domingo, 20 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2461: Pensar em Voz Alta (Torcato Mendonça (7): Dois heróis, dois homens com valores, Domingos Ramos e Mário Dias

Guiné-Bissau > Nota de cem pesos, já fora de circulação, com a efígie de Domingos Ramos, herói nacional, e amigo do nosso Mário Dias. Em primeiro plano, a imagem também de uma moeda, com a efígie do Domingos Ramos (1).

Foto: © Torcato Mendonça (2008) . Direitos reservados.


1. Mensagem do nosso amigo, camarada e habitual colaborador Torcato Mendonça (Fundão):

Caro Editor e Co-Editores:

Podia não escrever; podia anexar só a foto com um abraço; podia ficar mudo e quedo, como o fiz após a leitura do Post – 2435, de 12 de Janeiro último (Série PAIGC - Quem foi Quem), sobre Pansau Na Isna, herói da Guiné e cujo teor, em parte discordo, noutra interrogo-me e, noutra ainda, prefiro nada mais dizer.

Questionei-me só no seguinte: quantos portugueses, tão letrados como o tal guineense, sabem quem foi D. João I, II, IV ou VI, ou o Aristides Sousa Mendes, o General Sousa Dias, ou citar o posto e o nome de 6 (seis), 5 (cinco) ou 4 (quatro) Capitães de Abril… Podem começar, como geralmente começam: Senhor Coronel…

Outras Vidas de Tantas Vidas… só queria mandar a foto… Haverá heróis portugueses da dita guerra do ultramar, colonial ou de libertação!?

Há um, perdão dois Homens, que são a principal razão do escrito: um o que tem o seu rosto na moeda e na nota, e o outro o nosso Camarada Mário Dias. Dois Homens com uma História fabulosa e digna de figurar como Símbolo da Grandeza de Homens que foram Combatentes.

Foi, curiosamente, um ex-comando (6ª, 7ª Companhia de Comandos, Angola e Moçambique?) meu velho amigo, proprietário de uma lojita de antiguidades e afins que, sabendo-me coleccionador numismático, ajuntador de eteceteras e ex – combatente da Guiné me mostrou hoje, entre outras, estas duas peças. De pronto as agarrei e fiz agora a foto.

Quem for a Guileje deve, com facilidade, encontrar estes espécimes mas, encontrem ou não, envio a foto em humilde e singela Homenagem a dois Homens, Amigos/Irmãos, a servirem de exemplo a todos os ex-combatentes, num Mundo tão carenciado de certos valores…

__________

Notas dos editores:

(1) Vd. poste de 12 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2343: PAIGC - Quem foi quem (5): Domingos Ramos (Mário Dias / Luís Graça)

(2) Vd. postes de:

2 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXCI: Domingos Ramos, meu camarada e amigo (Mário Dias)

2 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXCIII: Domingos Ramos e Mário Dias, a bandeira da amizade (Luís Graça / Mário Dias)

2 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXCIV: O segredo do Mário Dias, ex-sargento comando

Sem comentários: