quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7369: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (19): Factos mais importantes da CCAÇ 2381 no Subsector de Aldeia Formosa




1. Em mensagem de 29 de Novembro de 2010, Arménio Estorninho* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381,Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), enviou-nos este trabalho baseado na História da sua Unidade:






AS MINHAS MEMÓRIAS DA GUERRA (19)


Foto 1 - Desenho extraído da capa do Livro da História da Unidade.

ALDEIA FORMOSA

Factos mais importantes relacionados com as actividades desenvolvidas pela CCaç 2381 no Subsector de Aldeia Formosa e a actividade do IN, no período que mediou de 18 de Julho de 1968 a 21 de Janeiro de 1969.

Após efectuar o treino operacional em Ingoré, manteve-se como Companhia de Intervenção ao Comando Chefe, até 18 de Julho de 1968, data em que seguiu para Aldeia Formosa, via Buba, com missão de fazer escoltas às colunas auto entre Aldeia Formosa-Buba e Aldeia Formosa-Gandembel, e auto-defesa de Aldeia Formosa.
- Dois Grupos de Combate foram empenhados na defesa das Tabancas e dos Destacamentos da Chamarra e Mampatá.
- Foi também atribuída à Unidade, a missão de defesa das Tabancas de Áfia e Bacardado através de emboscadas consecutivas.

A Companhia ficou, pois, articulada conforme o seguinte dispositivo:

Aldeia Formosa:
- Comando da CCaç 2381
- 02 GRCOMB CCaç 2381
- CCaç 1792
- Pel Fox 2022
- Pel Art 14
- Pel Mort 1242 (02 Esq)
- 03 Pel Caç Nat

Chamarra:
- 01 GRCOMB/CCaç 2381
- 01 Pel Caç Nat

Mampatá:
- 01 GRCOMB/C.Caç.2381
- 01 Pel Mil 137


Ano de 1968
Julho
Dias 25/26

– 02 GRCOMB seguiram em coluna auto de Buba para Aldeia Formosa, a fim de assumirem imediatamente o Comando dos Destacamentos da Chamarra e Mampatá.

Durante a coluna, feita pela antiga estrada Buba – Sinchã Cherno – Bolola – Missirã –Ieroiel – Mampatá – Aldeia Formosa, há vários meses não patrulhada nem utilizada pelas NT, foram detectadas e levantadas 09 minas A/C, e, sofreram as NT 02 emboscadas, que causaram 03 feridos às nossas forças. Foi deflagrada uma mina A/C por uma viatura causando a sua parcial destruição, 01 morto e três feridos ligeiros às NT.

Saliente-se o esforço despendido nesta coluna pelas nossas forças, que durou 36 horas para se vencerem escassos 30Kms. Foram encontrados todos os pontões destruídos (07 pontões!!!), tendo que se montar por todas as vezes o pontão – móvel que seguia na coluna. 04 das minas detectadas como se apresentavam com dispositivo de anti-levantamento tiveram que ser destruídas. Numa estrada estreita que permitia a custo a passagem de uma viatura pesada, piorou com os buracos resultantes das minas deflagradas, tendo-se que se abrir passagem através da mata com o consequente esforço e dispêndio de energias. Salienta-se também o facto de na coluna seguirem 03 obuses de 14cm com aproximadamente 07 toneladas cada, que atascaram diversas vezes, atrasando bastante a coluna. Apesar de tudo, a distância foi vencida sem nunca o moral das NT ter decrescido, nem aquando do rebentamento de 01 mina ter causado um morto e privado de comunicações, pois a viatura destruída era precisamente a das Transmissões.



Foto 2 – Guiné> Região de Tombali> Aldeia Formosa> 1968; Arménui Estorninho na margem com campo minado da Pista de Aviação de A. Formosa.

































Agosto
- 13 emboscadas
- 04 escoltas
- 11 patrulhamentos

Dias 12 a 14
- Realizou-se coluna auto a Aldeia Formosa – Buba, e volta, trazendo no regresso os restantes elementos da CCaç 2381 que haviam ficado em Buba. Não houve incidentes.

-18 - Grupo IN flagelou com tiros de canhão S/R, durante 10 minutos o Destacamento de Mampatá, destruindo uma palhota sem causarem baixas.

-20 - Durante a coluna Aldeia Formosa – Gandembel - Aldeia Formosa, forças da C.Caç.2381 detectaram 02 fornilhos e 05 minas A/P, tendo-se procedido ao seu rebentamento por não darem condições de segurança no seu levantamento. Foi accionada 01 mina A/P por um elemento das NT, causando um ferido ligeiro.

-22 - No decorrer da coluna Aldeia Formosa – Gandembel – Aldeia Formosa, foram detectadas 27 minas AP, das quais 15 foram rebentadas por não oferecerem condições de segurança. Tropas Pára-quedistas que coadjuvavam as nossas forças de segurança à coluna, detectaram e levantaram no mesmo local mais 37 minas AP.
No regresso, entre Chamarra e Mampatá, grupo IN estimado em 70 elementos emboscou as NT com fogo de RPG-2, metralhadoras pesadas e armas automáticas, causando 05 feridos graves (01 Caç Nat) e 02 ligeiros às NT, e, estragos ligeiros numa viatura. Efectuada batida foi encontrado 01 elemento IN morto, variadíssimos rastos de sangue e material diverso.

-27 a 01Set – Durante uma coluna Aldeia Formosa – Buba/Buba – Aldeia Formosa, foi accionada por uma viatura uma mina AC destruindo a mesma e provocando 01 ferido às NT. Quando se procedia à reparação do pontão de Uane, foi deflagrada 01 mina AP por um elemento das nossas forças provocando um ferido grave. Foram detectadas e levantadas posteriormente no mesmo local mais 03 minas AP.




Foto 3 – Guiné> Região de Tombali> Aldeia Formosa> 1968 > Viatura destruída por mina AC. A partir da esquerda: 1.ºs Cabos Mec Auto Rodas José Luís Moreira e Arménio Estorninho, da CCaç 2381, 1.º Cabo Cond Auto e Mec Auto Rodas (na condução), Soldado Condutor e Soldado Atirador, pertencentes à CCaç 1792.

Setembro
- 15 emboscadas
- 01 Escolta
- 14 Patrulhamentos

Dias
- 10 – Grupo IN flagelou com tiros de canhão S/R, morteiro 82mm, morteiro 60mm, RPG-2, metralhadoras pesadas e várias armas automáticas, durante 25 minutos, o Destacamento da Chamarra, causando 03 mortos e 05 feridos graves à população civil.

- 14 – Grupo IN flagelou o Destacamento da Chamarra, durante 10 minutos, com canhão S/R, morteiro 82mm e armas ligeiras. Sem consequências.

- 26 – Coluna auto Aldeia Formosa – Gandembel – Aldeia Formosa. Sem consequências.

Outubro
- 19 Emboscadas
- 02 Escoltas
- 13 Patrulhamentos

Dias
- 08 – Durante a escolta à coluna Aldeia Formosa – Gandembel – Aldeia Formosa, foi detectada e levantada por forças desta CCaç 01 mina AP. Foram encontrados vestígios IN, assim como rastos de sangue deixados por elementos que ao aproximarem-se do Destacamento da Chamarra caíram numa armadilha montada pelas NT accionando-a. Coluna sem consequências.

- 23 – Durante a coluna Aldeia Formosa – Gandembel – Aldeia Formosa, foram detectadas e levantadas 02 minas AP. Sem incidentes.

- 31 – O IN estimado em 80 elementos, utilizando canhões S/R, morteiros 82mm, metralhadoras pesadas, bazucas e RPG-2, flagelou o Destacamento de Mampatá. Sem consequências.




Foto 4 > Guiné> Região de Tombali> Mampatá> 1968; Paragem de uma coluna auto. Os camaradas que estão na foto são todos da minha Unidade. A partir da esquerda,  em baixo: os Soldados Adelino Nora e o Albino Rodrigues, a este paz à sua alma; ao centro o Soldado Isaac das TRMS; em cima sou eu e o Soldado Cond Auto Vítor “O Lisboa.”



Novembro
- 23 Emboscadas
- 02 Escoltas
- 06 Patrulhamentos

Dias
- 03 – Grupo IN estimado em 40 elementos e utilizando armas automáticas, RPG-2 e bazucas, flagelou o Destacamento de Mampatá incendiando 11 moranças. Imediatamente se preparou uma força devidamente comandada que pôs o IN em fuga.

- 14 – Grupo IN flagelou com canhão S/R, morteiro 82mm, RPG-2 e armas automáticas o Destacamento da Chamarra durante 15 minutos. Sem consequências.

- 22 – Durante a coluna auto de Aldeia Formosa – Gandembel – Aldeia Formosa, quando uma viatura GMC atravessava a ponte sobre o Rio Balana, os suportes desta cederam tendo abatido o tabuleiro e arrastando na sua queda a viatura provocando às NT 07 feridos graves.

- 28 – Realizou-se coluna auto Aldeia Formosa – Gandembel – Aldeia Formosa. Sem consequências.

Dezembro
- 20 Emboscadas
- 01 Escolta
- 07 Patrulhamentos

Dias
- 05 a 07 – Realizou-se coluna auto Aldeia Formosa – Buba - Aldeia Formosa. Sem incidentes.
De assinalar apenas o mau estado da estrada devido à época das chuvas que terminava, com o consequente atraso e esforço do pessoal e viaturas.




Foto 5 > Guiné> Região de Tombali> Aldeia Formosa> 1968 > Jantar de Natal (23DEZ68), de grande polémica devido ao grande atraso na preparação do churrasco de vaca. Tendo o meu amigo e Comandante da Companhia, me agraciado com simpatia e por tabela, brindando-me com 5 dias de detenção.
De costas, ao centro, sou eu, e a meu lado são dois soldados da minha Unidade. De frente são todos do Pelotão FOX 2022, estando à direita o Soldado Condutor Carlos Chapa, de Portimão.


Ano de 1969

Janeiro
- 02 Emboscadas
- 02 Escoltas
- 01 Patrulhamento

Dias
- 04 – Coluna auto Aldeia Formosa – Buba, sem incidentes.
A Unidade deslocou-se incorporada na coluna de Aldeia Formosa para Buba, tendo-lhe sido atribuída a missão de dar segurança aos trabalhos de abertura da nova estrada entre Buba e Aldeia Formosa; Colaborar nas escoltas às colunas realizadas entre estas duas localidades; Operações e emboscadas de contra penetração.
Permaneceu 01 GRCOMB na defesa do Destacamento de Chamarra.

- 08 – Grupo IN flagelou o Destacamento da Chamarra, utilizando armas automáticas, RPG-2, morteiros 82mm e ligeiros, causando o incêndio de uma palhota.

- 21 – Deslocação em coluna do GRCOMB da CCAÇ 2381, que tinha permanecido na defesa do Destacamento de Chamarra a fim de se juntar ao Comando da Unidade.

Durante a coluna a Aldeia Formosa – Buba, grupo IN emboscou as NT durante 10 minutos utilizando armas ligeiras, RPG-2, granadas de mão e morteiros ligeiros, causando 07 feridos às NT e 02 civis. Quando a coluna retomava a marcha foi accionada, por uma viatura, 01 mina AC reforçada, causando a destruição parcial da viatura. As NT reagiram pelo fogo e manobra efectuando uma batida à zona, tendo verificado que o IN tinha intenções de montar 01 fornilho, pois foi encontrado um fio eléctrico, que vindo da mata, acabava num buraco aberto junto à berma da estrada. Não conseguiu o seu intento devido, talvez, à aproximação imediata da coluna. Deduz-se que o IN pretendia, simultaneamente ao rebentamento da mina, abrir a emboscada e deflagrar o fornilho, com grandes possibilidades de êxito.
Devem-se ter precipitado ao verificarem a passagem de 04 viaturas, sem terem accionado a mina, pois esta só rebentou à quinta, que vinha a reboque (matador) e já depois da emboscada.




Foto 6 > Guiné> Região de Tombali> Algures no Sector de Buba> 1969 > Em primeiro plano, o Soldado “O Lourinhã”. Na cabine, à esquerda, o ex-1.º Cabo Atirador “O Peniche”, ao meio o ex-Fur Mil Tareco e à direita o ex-Cond Auto Raul Braz. Na carroçaria, de pé, o ex-1.º Cabo Enfº Jorge Catarino; o seguinte não identifico pelo nome. Sentado está o Sold. “O Galhordas”. Os restantes camaradas não consigo identificar pelos seus nomes.
O ex-1.º Cabo Enfº José Teixeira, CCaç 2381, é exímio nas identificações. Vamos lá dar uma ajuda.


PS – Eu, quando em actividade profissional na preparação, entre outros, dos relatórios e pareceres, a fim de atenuar algo que pudesse dificultar as interpretações, era de todo conveniente efectuar a leitura dos mesmos e tomando também a posição do receptor. Condição que ainda me assiste nos meus textos, embora por vezes existam falhas de sintaxe gramatical e “pontapés” no vocabulário Português, mas sempre respeitando o semelhante, “porque quando vou à praia sei onde deixar a roupa.

Com um Abraço do tamanho do Rio Grande de Buba.
Arménio Estorninho
CCaç 2381 “Os Maiorais”

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 15 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7286: Notas de leitura (171): A Malta das Trincheiras, de André Brun (Arménio Estorninho)

Vd. último poste da série de 2 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6918: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (18): Encerramento do mês do Ramadão

Sem comentários: