quarta-feira, 13 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1842: 10 de Junho: Nós também estivemos lá (A. Marques Lopes / Lema Santos)

Lisboa > Belém > Monumento aos Combatentes > 10 de Junho de 2007 > 14º Encontro Nacional de Combatentes > No foto, podem reconhecer-se alguns camaradas nossos, membros da nossa tertúlia, a começar pelo Xico Allen (na ponta direita), o Fernando Chapouto, o Casimiro Vieira da Silva e o A. Marques Lopes... À esquerda, reconheço o Tino Neves e o António Santos. O Xico, o Casimiro e o Marques Lopes vieram do Porto. Tive pena (LG)



Foto: © Manuel Lema Santos (2007). Direitos reservados.



Mensagem do A. Marques Lopes:




Nós também estivemos lá. Estivemos vários da tertúlia. Os que vêem e o Vacas de Carvalho, que não está nela. Os que vi, porque estiveram outros. Esta fotografia é do Lema Santos, que estava a disparar, e não está por isso.



Lá encontrei muitos guineenses e pude falar com eles. Para meu espanto, também encontrei o sheik David Munir, que cumprimentei. Estava, certamente, para encontrar alguns dos seus fiéis da mesquita de Lisboa.



O Hernâni Lopes, que discursou, foi da Reserva Naval e esteve também na Guiné. É um ex-combatente e merece respeito como tal. No entanto, estou de acordo com o Amílcar Mendes (1): era bom, abandonado os discursos de ocasião, que houvesse "um dia só com ex-combatentes e aproveitar a ocasião para tratarmos de coisas úteis aos ex-combatentes". Seria bom. As Associações que se entendam para isso. Parece-me que aí é que há dificuldades.


Abraço


A. Marques Lopes



__________



Nota de L.G.:



(1) Vd. post de 12 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1842: Estive no 10 de Junho... e que bem que me soube olhar aquela multidão de boinas e de cabelos brancos... (A. Mendes, 38ª CCmds)

Sem comentários: