiné-Bissau.

Pepito e demais colaboradores da AD: Que não vos falte arte, engenho, apoios (incluindo o patacão!), e sobretudo a paz e a saúde, para levar a bom termo os vossos desafios para os 10 próximos anos e, mais concretamente, este simpósio internacional, em 2008, para o qual vou pedir o máximo empenho, entusiasmo e solidariedade dos nossos tertulianos. É com um pontinho de orgulho e sobretudo com muita alegria que os membros da nossa tertúlia vêem os seus textos, inseridos no blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné - a par das suas fotos - fazer já parte do importante acervo documental sobre Guiledje, reunido pela AD. De facto, amigos, caramadas e irmãos da Guiné, como vocês dizem, "salvaguardar a Memória é a única forma da Vida triunfar sobre a Morte"
__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 12 de ukho de 2006 > Guiné 63/74 - P870: Ideias para um diorama do quartel ou quartéis de Guileje (Nuno Rubim)

(2) Vd. post de 10 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLV: Projecto Guileje (7): recuperação do quartel

Sem comentários: