sábado, 11 de janeiro de 2014

Guiné 63/74 - P12574: Blogoterapia (246): Uma história de vida contada na primeira pessoa (José Saúde)

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.


UM AVC QUE NÃO DEU TRÉGUAS E QUE TENTOU 
DIZIMAR ESTE JÁ GASTO COMBATENTE DA GUINÉ


UMA HISTÓRIA DE VIDA CONTADA NA PRIMEIRA PESSOA


Quando no ano de 2011 integrei o grupo de antigos combatentes que marcaram presença no almoço do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, em Monte Real, vislumbrei desde logo um caminho que eventualmente poderia transportar-me a outros trilhos, apenas sonhados mas entretanto vedados, por motivos aliás que se prenderam em exclusivo com a minha atividade jornalística desportiva durante cerca de 30 anos, sendo que a partir dessa fonte de inspiração me ressaltaram à mente um rol de eternas recordações que guardo religiosamente no meu álbum sobre a Guiné.

O desafio a Monte Real foi-me lançado pelo meu grande amigo e camarada RANGER Pedro Neves, que me lançou dicas sobre o reencontro de velhos camaradas que, transversalmente, cruzaram o solo de uma Guiné que jamais ousou dar folgas ao destemido jovem soldado sem medo atirado então para a frente de combate.

Como piriquito assumi a minha primária presença nesse encontro, dissequei momentos inesquecíveis dos nossos tempos de Guiné com outros camaradas, e resolvi de pronto partir para a elaboração de um livro onde trouxe a público uma obra, a quinta do meu pecúlio, intitulada “GUINÉ-BISSAU AS MINHAS MEMÓRIAS DE GABU 1973/74”, histórias de um furriel miliciano – Operações Especiais/Ranger – que cruzou a guerra com a paz.

Confesso que essa viagem a Monte Real configurou, para mim, como mais um desafio às minhas capacidades motoras, uma vez que as limitações do meu AVC, ocorrido na madrugada do dia 27 de julho de 2006, impunham, obviamente, algumas restrições, embora calculadas, mas que representaram no final mais uma batalha vencida.

Ao volante do meu carro, adaptado claro, galguei quilómetros, desafiei virtuais adversidades e a viagem Beja-Monte Real-Beja, saldou-se como uma rixa vencida.

Não me restam hoje dúvidas, ainda que devidamente controladas, que a inquietação de vencer os males do meu AVC, que me levou a jamais atirar a toalha ao chão e não me deixar cair em pressupostos desesperos, reforço, tem tingidas auréolas de um antigo combatente e de uma especialidade ranger que muito me ensinaram a vencer as intempéries deparadas numa vida que já vai longa, mas onde residem substanciais resquícios de obstáculos de outrora ultrapassados na peleja de uma Guiné que continua sempre presente em nós.

AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NA PRIMEIRA PESSOA, foi um livro que lancei em 2009 e que me tem proporcionado vários encontros nacionais, sendo o propósito transmitir aos outros que a enfermidade, a nossa, não deverá ser encarada como um fim, mas como o início de uma nova vida na qual teremos de procurar alternativas, que as temos, para solucionar o problema entretanto deparado.

Reconheço, por que é certo, que o AVC é, também, uma das principais causas de morte. Todavia, os que por cá ficam têm que saber lidar com as consequências deixadas pela doença. Saber gritar bem alto que somos na realidade vencedores e não simples malabaristas num palco circense universal.

Neste contexto, convido todos os camaradas para verem este vosso amigo e antigo combatente da Guiné no programa "CONSIGO", RTP 2, no dia 1 de fevereiro, sábado, pelas 11h00, onde citarei a minha inequívoca recuperação de um AVC que tentou levar-me desta vida terrestre, mas cuja emboscada se saldou, por enquanto, numa contundente vitória.

Resta-me publicamente agradecer ao nosso camarada Luís Graça, assim como aos seus fiéis editores, a disponibilidade oferecida pelo nosso blogue por alguns dos textos por mim aqui publicados, sendo certo que alguns deles abriram uma janela, também além-fronteiras, para uma outra visibilidade dos tempos da guerrilha guineense. A menina de Gabu, uma criança nascida dos "Filhos do Vento", por exemplo, espelha uma irreversível verdade com contornos agora sobejamente conhecidos.

Esta reportagem do programa CONSIGO é da autoria de Dora Alexandre, uma jornalista que me descobriu através do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. OBRIGADO!


Um abraço, camaradas 
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523
___________


Nota de MR:

13 comentários:

José Pedro Neves disse...

Grande Amigo e Camarada RANGER, José Saúde.
Em boa hora decidiste realizar a viagem, que separa a tua Cidade de Beja, até Monte Real, em 2010, com todas as limitações físicas que te acompanham, para te encontrares com antigos Camaradas, que como tu, teem muitas histórias de vida, passada na Guiné. Os teus contos, que tão bem descreves, transportam-nos para situações que a maior parte de nós, de um modo ou de outro, se identifica e como te disse ao telefone, tens que pensar seriamente em ires á Guiné-Bissau. Temos que pensar nisso, Grande Amigo!
Um Abraço e no dia 1-2-2014, lá estarei na "1ª fila" do meu sofá, para ver a reportagem.

Torcato Mendonca disse...

O meu abraço, José Saúde.

Gostei,mais uma vez, do que li.

Ab,T.

José Saúde disse...

Camaradas, a verdade, sentimento que sempre estimei e estimo, é para ser literalmente reposta, ainda que pouca influência tenha para o caso. Todavia, um engano é próprio do ser humano e o certo é que a minha primeira presença no almoço-convívio do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, em Monte Real, ocorreu em 2011 e não em 2010 como por lapso informei neste meu texto.
Um abraço, camaradas

Rui Silva disse...

Caro José Saúde:
Venho aqui dar-te um grande abraço como reconhecimento da tua coragem e dos teus extaordinários textos que tanto engradecem este Blogue, agora com um texto e uma prestação muito nobre e plausível a todos os níveis, à saúde pública, à saúde afinal que interessa a todos nós.
Lá estarei a ver o programa na TV com a maior atenção e interesse.
Obrigado José.
Bem hajas e passa bem.
Rui Silva

Hélder Valério disse...

Meu caro camarada José Saúde

Tem sido um gosto acompanhar o teu percurso, aqui no Blogue.
Referes as tuas presenças nos Encontros do Blogue em Monte Real e de como isso te foi agradável e até motivador.
Tu és de facto um vencedor, não apenas por teres conseguido debelar as dificuldades que o AVC te deu como também tens servido de exemplo de como é possível e necessário enfrentar as adversidades.

Já está 'anotado' o programa em que terei o gosto de te rever.

Abraço.
Hélder S.

MANUEL MAIA disse...

ABRAÇO E FORÇA CAMARIGO PARA CONTINUARES ESTE EXEMPLO INDOMÁVEL DE LUTA.
ESTIVE CONTIGO ANO PASSADO EM MONTEREAL E ACREDITO QUE AINDA VAIS MELHORAR MAIS PORQUE TENS ESSA VONTADE INDÓMITA DOS VENCEDORES.
ABRAÇO

Ana Neves disse...

Amigo José Saúde, és um ser humano incrível.
É uma honra para mim ser tua amiga .... sábado, também lá estarei na "1ªfila" do meu sofá, para ver a reportagem, ao lado do meu Pedro.
Um beijo grande cheio de admiração.
Ana Neves

Anónimo disse...

Sem dúvida, estarei na primeira "linha da grelha". Depois da partida, onze horas, pista dois, tomarei muita atenção às retas, às curvas e às "Chicanes".
Um abraço e continuação de saúde de ferro.
Álvaro Vasconcelos

Mário Vasconcelos disse...

Todos os motivos são para contentamento. Aguardemos pois pela reportagem e manifesto o desejo de continuação na saúde. E vamos em frente pois o tempo urge.

Anónimo disse...

For the batting controls, there are 2 game control functions which you can select in this
game including the active control and also the classic control.
The policy of “friendship first, competition second”
was applied to baseball as it been earlier to ping pong,
soccer, basketball and other sports. And, due to a city ordinance that prevents
high-rise construction east of Lake Shore Drive, Lake Point Tower will hold
its singular status forevermore.

Check out my blog post - baseball superstars 2013 hack
()

Anónimo disse...

Magnificent goods from you, man. I have remember your stuff prior to and you're just
too magnificent. I really like what you have got right here, really like what you're stating and the best way in which you say it.
You make it entertaining and you still care for to keep it wise.
I cant wait to learn much more from you. That is really a terrific site.


Here is my homepage: huge muscles

Anónimo disse...

Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning this write-up and also the rest of the site is
very good.

Take a look at my web site :: Best Dslr camera 2014

Anónimo disse...

If you would like to improve your experience simply keep visiting this web
page and be updated with the latest news posted here.

Also visit my web blog; jordans shoes