domingo, 27 de julho de 2014

Guiné 63/74 - P13438: Efemérides (167): Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra do Concelho de Loures, levado a efeito no passado dia 25 de Julho de 2014 (José Martins)

1. Mensagem do nosso camarada  José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, 1968/70), com data de 25 de Julho de 2014:


Frente do Monumento 
© - Foto: José Martins


HOMENAGEM AOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA DO CONCELHO DE LOURES

Conforme difundido, teve lugar em Loures, junto ao Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, obra de Fernando Soares, inaugurado a 8 de Dezembro de 1929, uma homenagem aos Combatentes do Concelho de Loures (à época incluía o actual município de Odivelas), assim como a apresentação da obra de restauro do citado monumento.

A cerimónia iniciou-se com a colocação de uma coroa de flores, na base do monumento, pelo Presidente da Câmara, Dr. Bernardino Soares.


Presidente da Câmara frente ao Monumento
© - Foto: José Martins

A Guarda de Honra foi prestada por uma secção da Companhia de Comando e Serviços do Regimento de Transportes.
Um terno de clarins e caixa, da mesma unidade, executou o Toque de Silêncio, seguido do toque de Mortos em Combate, enquanto a força militar se postava na posição de “apresentar armas”, findo o qual se fez silêncio, em memória dos combatentes tombados no campo da honra, tendo o Reverendo Padre Francisco, Paróquia de Loures, proferido uma Oração.

Reverendo Francisco, proferindo a Oração
© - Foto: José Martins

Seguidamente fez-se ouvir o toque de alvorada. Se o toque de silêncio e o toque a mortos em combate, nos recorda os camaradas de armas tombados, o toque de alvorada recorda-nos que há um “dia novo”, que é preciso reiniciar a vida e concluir o que aqueles militares não puderam fazer.

Coronel Rodrigues Cardoso, no uso da palavra
© - Foto: José Martins

Tomou seguidamente a palavra, representando a Liga dos Combatentes, o Coronel António Manuel Rodrigues Cardoso, presidente do Núcleo de Lisboa, que estava representado com o guião, lembrando o sacrifício pedido aos portugueses, assim como lembrando a criação da própria Liga, como meio de apoio aos combatentes de então e, actualmente, a prossecução desses mesmos objectivos.

O Presidente da Câmara de Loures
© - Foto: José Martins

A cerimónia ficou concluída com a intervenção do Dr. Bernardino Soares, que recordou que não basta recordar os nossos maiores, mas é preciso manter a sua memória viva, com a conservação do património que os celebra.

Porta-estandarte do Núcleo de Lisboa da Liga dos Combatentes
© - Foto: José Martins

À cerimónia estiveram presente elementos dos Órgãos Municipais, Comandante do Regimento de Transportes, Coronel Vítor Manuel dos Santos Borlinhas, assim como a população, entre os quais se notava a presença de Combatentes da Guerra do Ultramar.

Postal editado para comemorar o acto, pela C.M. Loures (2014)

Guarda de Honra, junto ao monumento. 
© - Foto: José Martins

Texto: José da Silva Marcelino Martins
Sócio da LC nº 80.393/Lisboa
Odivelas, 25 de Julho de 2014

************
Links sobre o Monumento de Loures:

Em Ultramar Terra.Web.bis

(1) Inauguração do Monumento

(2) Homenagem aos Combatentes em 10 de Abril de 2011

(3) Combatentes da Grande Guerra do Concelho de Loures (actualização de listagem)


Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné

(1) Inauguração do Monumento

(2) Homenagem aos Combatentes em 10 de Abril de 2011

(3) Combatentes da Grande Guerra do Concelho de Loures (actualização de listagem)
____________

Nota do editor

Vd. último poste da série de 21 de Julho de 2014 > Guiné 63/74 - P13425: Efemérides (166): Faz hoje 50 anos que o Pel Caç Ind 953 desembarcou a Bissau (António Bastos)

Sem comentários: