quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7365: Convívios (285): Novo Encontro da Tabanca da Linha (José Manuel Matos Dinis)



1. O nosso Camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil At Inf da CCAÇ 2679,
Bajocunda, 1970/71), enviou-nos, em 30 de Novembro de 2010, a seguinte mensagem:
Novo Encontro da Tabanca da Linha
Camaradas,


Não venho com estórias, nem com polémicas sobre a crise, nem com ideias prosélitas para que votem em mim, antes, trago ao conhecimento geral a notícia sobre o próximo convívio da Magnífica Tabanca da Linha. E desta vez, vingativamente, em local a estrear, mais central, mais aconchegado, a ver se mais melhor. Trata-se do restaurante O INFANTE, na rua João Chagas, 53 - E, entre Algés e Linda-a-Velha, na antiga estrada para Carnaxide. Subindo de Algés, apresenta-se do lado esquerdo. Descendo (oh caraças, atrapalho-me sempre nas descidas...), o melhor é perguntarem.
Identificado o local, passo a pormenorizar o que se combinou com o Senhor Manuel, ex-pára, que atirou o presidente da câmara pela porta do avião, mas equipado de eficaz pára-quedas. Assim, de entradas foi proposto queijo (de ignorada proveniência), presunto (de Vinhais, para que não voltem de lá aos ais), alheira do mesmo sítio (que despertam a gula ao colesterol), e pataniscas (feitas a partir de bacalhau). Quem quiser, para não ser surpreendido, pode levar de casa uma ou mais marmitas, convenientemente llenas de boa petisqueira, que até pode proporcionar-se um concurso de paladares.
Activados com semelhante motor de arranque, passar-se-á aos pratos fortes, e cada um deverá indicar a sua preferência no acto de inscrição (não sejam melgas, têm que indicar a escolha):
1 - arroz de cabidela de galinha ou galo (se não for de aviário, será de Vinhais). Mas adianto, que o Sr. Miguel Pessoa já me gabou essa experiência.
2 - leitão feito no estabelecimento, e espero que alguém se pronuncie.
3 - posta, que não será mirandesa, tendo em conta o patente orgulho dos de Vinhais. Digo eu.
4 - entrecosto de vitela, talvez grelhado, talvez assado no forno, que a tanto não chegou a explicação.
5 - posta, a célebre posta, que enche a pança a todos quantos passam pela região transmontana.
Aqui chegados, espero que bem dispostos e com vontade de passar aos doces, é costume haver meia-dúzia de variedades, todos confeccionados lá, no local. Já não estou seguro, mas se alguém preferir fruta, pode ser que haja. Nesta parte, pedimos como qualquer outro cliente, e em concorrência directa.
Hoje, dia não-sei-quantos de Novembro, três esforçados voluntários, com destaque para o Comandante da Magnífica, deslocaram-se ao Infante, como quem não quer a coisa, no intuito óbvio de avaliar, quer a sala, quer as iguarias, quer o ambiente. O ambiente é que ficou na história, pois o nosso Comandante foi reconhecido por uma linda criatura natural do Cazembe, radiosa de simpatia, e que presta serviço às mesas. Linda a garota. Os outros dois voluntários, o Marques e eu, estupefactos e ciumentos, perguntávamos aos nossos botões onde é isso do Cazembe, que céu na terra ali tão bem representado?
Era já a parte do café que, com o vinho, ficam incluídos no preço estimado, até 20 aéreos.
Quanto à data, decidi democraticamente, e por delegação de poderes, será já no próximo dia dez - 10 de Dezembro, sexta-feira, pelas 12H00. As inscrições devem ser feitas até ao dia 7 anterior, não vá alguém espalhar-se até ao ano novo. Quanto às inscrições, podem fazê-las para mim (913 673 067) ou para o Marques (933 599 115). Por favor, não incomodem o Senhor Comandante.
Prontos, estamos de braços abertos à vossa espera, principalmente, esse homem do mundo que criou o blogue.
Abraços fraternos
JD
__________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
26 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7344: Convívios (201): 7º Encontro da Tabanca do Centro (Joaquim Mexia Alves/Juvenal Amado)

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Zé Dinis

Bela escrita, sim senhor! Até dá apetite...
Quem é o "sr. Comandante"?

Bem, dia 10 'é já amanhã' e as inscrições, dia 7, serão então para 'antes de amanhã'... mas, é uma época difícil, muitas solicitações, muito stresse, muita falta de tempo, muita 'chatice'... enfim, vai ser quase impossível poder comparecer.

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro J. Dinis,

Desta vez é que vou mesmo.
Antes do dia 7 vou enviar a inscrição por telemovel.

Um Abraço

Manuel Amaro

Luís Graça disse...

Já tive ocasião de dizer, pelo correio interno da Tabanca Grande, que lamentavelmente ainda não é desta vez que poderei ser "entronizado" pela Magnífica Tabanca da Linha, cujos tabanqueiros eu saúdo fraternalmente. Estarei a presidir a um júri académico e tenho aulas, nessa tarde de sexta-feira, 10...

Mas não quero deixar de desejar um bom repasto natalício, um melhor convívio tabancal e sobretudo... muita força e esperança para o ano de 2011 que aí vem...

Luís Graça