quinta-feira, 31 de maio de 2012

Guiné 63/74 - P9971: Agenda cultural (205): Convite para o lançamento do livro "A Viagem do Tangomau", de Mário Beja Santos, dia 19 de Junho de 2012 no Auditório da Associação Nacional das Farmácias em Lisboa

CONVITE

Lançamento do livro "A Viagem do Tangomau", de autoria de Mário Beja Santos, dia 19 de Junho de 2012, pelas 18h30, no Auditório da Associação Nacional das Farmácias (Museu da Farmácia) Rua Marechal Saldanha, 1 em Lisboa.
Serão apresentadores, o escritor Carlos Vale Ferraz e o investigador Leopoldo Amado.


OBS: - Os interessados na visita guiada ao Museu da Farmácia a levar a efeito pelas 17h30 devem confirmar a sua presença através deste endereço: aferreira@circuloleitores.pt



1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70) com data de 28 de Maio de 2012:

Meus queridos amigos,
É com muita satisfação que venho convidar todos aqueles que se possam deslocar no dia 19 de Junho, pelas 18h30, ao Museu da Farmácia, a estarem presentes ao lançamento deste livro que, no essencial, nasceu no blogue.
É um livro de 42 anos de memórias, como numa sinfonia tem quatro andamentos: os preparativos para a guerra, os dois anos no rio Xaianga, a retoma da vida civil e persistente presença de sinais guineenses, a eclosão de todas as memórias e o regresso à Guiné.
É um livro que pertence a dois países, tal a natureza do testemunho. E mais não digo. Apelo à vossa companhia, toda a viagem do Tangomau apareceu redigida em primeira mão no nosso blogue, houve momentos em que me senti numa missão coletiva.
Considero o filão esgotado. O que tenho pela frente é uma empreitada valente, de parceria com Francisco Henriques da Silva, aquele nosso camarada que cobriu de glória a diplomacia portuguesa durante o conflito político-militar de 1998-1999, todos os outros ilustres embaixadores saltaram do barril de pólvora, ele ficou a pé firme, correndo todos os riscos numa Bissau em chamas. Pretendemos elaborar um levantamento documental intitulado “Da Guiné Portuguesa à Guiné-Bissau: Um roteiro”. Uma investigação pacífica, nada de sobressaltos para o coração.

Agradeço antecipadamente o bom acolhimento que possam dar ao meu convite.

Um abraço do
Mário
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 26 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9948: Agenda cultural (204): Convite ISCTE-IUL, para o Lançamento do livro digital sobre "Militares e sociedade, marinha e política

1 comentário:

Antº Rosinha disse...

"É um livro que pertence a dois países, tal a natureza do testemunho"

“Da Guiné Portuguesa à Guiné-Bissau: Um roteiro”. Uma investigação pacífica, nada de sobressaltos para o coração.
+++
Mário Beja Santos, é melhor não pensares em que as memórias ficam por aqui.

Prepara-te para continuar, pois que se em 1998 os senegaleses foram corridos de Bissau, desta vez vai ser mais difícil "expulsá-los".

Pode mesmo ser o fim de um PALOP.

Portugal está a passar ao lado do problema actual da Guiné e os Caboverdeanos e Angolanos (MPLA e PAICV) estão-se alienando.

Dentro da própria Guiné-Bissau há muita gente "vendida" e quem podia resistir foi sendo afastado com os vários golpes periódicos, que já vêm desde o assassinato de Amílcar.

Cumprimentos