sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1171: Abel Rodrigues, o primeiro ex-oficial miliciano da CCAÇ 12 a entrar para a nossa tertúlia

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > Messe de Oficiais > 1969 ou 1970 > O Abel Rodrigues, com o seu ar sereno de menino bem comportado, bem podia ter sido o 13º apóstolo da última ceia de Cristo, representada na tapeçaria da parede... Aliás, olhando-nos em retrospectiva tínhamos todos caras de meninos... Bom, o Abel acaba por ser o primeiro dos quatro oficiais milicianos da CCAÇ 12 a entrar para a nossa tertúlia. Ou melhor, dos três que estão vivos, incluindo o Carlão e o Moreira. Havia um outro Rodrigues, que infelizmente já faleceu. Para mim, enquanto criador e editor deste blogue (colectivo), é uma dupla alegria receber um novo membro da tertúlia, que para mais foi meu camarada de armas na mesma unidade, a CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1971).

Foto: © Abel Rodrigues (2006). Direitos reservados.


1. Há tempos, recebi notícias do transmontano Abel, em email de 24 de Setembro de 2006. Ele escreveu-me a propósito do delicado tema, então em discussão, dos restos mortais dos nossos camaradas que ficaram espalhados pela Guiné:


Caro amigo:

Para além de te saudar, quero informar-te que passei, recentemente, a ser um leitor assíduo do nosso blogue.

Da leitura do trecho do Manuel Rebocho, pareceu-me que precisais da autorização dos familiares para a trasladação dos restos mortais. Como há dois do concelho de Vimioso, eu posso tentar essa autorização, pois vivo relativamente perto e em Vale de Algoso passo mais que uma vez por semana em viagem para a minha aldeia.

Um grande abraço.
Abel Rodrigues


2. Respondi-lhe imediatamente, nestes termos:

Grande Abel!... Não imaginas a alegria que me dás, nos dás!... O Beja Santos tem falado em ti, assim como o Humberto Reis (que é meu vizinho, aqui de Alfragide). Com tempo, dou-te mais notícias. Vamos fazer um pequeno encontro, no dia 14 de Outubro, na Herdade da Ameira, Montemor-O-Novo, que pertence ao ex-Alf Paulo Raposo (CCAÇ 2405, Galomaro, Dulombi, 1968/70).

Da nossa CCAÇ 12, em princípio estaremos só nós dois, o Humberto Reis e eu (o Henriques, ou melhor, Luís Graça). Os teus ex-camaradas alferes da nossa companhia ainda não deram sinais de vida (o Rodrigues morreu, como sabes). Na tertúlia, há uma séria de malta do nosso tempo e do nosso sector, como podes ver em, consuktando a respectiva página.

Sei que está reformado, como bancário. Eu ainda estou activ(íssim)o. Aparece mais vezes, manda-nos umas chapas, e conta-nos as tuas andanças...

Agradeço as tuas dicas sobre a trasladação de restos mortais dos nossos camaradas (que estão espalhados por mais de 600 sítios da Guiné, segundo informação de um dos nossos tertulianos). Vou-te pôr em contacto com o resto da malta: somos mais de 100, e formamos já a maior caserna virtual na Net, blogando sobre a experiência (única) da guerra na Guiné, entre 1963 e 1974...

Junta-te a nós!
Um abração!

3. Acabo de receber hoje, dia 13, sexta-feira, o seu pedido, formal, para fazer parte do nosso grupo. Aqui fica, pois, apresentado o nosso querido amigo e camarada Abel... Que o resto da nossa tertúlia seja generoso nas suas boas vindas a este seu novo membro...

Quero dar-te os mais sinceros parabéns pela excelente iniciativa que tiveste em manteres vivo aquele espírito de camaradagem e solidariedade que tão bem soubemos cultivar na nossa juventude e quão útil nos foi para concluirmos com êxito as enormes responsabilidades que nos impuseram.

Quanto à minha vida, penso que estás mais ou menos actualizado pois tenho mantido contactos com o Humberto e o Tigre de Missirá.

Tenho visto também o Carlão, a quem informei destes nossos contactos. Vou mandar uma foto antiga. Brevemente enviarei uma actualizada.

Um grande abraço
Abel

Sem comentários: