terça-feira, 2 de agosto de 2011

Guiné 63/74 - P8631: Convívios (365): I Encontro da CCAÇ 3414, Coimbra, dia 30 de Julho de 2011 (Joaquim Carlos Peixoto)

1.º ENCONTRO DA CCAÇ 3414
SARE BACAR, BAFATÁ

COIMBRA - 30 DE JULHO 2011

Sendo um frequentador assíduo da Tabanca Pequena de Matosinhos e companheiro inseparável dos encontros da Tabanca Grande, onde num e noutro lado, revivo com muita emoção e franca camaradagem a vida passada nesse mundo quase irreal que é a Guiné. Revivendo momentos maus e menos maus que lá passámos, ficava pensativo e com certa mágoa ao recordar os meus camaradas e amigos da CCAÇ 3414 e não nos encontrarmos nem sabermos nada uns dos outros.

Tinha conhecimento que esta e aquela Companhias tinham convívios.
E a C CAÇ 3414?
Nada !!!

Compreendia, que sendo esta Companhia formada na maioria por soldados açorianos (apenas os graduados e os soldados especialistas eram do Continente), havia mais dificuldade em organizar um encontro, mas isso não me satisfazia, nem servia de justificação.

Algo tinha que ser feito. Através do nosso Blogue, mails, sms, net e alguns telefonemas, consegui o contacto do Silva nos Estados Unidos e do Caldeira nos Açores. Com muito empenho, trabalho e alguma sorte conseguimos muitos contactos e marcamos o nosso primeiro encontro para Coimbra no dia 30 de Julho.

Conseguimos contactar com todos os camaradas que residiam no Continente. Apenas quatro não puderam comparecer por motivo de trabalho ou saúde.

No dia marcado parti com o Brito para Coimbra. Como iria ser o nosso primeiro encontro passados trinta e oito anos?

Chegados ao local do encontro (antes da hora marcada) já lá se encontravam alguns camaradas mais apressados e ansiosos. Mas, quem seriam eles? Não reconheci nenhum, apenas o Capitão (hoje Coronel) Ribeiro de Faria. Aos outros, o Chaves, o Silva da secretaria e o Macedo, não os reconheci.

Era impressionante, um a um iam chegando e a chegada de cada um trazia mais emoção e mais alegria. Era uma “granada” de sentimentos, de emoção, era um reviver de situações que nos confundia, que nos animava. Não há palavras para exprimir semelhantes sentimentos.

Que lindo retrato!!!
Parecidos com os periquitos de 1971/73 ?!

Aos poucos foram aparecendo o Zé Maria, Caldeira, Pires, Gomes, Alcides Rocha, Vieira, Neves, Pinto, Coutinho, o Silva Enfermeiro, Abreu, Tavares e Bacalhau. Certamente que não foi bem por esta ordem, mas não recordo exactamente os que chegaram primeiro.

Após os primeiros abraços e as primeiras impressões:
- Já não te conhecia.
-Estás mais gordo.
- Onde está o teu cabelo?
-Tás velho pá.
-Eras metade!
E tantos, tantos comentários.

Dir-se-ia, à primeira vista que nada mudara mas não era bem assim.Explicações que dávamos da vida e situação actual, cruzavam-se com as recordações de outrora.

Depois deste primeiro contacto e acabados os aperitivos, passamos à sala onde iria ser servido o almoço.

Após cada um ter tomado o seu lugar, o nosso “Capitão” (Coronel) Ribeiro de Faria proferiu algumas palavras. Palavras essas de amizade e de reconhecimento. Porém, a emoção traiu-o aquando da lembrança dos camaradas que não regressaram: o Ribeiro e o Parreira. A voz falhou-lhe e a emoção tomou conta dele, e no rosto de cada um, era notória a tristeza e a desilusão dessas perdas.

A refeição decorreu animada e cada um ia relembrando o passado. Em cada rosto estava estampada a alegria.


A sobremesa foi coroada com um bolo onde se destacava a CCAÇ 3414 – OS FALCÕES – LEALDADE E JUSTIÇA.


Sem ninguém se aperceber o Lopes tinha uma surpresa para todos: fomos presenteados com “ Fados de Coimbra”, que fizeram a delícia de cada um de nós.

Também o Alcides Rocha, nos surpreendeu ao oferecer-nos umas garrafas do seu vinho “Aravos”.

Não posso deixar de referir a forma curiosa como o Silva (da secretaria) ia reconhecendo alguns camaradas que iam chegando: Pela maneira de andar, por alguns tiques e por algumas atitudes que tomavam.

Antes da despedida, formou-se uma comissão que irá organizar o próximo convívio em Setembro de 2012 na Ilha Terceira, onde a Companhia foi formada.

O encontro foi registado com várias fotos, e no regresso a casa todos levávamos a alma mais leve, pois partilhamos uns com os outros, as vivências de uma guerra que não era nossa. Recordamos, revivemos e abraçamo-nos com a esperança que outros encontros surgirão.


Foi feito um convite a todos, que ao passarem pelo Norte se juntem na Tabanca Pequena de Matosinhos (às Quartas-feiras).

Obrigado a todos pela vossa presença e pelo bem que fizemos uns aos outros neste convívio

Até sempre.
Joaquim Carlos Peixoto
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 26 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8607: Convívios (358): 2º Almoço-Confraternização do BCAÇ 4610/73, 3 de Setembro de 2011 em Pombal (José Romão)

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Joaquim,
Não é fácil juntar a malta açoriana espalhada que estã pelos quatro cantos do mundo.
Mas sei o que são essas emoções.
O ano passado a minha CCaç 3327 teve o seu primeiro convívio em Coimbra.
Depois de amanhã parto para os Açores para outro convívio que será realizado no antigo BII17.
Lá estarão camaradas vindos do continente português, França, Canadá e EUA.
A chegada é linda; na partida fica o desejo do próximo convívio.
Deixa-me sugerir que tentes a experiência nos Açores. Não será fácil, mas digo-te que valerá a pena.
Um abraçoo,
José Câmara

Anónimo disse...

Caro Peixoto e Brito:

Fico feliz convosco. Foi certamente uma enxurrada de emoções. Podemos contar as nossas histórias a pessoas amigas, mesmo a camaradas que passaram por algo semelhante, mas nada é igual a contá-las aos que as partilharam connosco.

Um abraço

Carvalho de mampatá

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Joaquim Peixoto

Acompanhei a tua demanda para conseguires levar a cabo este Encontro. Só por si, foi um êxito, mas ele é mais do que isso. É a prova que quando nos esforçamos e nos empenhamos a sério numa tarefa, numa missão, acabamos por conseguir o objectivo.

Pelo teu relato ficamos também a saber que o entusiasmo, a emoção, foram generalizados e que todos concluiram que "valeu a pena" este esforço para a confraternização.

Também fico contente por o Blogue te ter dado as pistas para conseguires levar por diante a tua tarefa.

Abraço
Hélder S.