sábado, 14 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1176: XI Encontro de Ex-Combatentes da Guiné da Freguesia de Guifões, Matosinhos (Albano Costa)


Texto e foto: © Albano Costa (2006)

Caro Luís Graça:

O Dia 5 de Outubro tem sido o dia dos ex-combatentes da Guiné da Freguesia de Guifões (Matosinhos), desde o ano de 1996, data do I encontro. Este ano foi celebrado o XI, na localidade de Martingança, perto de Leiria.

O restaurante Solar dos Noivos acolheu 94 pessoas que se fizeram deslocar em dois autocarros: é que a festa também era dos familiares dos 36 ex-combatentes, que se reuniram para confraternizar e recordar um pouco o que foi o seu período em que estiveram na guerra colonial, na Guiné.

É sempre um momento alto na vida de ex-combatente o reencontro (anual) com os seus camaradas de armas. Como devem calcular, fala-se de tudo um pouco num ambiente salutar e de grande camaradagem. Para aqueles que gostam de um pé de dança, e que são muitos, não faltou um grupo musical para animar a malta.

De salientar que sempre tem estado presente nestes encontros o pároco da freguesia de Guifões, visto que também foi combatente na Guiné, embora como capelão. Também marcou presença o presidente da Junta de Freguesia de Guifões, o que muitos nos orgulhou a todos: como aconteceu nos anos antreiores, ofereceu uma lembrança aos presentes , para comemorar o dia.

Um abraço,
Albano Costa

Sem comentários: