domingo, 10 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1829: Ser solidário: À Gilda e a todas as vítimas de guerras, discriminação, racismo... (Torcato Mendonça)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > Fotos Falantes II > Putos do campo fortificado de Mansambo...

Foto: © Torcato Mendonça (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem do Torcato Mendonça (ex-Alf Mil da CART 2339, Zona Leste, Sector L1, Mansambo , 1968/69) . Vive actualmente no Fundão, o coração dos lusitanos e do Viriato, que merece uma visita, com tempo e vagar, não só pela sua cereja e a sua festa (15 a 17 de Junho próximos) pelo seu património arquitectónico, pelo seu Museu Arqueológico Municipal José Monteiroe pela sua novíssima casa da cultura, a Moagem - Cidade do Engenho e das Artes... De facto, há mais vida, para lá do litoral, do eixo Setúbal-Lisboa-Coimbra-Porto-Braga e das autoestradas que nos levam da periferia ao centro... A A23, por exemplo, que nos leva ao Fundão e à Cova da Beira e às nossas raízes lusitanas... (LG)


Eih, pá, consegues dizer praticamente ou realmente tudo. Esta estória (1) é, para mim, um cântico à tragédia das guerras, ao sofrimento daqueles miúdos que nós conhecemos, às mães e pais a sofreram aquele drama. Há um aperto em mim, se sou piegas problema meu, mas recordo, talvez o que mais fortemente recordo são os meninos e o olhar…um olhar doce, a suplicar ajuda das mães.

Luís, só por este post, só por esta estória valia a pena ter um espaço na Net para ajudar…contribuir para que as pessoas, que tanto sofreram, sejam um dia, mais felizes. Tocou-me e não dá para continuar. Obrigado a ti, aos camaradas que ajudaram a Gilda e que ela, a filha, a família sejam felizes. Que, se assim o desejarem, voltem a reunir-se à sombra das mangueiras e dos poilões… e a Gilda diga que é de Catió, de Cascais, portuguesa ou guineense, as duas naturalidades… E não se esqueça que nós, humanos, temos diferentes cores…religiões…eu sei lá…Felizmente tanta diferença para, ao fim e ao cabo, sermos todos iguais, humanos.

Obrigado por este final de tarde, mesmo sofrido.

Um abraço para ti, para a Gilda (1) e, através dela, para todos os que foram – continuam a ser – vítimas de guerras, de discriminação, de racismo, de tanto sofrimento… o tal Grito de protesto…


Torcato Mendonça
__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 6 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1819: De Catió a Lisboa, de menina a Mulher Grande ou uma história triste com final feliz (Gilda Pinho Brandão / Luís Graça)

Sem comentários: