terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10944: Agenda cultural (248): Abertura ao público do Arquivo Amílcar Cabral e realização do seminário "Amílcar Cabral: um projeto interrompido", Lisboa, Fundação Mário Soares, 2ª feira, dia 21


1. A Fundação Mário Soares, com sede na Rua de São Bento, 160, Lisboa, vai realizar um seminário sobre Amílcar Cabral, em 21 de janeiro de 2013, 2ª feira, das 11h00 às 19h15. Esta iniciativa é aberta ao público, não há inscrições prévias. O auditório da Fundação tem capacidade para 100 pessoas. A organização deste evento é conjunta, contando com a parceria do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) e a colaboaração da Fundação Amílcar Cabral, com sede na cidade da Pria, Cabo Verde.

A partir do 20 do corrente, a Fundação vai permitir o acesso ao público do Arquivo Amílcar Cabral,  na Internet, ao fim de vários de trabalho de recuperação e tratamento do espólio (documental) do fundador e líder do PAIGC, sob a direcção (segura, persistente e competente) do dr. Alfredo Caldeira.  Até agora tem estado disponível apenas uma pequena amostra desse espólio.

É de recordar aqui que,  "ao longo da sua existência, a Fundação Mário Soares tem recebido um amplo reconhecimento público pela actividade desenvolvida, em especial pela contribuição dada na promoção de uma cultura cívica e democrática e pelo papel desempenhado na preservação, digitalização e divulgação de numerosos acervos documentais e fotográficos relevantes para a investigação e conhecimento da memória histórica comum dos países da Lusofonia".
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10929: Agenda cultural (247): Termina a 27 deste mês a exposição Álbum de Memórias: Índia Portuguesa. 1954-62, Lisboa, Padrão dos Descobrimentos

Sem comentários: