************
Figura notável da História de Portugal, Vasco da Gama, o navegador, tem na actualidade um homónimo que não o desmerece.
Falamos do nosso, também temos um, Vasco da Gama, igualmente Capitão, mas de uma Companhia de Infantes do Séc XX.
Quis o rumo da História que fosse necessário que Vasco da Gama, o nosso, tivesse de servir Portugal, combatendo na Guiné, na vã tentativa de manter intacto o Império que Vasco da Gama, o outro, ajudou a construír.
Hoje, dia 16 de Maio de 2010, está de parabéns o ex-Capitão Miliciano, Vasco da Gama, Comandante da CCAV 8351, que andou por terras de Cumbijã nos idos anos de 1972/74.
A tertúlia, os editores e os camaradas intervenientes neste poste, vêm desejar ao nosso Capitão, que hoje seja um dos melhores dias de aniversário da sua vida, já que tem com ele mais de quatrocentos amigos a torcerem para que tenha uma longa vida, junto das pessoas que mais ama.
Mostramos agora duas fotos de Vasco da Gama distanciadas no tempo 36 anos:
Nesta foto (Aldeia Formosa, 1973), Vasco da Gama, com ar intrigado, pensando que não faz mesmo parte deste filme porque não está a entender a cena.
Nesta situação (Ortigosa, 2009, no IV Encontro Nacional do nosso blogue), como peixe na água, em conversa amena com um outro ilustre tertuliano, José Brás.
2. Vamos dar a palavra a três amigos do Vasco da Gama
Belarmino Sardinha
Aniversário do, não de, Vasco da Gama
Uma pequena diferença.
Comecei por ouvir falar de Vasco da Gama era ainda miúdo pequeno... Não pensei nunca vir a conhecê-lo pessoalmente...
Diziam-me que tinha feito uma descoberta… Desconhecia que era a de fazer amigos.
Pelo que sabemos hoje, terá conquistado os seus subordinados e as populações locais.
Com o seu bigodinho fino e porte altivo, este capitão miliciano só não tinha monóculo, talvez óculos escuros.
Hoje, com mais idade, bastante mais idade, não sei se o Vasco, ou o Vasquito, perdoem-me o abuso na familiaridade, tornou-se um amigo do peito, daqueles que sabemos serem-no, mesmo quando tudo se desmorona à nossa volta.
Andámos por alguns dos mesmos locais. Nessa altura não tivemos o prazer ou a sorte de nos conhecermos, mas também não sei se teria sido bom, os tempos, a situação, o meio, as funções e a patente eram diferentes, poderiam ter sido um estorvo. Conheci-o através deste espaço muitos anos passados, mas não tenho dúvidas em afirmá-lo, hoje com mais experiência de vida do que na altura, que lhe confiaria o meu destino nas decisões que escolhesse.
Homem de princípios, por vezes com o sonho como meta de vida, torna-se intransigente, mas é essa a sua originalidade e a sua maneira de estar e obrigar os outros a partilharem com ele.
Honesto e dedicado, tem dois estados que alternam na sua vida, a euforia e o desânimo.
Com todos estes predicados, mesmo subtraindo os aspectos menos positivos, é claro que encontramos um amigo.
Vale a pena ter amigos assim.
Obrigado, Vasco, por seres meu amigo.
BSardinha
16Mai2010
************
José Eduardo Oliveira
Meu Caro Capitão Vasco da Gama
Como é que se pode sentir tanta proximidade por uma pessoa que, em passado recente, eu não sabia que existia!!?E como é que esse “desconhecido” do ano passado passou a ser tão importante na minha vida?
Não sei mas… ia jurar que esse é um dos “milagres” do blog do nosso Luís Graça.
Depois de tantos anos a falar sozinho – que era quebrado uma vez por ano nas reuniões da minha CCaç 675 – encontrei mais “irmãos” que me entendem e com quem posso falar a mesma língua de ex-militar.
O Vasco da Gama é um dos “pilares” nesta nova fase da minha.
E faz anos… O que é que eu lhe hei-de oferecer que ele não já não tem?
Por uma destas coincidências que acontecem uma vez na vida estive recentemente uma conversa com o Presidente Cavaco Silva que visitou Alcobaça, e… falei-lhe no Vasco.
Vou resumir o diálogo com o PR.
Pedi para o Vasco da Gama uma comenda. E dei-lhe as minhas razões. E fui ouvido.
Vamos ter o nosso Vasco da Gama, Comendador.
E com direito a uma Rua com o seu nome em Buarcos.
A placa está pronta e vai seguir pelo SPM.
Parabéns, Grande Vasco. E não me agradeças. Tu mereces tudo.
Um grande abraço cisterciense do teu amigo dedicado,
JERO
************
Manuel Maia
Caro Vasco,
Nesta fase derradeira, neste ocaso das nossas vidas, somos confrontados, amiúde, com dias menos bons em que nos chamam velhos, cotas, eu sei lá que mais, umas vezes em tom de chalaça, outras nem por isso, se hipoteticamente "salta a tampa" em chatice da bola ou do trânsito, ou porque os olhos são desviados para uma silhueta de mulher à moda antiga com curvas em "su sítio", e há alguém que não gosta do ar misto de admiração e fome que nessas alturas, sem nos apercebermos, espelhamos no rosto...
Noutras situações somos nós próprios, por esta ou aquela razão, quantas vezes relacionadas com saúde nossa ou de familiares muito próximos, e, momentâneamente, deixámo-nos ir abaixo...
Foi pois neste sentido de contrariar essas situações por que todos passamos, às vezes, que optei por duas sextilhas algo satíricas, para darem alento, e outras duas mais sérias.
Quero finalmente desejar-te um domingo de aniversário prenhe de saúde e alegria extensivo aos teus, que te "aturam" nos bons e maus momentos e enviar-te um grande abraço de parabéns por esses 64 na corrida para os 100.
Do amigo reconhecido
Manuel Maia
Deixemo-los "gozar com a velhice"
dizendo que as barrigas são "chatice",
não ligues às bicadas dessas vozes...
Que interessa que o cabelo vá cair,
se sentes ser capaz d`inda partir
co`a dita, à martelada, muitas nozes?
Que importa que te chamem velho, cota,
que o peso desta idade já se nota,
porquê te incomodares sem razão?
A idade está na tola, sabes bem,
se a gatilhada vem e se mantém,
que interesse tem aquela afirmação?
Se um Gama, Vasco, foi navegador
das Índias, via mar, descobridor,
catando especiarias e riqueza...
um outro, capitão de igual valia,
as terras da Guiné demanda um dia,
em quadro de alta guerra e de pobreza.
Em ombros de esperança e fé, não nega,
responsabilidade em si carrega,
das vidas de que foi então tutor...
fiável, culto, dado, "camarigo",
maralha que levou, trouxe consigo,
proeza que engrandece o seu autor.
Manuel Maia
____________
Notas de CV:
Vd. postes no marcador Vasco da Gama e CCAV 8351
Vd. último poste da série de 10 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6358: Parabéns a você (113): Henrique José de Matos Francisco, ex-Alf Mil, 1.º CMDT do Pel Caç Nat 52, 1966/68 (Os Editores)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
39 comentários:
PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO VASCO
UMA GRANDE SALVA DE PALMAS.
AMIGO VASCO É COM GRANDE ALEGRIA QUE TE FELICITO PELAS TUAS 64 PRIMAVERAS E QUE ESTE DIA SEJA DE MUITA FELICIDADE E ALEGRIA PARA TI E TEUS FAMILIARES E AMIGOS E SE DEUS QUISER DAQUI A UM ANO ESTAREI TE CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.
UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.
AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MECÂNICO AUTO DA 1ª. COMPª. DO BCAV 8323 BAJOCUNDA 73/74
Caro Vasco
Para além dos parabéns que te enviámos directamente queremos deixar aqui os nossos votos de um óptimo dia de aniversário e que a este se sigam muitos outros com saúde, que é o melhor bem que podemos ter. Votos que naturalmente estendemos à tua esposa. Parabéns! Giselda e Miguel Pessoa
Não há coincidências ou há meu Caro Vasco da Gama ?
Cheguei, abri o "correio"e vi o email. Tive que responder. Passei ao Blogue e espanto meu...64? vou á frente em mais um... com o Benfica estamos empatados...Finalmente!!
Meu Caro um abraço forte, desejo que tenhas óptima saúde, um dia, de uma montanha deles, a repetirem-se por muito tempo junto de quem amas e com a felicidade que mereces.
Parabéns Jovem Vasco.
Abraço fraterno do
Torcato
Caro Vasco!
Parabéns pelas tuas 64 primaveras.
Que passes um bom dia de aniversário, com muita alegria, saúde e felicidade, junto dos teus familiares e amigos.
Conta muitos e bons anos e já agora, que nós cá estejamos, para ver, que é bom sinal.
Forte abraço de PARABÉNS do amigo
Artur Soares.
Caro Vasco da Gama
Parabéns pelo teu aniversário,passa um dia feliz,junto dos familiares e amigos,e que o repitas por muitos anos,com saúde.
Um abraço
António Marques
Caro Vasco da Gama.
Um grande abraço de parabéns, que este dia seja muito feliz, passado na companhia de familiares e amigos, com os votos de que esta data se repita por longos anos com muita saúde.
Manuel Marinho
Caro Vasco:
Há já muito tempo que nos cruzamos, na Guiné, mas parecem ainda tão próximos de nós, os unimogs, os camuflados colados ao corpo...aqueles odores, Colibuia, Cumbidjá, Nhacobá... tanto sofrimento sem sentido!Só por isso, mesmo que mais razões não haja e há, tu meresses viver por muitos e bons anos na plenitude da paz e harmonia.
É o que desejo para ti.
Carvalho de Mampatá
Caro camarada e amigo Vasco da Gama
Para alem de te dar os parabens nesta data festiva pelos teus 64 anitos,que mais poderei eu desejar a um grande benfiquista.
SLB, SLB, CAMPEÕES, CAMPEÕES....
Um abraço e feliz aniversário
Mário Pinto
Caro Vasco:
Há já muito tempo que nos cruzamos, na Guiné, mas parecem ainda tão próximos de nós, os unimogs, os camuflados colados ao corpo...aqueles odores, Colibuia, Cumbidjá, Nhacobá... tanto sofrimento sem sentido!Só por isso, mesmo que mais razões não haja e há, tu mereces viver por muitos e bons anos na plenitude da paz e harmonia.
É o que desejo para ti.
Carvalho de Mampatá
Caro Vasco da Gama
o de Buarcos - o outro seria de Sines.
A única vez que nos encontrámos, na Tabanca do Centro, deu para perceber seres homem de grandes virtudes e natural e inerentemente à condição humana alguns defeitos.
Nos primeiros:
Solidario
Generoso
Sincero
Honesto
Frontal
Convicto
são predicados que insufismavelmente (pareço o teu/nosso camarigo Mexia) emenam de todos os teus poros, ainda por cima envoltos nessa tua alegre e contagiante maneira de encarar a vida.
Quanto a defeitos, dei por um... mas deixa lá porque ele é comum, dizem, a outros 6.000.000 de Portugueses. Enfim... ninguem é perfeito. Heheheh
Para, como gostas de referir e eu subscrevo, o teu Buarcos lindo, te envio um forte e sincero Abraço de Parabens e que muitas e incontáveis Luas te contemplem
Jorge Narciso
Parabéns, meu caro Vasco.
Tem mais um ano do que eu, andaste pelas terras do Cumbijã na mesma altura em que eu penava em Cufar, quase na foz do mesmo rio Cumbijã que passou a fazer parte das nossas vidas. Pertences àquela fornada de gente boa, de excelente qualidade que povoa o nosso blogue.
Pena o Benfica, mas ninguém é perfeito.
Um grande abraço,
António Graça de Abreu
Corrigindo:
emanam não emenam
Amigo e Camarada,
Victor Golf, aqui Mike Romio comunicando... IN pelos 64 camuflado com + 365 dias pelos Buarcos... pode ser emboscada perigosa...
Mais informo… Papa, Alfa, Romio, Alfa, Bravo, Echo, November, Sierra...
diga se entendido passo à escuta!
Amigão Vasco da Gama, agora dá-me para isto… por isso não ligues.
Grande AB do Amigão Pira de Mansoa... EJMR = Echo Juliett Mike Romio = Magalhães Ribeiro
Caro Vasco da Gama,
Que o dia de amanhã (por estes lados ainda é Sábado) seja muito especial na tua vida.
Não faças caso dos anos que tens. Conta os teus familiares que te amam e os amigos que te respeitam, e verás que são muitos mais e não te pesam.
Parabéns pelo teu aniversário.
Haja saúde para ti e para os teus entes queridos.
Um abraço amigo do tamanho do oceano que nos une.
José Câmara
Não há duvidas que a Tabanca Grande é composta por elementos previligiados.
Entre nós há ALGUEM que descobriu o caminha para as Índias.
Só foi pena que em pequeno tivesse sido acusado de descobrir o tal caminho, quando era/é um menino bem comportado e nunca se ausentava de casa por muito tempoo. A história tem destaS PARTIDAS.
Com a descoberta, de que o acusam, conseguiu preencher a nossa meninice com as histórias daquelas "bajudas", de pele vermelha, cobertas com peles de bufalos e com penas na cabeça.
De tal forma foi influenciado pelas penas que, tendo jejuado durante quatro anos a fio, deu largas ao seu entusiasmo e recebeu a prenda que tanto ansiava, mas com a antecedência de uma semana: o Campeonato. Ainda mal refeito da festa, eis que tem direito a nova festa, e, presumo, que "muitas festas" não só da familia mas tambem dos amigos.
Daqui, das terras de D. Dinis que era muito malandro com as freiras do Convento de Odivelas, vai um abraço do tamanno da distância desta terra, até à tua "querida Buarcos".
Este será virtual, mas tem o mesmo valor do que vai ser "real" e dado em terras, tambem, de D. Dinis: Monte Real.
José Martins
Amigo Vasco, hoje Vasquito:
Há 64 anos eras tu menino. Hoje com tantos amigos, tantos carinhos e tanto afecto sentir-te-ás de novo menino.
É para lembrar este dia do teu aniversário, que daquí te envio um grande um grande abraço de Parabéns.
Que tenhas um belo dia,na companhia da tua família,e que esse dia seja o prenúncio de muitos outros que se seguirão.
O amigo,
Manuel Reis
Caro Vasco da Gama
Este dia lindo é a primeira prenda que te oferecem,por teres ganho mais um ano e por seres como és: Tu.
Ergo o meu tinto à tua e dou-te os
Parabens e um Abraço
Luis Faria
Parabéns!
Longa Vida Saúde Paz Alegria
Abraço Grande
Jorge Cabral
Um abraço do tamanho do Cumbijã que tu tão bem conheceste.
E não fiques por aqui. ainda tens muitos anos de vida à tua frente. Eu quero conta-los, amigo Vasco.
Zé Teixeira
Não sei se hoje o Vasco é o Almirante Vasco, (descobridor de novos mundos), ou o companheiro Vasco, (a tal muralha de aço)!
Pois bem, não é um nem outro!
É tão só o Vasco da Gama, generosidade em pessoa que irrompe pelas nossas vidas sem conseguir, (e ainda bem), passar despercebido!
Aquela alegria esfuziante, acompanhada da permanente ânsia de fazer, de ajudar, tomam conta dos lugares por onde passa, e assim, e afinal, é herói presente neste permanente reencontro de combatentes da Guiné.
Hoje abraço-te, Vasco amigo, com um abraço que vai de Monte Real a Buarcos, (o teu...lindo!), para te fazer sentir os parabéns que te dou apertados e camarigos.
E se a extensão do abraço é pequena em quilómetros, (é curta a viagem de Monte Real a Buarcos), a largura do mesmo não tem dimensão nem medida!
Só tens um pequenino defeito, muito pequenino, tão pequenino como a causa do defeito, e que é seres um adepto ferveroso do...SLB!
Mas enfim, “no melhor pano cai a nódoa”!!!
Isto é conversa de “xáxa”, porque para mim o futebol é coisa para me divertir e não para me chatear!!!
Caro Vasco da Gama
Parabens pelo aniversário, muita saúde e longa vida para assistires a festas como as que tiveram lugar no passado dia 9.
Um abraço
César Dias
Meu caro VASQUITO,
em mais um dia das nossas vidas, aqui fica um abraço especial, que compartilhes com a mulher que já te acompanha há já tantos anos.
O amigo de sempre
António Pimentel
Amigo Vasco
Vou ser simples e sincero...
Que tudo te corra pelo melhor, e que tenhas muita saúde.
O resto vem por acréscimo.
Um grande abraço do teu amigo, o da "farda amarela",
Estamos juntos,
Jorge Rosales
Vasco: Temos que nos conhecer melhor, à volta de umas sardinhas assadas, de um naco de broa e de um tintol, na tua adorada Buarcos, neste próximo Verão...
Mas pelo que já sei de ti, ao vivo e da escrita, quero dizer-te que é uma grande honra, para mim e para todos nós, ter-se aqui, nesta caserna virtual... Tu trouxeste para o nosso blogue mais autenticidade, mais sensibilidade à flor da pele, mais sangue, mais suor, mais lágrimas... Subiste a fasquia. Obrigaste-nos a pôr mais alta a exigência de verdade e de generosidade... Tu és uma referência moral. Tu és um grande camarada. Um grande ser humano.
Que esse corpinho continue a ter pedalada para esse grande coração que bate dentro de ti. Por muitos e belos anos. Luís
Grande abraço de Parabéns com
desejos de Paz e Saúde.
Sê Feliz!
P.Santiago
Meu caro Vasco da Gama
Não como foi isto feito, mas quase passava o teu aniversário sem dar por isso.
Mas penso que vou a tempo de te desejar muitas felicidades, muitos anos de vida, juntamente com a tua esposa e demais familiares que te amam.
Um abraço de amizade
Juvenal Amado
Ps Nada de mais vitórias do Benfica. Para o ano cabe-me festejar com o meu Sporting.
Meu caro c. Vasco
As complicações do dia-a-dia impediram-me de produzir uma reflexão, porventura mais profunda, sobre o que nos relaciona.
Não tendo isso sido possível, aqui deixo alinhado algumas coisas que espero que te honre.
Dizer que é para mim um previlégio ter-te como amigo, não será original, mas é sincero e verdadeiro.
Dizer que tal só foi possível através da existência deste espaço de que tanto gostamos e defendemos, será recorrente, mas é igualmente verdaddeiro.
Seriar aqui as imensas coisas que nos unem seria um exercício agradável, mas ocuparia excessivo espaço.
Descobrir o que, eventualmente, nos divide ou opõe, seria um trabalho cansativo e frustrante, por ser difícil encontrar tais situações.
Prefiro deixar aqui uma palavra de solidariedade e de desagravo para as 'lamentações' que fizeram ao teu bom-gosto benfiquista, que igualmente partilho.
Então, grande 'Vasquito', é agora altura de expressar os votos de que tenhas um excelente dia, e que tal se possa repetir por quanto for possível.
Um abraço
Hélder S.
Caro Vasco da Gama
Na esperança de que o mesmo se repita por muitos e bons anos, com paz, amor e alegria, te desejo um FELIZ ANIVERSÁRIO na companhia dos que te são queridos.
PARABÉNS
Um abraço
António Paiva
Caro Vasco,
Muitos parabens e um dia com tudo de bom.
Muita saúde!
Com um grande abraço são os votos sinceros do camarada e amigo,
Adriano Moreira - Cart. 2412 "SEMPRE DIFERENTES"
Vasco da Gama
Parabéns,com um abraço muito especial e um beijo da Manuela.
Eduardo Campos
Caro Amigo do Cumbijã,
As maiores felicidades. Que repitas este dia por muitos mais, na companhia dos que te são queridos.
Das bolanhas de Cumbijã até passar por Cufar, se pode apreciar a beleza desse rio, correndo para montante ou para jusante, nessa dualidade maravilhosa de um rio de maré.
Pois é!... do tamanho desse longo trageto, te quero desejar em viver e saúde.
Que por aqui também possamos, por alguns bons anos, contar e relembrar o tempo perdido da nossa mocidade.
Um grande abraço, com o desejo de um dia muito feliz!
Mário Fitas
Caro amigo Vasco:
Não podia esquecer esta data.
Simples, mas sincero, o meu ABRAÇO e até 26.
Vamos ao cozido...
CMSantos
Mansambo 68/ 69
Caro Vasco
Mais palavras para quê, estas chegam:
-Muitos anos de vida
-Muita saúde
-Continua a escrever para a Tabanca
-Vibra com as vitórias do nosso "Glorioso".
Abraço Fraterno do tamanho do Corubal
Luís Borrega
Parabéns!
Um grande abraço,
Mário Migueis
Grande Vasco
Com tantas e tão lisonjeiras mensagens, fico um bocado embaraçado na escolha de palavras para te celebrar neste dia.
Qual embaraçado? Os outros já disseram tudo, já evidenciaram as tuas elevadas qualidades, e realçaram o humanismo e camaradagem.
Resta associar-me a esses que te estimam, desejar-te um excelente dia, com muitas repetições.
E porque abri uma Portalegre, Tinto, 2000, com reprodução de azulejos no rótulo e lacre sobre a fita do prémio, é com alegria que vou molhar o bico em saúdação ao meu bom amigo.
Um grande abraço
JD
Amigo Vasco,
Muitos parabéns. Votos de muitos anos de vida com saúde e na companhia de todos os que ama.
Obrigada pelo apoio que me tem dado e muito obrigada por ser meu amigo.
Abraço amigo.
Filomena
Vasco, tu és um fuleiro.
Todos os camaradas te tecem loas. Pois eu não.
E enquanto não bieres ao meu/nosso Porto para vatermos umas tripas como debe ser, não na Mamuda, nem no Ginjal, nem no Ribeiro, que já não existem, mas temos ainda a Abadia, o Escondidinho, ou até o Quim a cheirar a ranho, não te presto homenagem.
E depois tens de ir ao Piolho e ao Progresso. Lebanta o teu anafado cu gordo e salta como os piras saltavam e vem até cá cima. Então te considerarei entrado no clube dos sexa e alguns.
Um abraço apertado e desejos que eu possa acompanhar a tua "velhice".
Caro Vasco,
Parabéns.
Felicidades.
É bom ter 64 anos.
É bom ter tudo o que temos.
É bom ser assim como somos.
E é muito bom viver o presente e ter confiança no futuro, enquanto, matematicamente, houver futuro.
Um Grande Abraço
Manuel Amaro
Caro Vasco da Gama
Mil perdões imploro por ter faltado à chamada, nessa data tão festiva para ti, mas problemas surgidos uns dias atrás com esta maquineta roubaram-me a companhia deste nosso blogue. Só hoje posso dizer que ficou 100% operacional e agora há que recuperar os escritos perdidos.
Mas aqui estou, não com o baraço ao pescoço a saudar-te pelos 64 anitos, que não pelo SLB.
Muita saúde, que torno extensível aos teus familiares, pois jovem como ainda és, tens que correr muito para me alcançares.
Um grande abraço de parabéns
com sabor a maresia
Jorge Picado
Enviar um comentário