sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2371: O Sold António Baptista não constava das listas de PG (Prisioneiros de Guerra) (Virgínio Briote)


Maia > Moreira > Cemitério local > Foto do Jornal de Notícias, edição de 18 de Setembro de 1974, mostrando o soldado António da Silva Batista, a visitar a sua própria campa.

A notícia do jornal era: "Morto-vivo depôs flores na sua campa". Na lápide pode ler-se: "Em memória de António da Silva Batista. Falecido em combate na província da Guiné em 17-4-1972".

A foto, de má qualidade, foi feita pelo nosso camarada Álvaro Basto, ex-Fur Mil Enf da CArt 3492 (Xitole, 1971/1973), com o seu telemóvel, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, e remetida ao Paulo Santiago.
Foto: © Álvaro Basto (2007). Direitos reservados.


A troca de prisioneiros de Guerra (PG)


Relatório da 2ª Rep. /Pág. 67/QG/CTIG

- (…) Presentes ainda: Maj Inf Hugo dos Santos, 1º Ten. Marinha Brandão, Cap. Cav. Sousa Pinto, Cap Cav Ramalho Ortigão e duas praças da PM. Todos estes elementos foram transportados num Nord-Atlas (Cmdt Cap Pil Av Carvalho) que fez duas viagens entre Bissau e Aldeia Formosa e que levou igualmente um representante do PAIGC, Cmdt Lamine Sissé, e cerca de vinte jornalistas nacionais e estrangeiros que se propunham fazer a cobertura do acontecimento.

- A permuta de PG não chegou a efectuar-se em 09Set, em virtude do PAIGC não ter apresentado os PG/NT, retidos em seu poder, nessa data. Como consequência, os elementos das NT e jornalistas regressaram pelas 16h00 a Bissau, tendo ficado em Aldeia Formosa o Cap. Ten. Patrício com os 35 PG/PAIGC, que aí aguardariam até à chegada dos PG/NT. Nesse mesmo dia, o Encarregado do Governo da PU telegrafaria à Direcção do PAIGC, manifestando a sua estranheza pela não apresentação dos PG por parte do PAIGC. Em resposta, Luís Cabral apresentaria desculpas, esclarecendo que a demora tinha sido devida ao mau estado das estradas, não tendo sido possível, por isso, transportar os PG como fora planeado.

- A troca dos 35 PG/PAIGC, pelos 07 PG/NT, retidos pelo PAIGC no Boé, só veio finalmente a concretizar-se em 14 Set. 74, às 11h00, no aquartelamento de Aldeia Formosa.

Estiveram presentes pelas NT:

Maj Inf Tito Capela
Maj Art Aragão
Cap Ten Patrício
Cap Inf Manarte
Fur Elias (2ª Rep/QG/CTIG)

O PAIGC esteve representado pelos seguintes elementos:

Manuel dos Santos (Sub-Secretário Informaçõ e Turismo/GB)
Carmen Pereira (membro do Conselho de Estado/GB)
Iafai Camará (Cmdt Aquartelamento de Aldeia Formosa)

- Recebidos os PG/NT, estes foram identificados imediatamente, tendo-se constatado que dos 07 PG entregues, 01 deles – Sold 109980-71, António da Silva Baptista/BCAÇ 3872 – não constava dos ficheiros de retidos pelo IN ou desaparecidos existente na 2ª REP/QG/CCFAG, pelo que foi imediatamente elaborada uma ficha, que foi entregue na 1ª Rep/QG, a fim de que fosse pesquisada a situação do referido elemento.

Feita a pesquisa, verificou-se que o Soldado mencionado tinha sido dado como morto, em 17Abr72, durante uma acção de emboscada em Madina-Buco, na qual as NT sofreram 01 desaparecidos e 10 mortos, 06 dos quais queimados por explosão na viatura em que seguiam. Este facto levou a confundir um dos corpos queimados com o elemento desaparecido, que veio a verificar-se agora ser o PG entregue pelo PAIGC, Sold Nº 10998071, António da Silva Baptista.

- Imediatamente após a identificação, os PG e comitiva regressaram, por via aérea, a Bissau onde desembarcaram cerca das 12h30 de 14 de Set 74. Ficaram instalados no HM Bissau, data em que seguiram por via aérea para Lisboa (1).

__________

Nota de vb:

1) vd posts de:


24 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1990: Carta aberta ao Cor Ayala Botto: O caso Batista: O que fazer para salvar a sua honra militar ? (Paulo Santiago)

3 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1986: António da Silva Batista, o morto-vivo do Quirafo: um processo kafkiano que envergonha o Exército Português (Luís Graça)

22 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1985: Prisioneiro do PAIGC: António da Silva Batista, ex-Sold At Inf, CCAÇ 3490 / BCAÇ 3872 (2) (Álvaro Basto / João e Paulo Santiago)

22 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1983: Prisioneiro do PAIGC: António da Silva Batista, ex-Sold At Inf, CCAÇ 3490 / BCAÇ 3872 (1) (Álvaro Basto / João e Paulo Santiago)

3 comentários:

Anónimo disse...

... que, no «Relatório da 2ª Rep. /Pág. 67/QG/CTIG» acima parcialmente reproduzido, ficou afirmado que «em 17Abr72, durante uma acção de emboscada em Madina-Buco, na qual as NT sofreram 01 desaparecidos e 10 mortos»: 1ª questão – na actual listagem on-line da Liga dos Combatentes, só constam 8 (oito) nomes; 2ª questão (só para esclarecimento de "curiosos"...) – onde "raio" fica(va) «Madina-Buco», que tem isso a ver com o «Quirafo» e, ambos aqueles topónimos, que relacionamento geográfico têm (tinham) com o Saltinho, onde, na circunstância, a respectiva CCac3490 estava aquartelada.

Anónimo disse...

... mais uma achega para o assunto:
– No p1986 [23Jul07 00:08] e respectivo 2º comentário: «O Exército nunca mais quis saber dele… E a prova é que o mantiveram na lista dos mortos… durante muito
tempo… Hoje, felizmente, já não consta, pelo menos, da lista (oficiosa) dos Mortos do Ultramar da Liga dos Combatentes...».
Ora façam o favor de visitar o endereço http://www.apvg.pt/index.php, pesquisem pelo nome do «morto-vivo»... e vão ter mais uma desagradável surpresa!
(Adenda: a listagem on-line da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, foi, em tempo, àquela associação cedida pela citada LC).

Anónimo disse...

... (adenda ao "comment" precedente):
– E já agora, alguém verifique a (alta) probabilidade de também ainda constar – nas lápides do Memorial Nacional sito no Forte do Bom Sucesso (ali mandadas colocar, pela direcção-central da Liga dos Combatentes, entre Junho e Setembro de 1999) –, o nome ANTÓNIO DA SILVA BATISTA (1972, Soldado, Guiné). Na afirmativa, faça-se então uma fotografia – e porque não, com o "morto-vivo" ao lado –, e publique-se a mesma neste weblog (e noutros "sítios" adequados)...
Bom Ano de 2008 para todos os Veteranos da Guerra do Ultramar e suas Famílias.