quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2476: Ser solidário (2): Notícias do Almiro Mendes e do Xico Allen na rota do Dakar, a caminho de Bissau (Álvaro Basto)

Matosinhos > 23 de Janeiro de 2008 > Minitertúlia de Matosinhos > Depois do almoço das Quartas-Feiras na Casa Teresa, a rapaziada disponível foi dar uma ajuda a preparar os 31 pacotes de dádivas que seguirão em breve para a Guiné, em contentor. Na foto, que foi tirada pelo A. Marques Lopes, reconheço mais três elementos da nossa Tabanca Grande (peço desculpa por não reconhecer os restantes): o David Guimarães (de pé, em primeiro plano, no lado direito); o Álvaro Basto, sentado, ao lado do António Pimentel (que está vestido de camisola azul); e, ao fundo, de pé, o Zé Teixeira. Alguns destes camaradas (o Álvaro, o Pimentel, o Teixeira, por exemplo) partirão em breve, de jipe, para Guiné-Bissau, num caravana de sete jipes e uma carrinha, devendo chegar a Bissau a 29 de Fevereiro de 2008. A eles se juntará, entretanto, de novo em Matosinhos, o Xico Allen, o nosso globetrotter... Boa viagem, camaradas! (LG)

Foto: © Álvaro Basto (2008). Direitos reservados.

1. Mensagem, de ontem, do Álvaro Basto, da minitertúlia de Matosinhos, que veio acompanhada de um vídeo (2 m 14s) com a notícia, dada no Primeiro Jornal da SIC, de 21 de Janeiro último, da viagem de jipe do Padre Almiro Mendes (1), já aqui referida no nosso blogue (2):

Luís:

A notícia está na SIC On Line pelo que penso que constitui domínio público mas, como dizes e bem, com estes gajos nunca se sabe (3).

Estive a ler as condições gerais de utilização mas não vi nada que referisse direitos de autor nas notícias publicadas.



De facto, o nosso camarada Xico Allen vai noutro carro (no do Fernando do Saltinho) mas tinha combinado com o Padre Almiro fazerem a viagem juntos, já que iriam sair no mesmo dia e percorrer o mesmo itinerário.

Falámos com o Xico hoje de manhã (a minitertúlia de Matosinhos reunida no seu habitual almoço das quartas feiras) e ele ia já a atravessar o Atlas em direcção ao sul de Marrocos. Acho que o Sr. Padre tem o pé pesado e abre que se farta... está protegido pelos santos da sua devoção. O pior é que por lá, o catolicismo não tem grande implantação como é sabido. Mas, para já, está tudo a correr bem.

Só a título de curiosidade, hoje estivemos a preparar 31 pacotes de dádivas para fazermos embarcar no contentor da Associação Memórias e Gentes de Coimbra que o vai despachar em breve para ser aberto aquando da nossa chegada a Bissau, prevista para 29 de Fevereiro próximo.

Como se pode ver pela foto anexa os ajudantes formavam um belo grupo, até o David Guimarães e o Marques Lopes (ficou a tirara a foto) apareceram para dar uma mãozinha. Serviu para se fazer a digestão das sardinhas e da feijoada de búzios da Casa Teresa em Matosinhos.

Um abraço grande
Alvaro Basto

2. Comentário de L.G.:

Álvaro: Vamos acompanhar a viagem do Xico Allen, do Almiro Mendes e demais camaradas e amigos da Guiné através do nosso blogue... Vai-nos dando notícias... O A. Marques Lopes pode dar-te uma ajuda... Aqui há muita malta, no sul, que gostaria de poder estar no vosso lugar ou ao vosso lado... Preparem-se bem para a viagem Porto-Bissau, que é já daqui a menos de um mês. Preparem-se bem, física, mental e espiritualmente... Vocês são uns cotas de uns morcões que merecem o nosso respeito... Um abraço para ti e para o teu velhote (que presumo esteja já no Brasil). Luís
_______

Notas de L.G.:

(1) Notícia da SIC On Line, de 21 de Janeiro de 2008:

Mais de 3 mil quilómetros para doar jipe a missionários

Padre, mecânico e duas enfermeiras viajam até à Guiné-Bissau

Um padre do Porto iniciou hoje uma viagem que não é só de fé. Almiro Mendes partiu para a Guiné-Bissau onde vai entregar um jipe, essencial para o trabalho dos missionários. Em Lisboa, um mecânico e duas enfermeiras juntam-se à comitiva.

Num jipe que vai fazer muita estrada, milhares de quilómetros, mais exactamente 3.352 quilómetros do Porto até Bissau, vão muitas coisas.

Por detrás da aventura está uma missão colectiva, que ultrapassou os limites da paróquia. E uma imensa vontade de regressar à Guiné-Bissau.

Em Lisboa, um outro jipe e mais três pessoas, um mecânico e duas enfermeiras, juntam-se à comitiva.

A viagem até Bissau deve demorar 8 a 10 dias. A aventura vai passar por Espanha, Gibraltar, Marrocos, Mauritânia, Senegal e Gambia.

(2) Vd. poste de 21 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2466: Ser Solidário (1): Pe. Almiro Mendes, Pároco da freguesia de Ramalde, Porto, partiu hoje de jipe, para a Guiné-Bissau

(3) Pedido anterior de esclarecimento do editor L.G.:

Álvaro: (i) Gostaria de inserir o vídeo , com a tua autorização, no blogue, mas não sei se os gajos da SIC vão refilar (Não podes ser tu a pedir a autorização ? )...Uma das nossas normas (que noutros sítios não se respeita) é o respeito pelos direitos de autor...Podíamos publicar este excerto, com um comentário teu, um enquadramento...

(ii) O Xico Allen: foi ou não foi nesta caravana ?

Um abraço. LG

Sem comentários: