1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os Morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), enviou-nos a seguinte mensagem.
Camaradas,
Já que estamos numa de futebolices, Mampatá e a CART 2519 não podiam ficar indiferentes ao pontapé na bola que salutarmente se fazia naquela altura por lá.
Ficaram célebres algumas peladinhas que fazíamos com a inclusão do Capitão da Companhia, que aliás era o próprio a incentivar o pessoal para a mesma. Entretanto aproveitavámos a peladinha para lhe aplicar umas valentes caneladas de amizade que levava o mesmo, muitas vezes, a queixar-se e com hematomas nas pernas, tal era a dose.
Chegou-se também a fazer um Campeonato com as Companhias de Aldeia Formosa, respectivamente, CART 2521 e CCAÇ 2616 e CCS do Batalhão, que ficavam a cerca de 7Km de nós.
O nosso Vagumestre e o Fur Mil José Alberto Gonçalves, do Pel Caç Nativos, chegaram mesmo a criar uma escola de djubis de Mampatá onde ensinavam algumas práticas da modalidade.
O Futebol nem sempre foi uma constante da nossa Companhia, pois nos primeiros tempos a intensidade e o empenhamento na construção da estrada Buba-Aldeia Formosa era tal que a nossa disposição para qualquer coisa era nula. Só mais tarde e depois de nos termos fixado na Tabanca é que criámos condições para a sua prática com o fim de nos recrearmos nos momentos de descanso.....
Junto algumas fotos desses tempos, com maior predominância sobre as escolas de Jubis de Mampatá. [Seguem algumas fotos desses bons tempos].
Um abraço a todos
Mário Pinto
Fur Mil At Art da CART 2519
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
9 DE JANEIRO DE 2014 > P12561: E fazíamos grandes jogatanas de futebol (3): O 'Jogo da Bola' nos intervalos da guerra: os craques da CART 3494 (Xime e Mansambo, 1972/74) ... (Jorge Araújo, ex-fur mil op esp)
3 comentários:
Caro Gualter:
Vocês os Morcegos fizeram o trabalho mais difícil de desbravamento do terreno, mais tarde a nossa cart.6250, sob a orientação do Zé Manuel da Régua, fez o resto: desde a substituição das traves tortas por direitas etc...etc. A nível técnico o Zé Manel era o treinador principal, apoiado pelo Pinheiro da vila das Aves. Aquilo foi mesmo a primeira escola de futebol do Sul da Guiné.
Um abração.
Carvalho de Mampatá.
Obrigado por estes «lembretes» com que nos mimas!Foi numa destas jogatanas que o meu joelho direito levou um aperto.Um grande abraço
do Costa Pira
Caro Mário
Estas fotos e estas recordações são um reforço do que se tem vindo a verificar que, onde e quando era possível, recorria-se ao desporto para manter o pessoal ocupado e interessado, sendo o futebol, naturalmente, o mais utilizado.
E, sem qualquer motivo de espanto, verifica-se que facilmente ele é adoptado por todos, mesmo aqueles que não estavam familiarizados com tal actividade.
Hoje, verifica-se que esses acontecimentos fazem parte do rol de recordações que o pessoal vai relembrando.
Abraço
Hélder S.
Enviar um comentário