sábado, 22 de novembro de 2014

Guiné 63/734 - P13929: Convívios (643): Histórico dos encontros anuais da CART 3494 – PARTE 2 (Jorge Araújo/Sousa de Castro)

1. O nosso camarada Sousa de Castro, que foi 1º Cabo Radiotelegrafista, CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, 1971/74, enviou-nos um histórico dos convívios da sua unidade, descrito pelo Jorge Araújo, que foi Fur Mil Op Esp/Ranger, também da mesma CART, cuja publicação culminamos com esta 2ª parte:


HISTÓRICO DOS ENCONTROS ANUAIS DA CART 3494 – PARTE II

CONVÍVIOS 27.º, 28.º E 29.º  



Caríssimos Camaradas Luís Graça e restantes Tabanqueiros,


Não sei se o Jorge Araújo enviou este trabalho… Gostaria de o ver publicado no maior e mais completo blogue sobre a guerra colonial na Guiné, assim sendo se acharem do interesse geral. 


Um abraço, 
Sousa de Castro 




III– HISTÓRICO DOS ENCONTROS/CONVÍVIOS DA CART 3494

- DO 27.º [2009] AO 29.º [2011] 





A Comissão Organizadora deste Encontro, de um só elemento, foi nomeada em11Jun2011, no decorrer do almoço/convívio realizado em Seia, ficando responsável o camarada António Espadinha Carda [ex-Fur. Art.; daPonte de Sor], já repetente nestes eventos. A sua anterior responsabilidade, concebida em partilha com o camarada João David Godinho [ex-Fur. Art.; da Ponte de Sor], verificou-se em 1999, na 14.ª [XIV] edição,em Montargil. 

Para a realização do evento de 2012, foi escolhido o dia 9 de Junho, sábado, tendo como local do almoço/convívio o Restaurante Gato Preto, sito em Barreiras, Ponte de Sor [vd. P153+P155].

Na mensagem de apresentação do seu programa, o organizador referiu o seguinte:

Caro companheiro e amigo. É com grande prazer e amizade que te estamos a convidar para mais um convívio. Contamos com a tua presença. O local de concentração vai ser na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor, entre o Campo de Ténis e as Piscinas Municipais. O almoço será servido no Restaurante Gato Preto, em Ponte de Sor.

- Fotos de Família -




A Comissão Organizadora da presente reunião foi nomeada a 9Jun2012, no decorrer do Encontro levado a cabo em Ponte de Sor, sendo constituída, pela primeira vez, por um ex-militar e sua filha, a saber: Manuel Carvalho Sousa [ex-Sold.; de Nogueira, Amarante] e Telma Sousa [vd. P178+P181].

Para a sua realização foi escolhido o dia 15 de Junho, sábado, e seleccionado o serviço gastronómico do Restaurante “Quintinha do Nelo”, sito em Sobrado, Paredes (Felgueiras).

O organizadorreferiu, na sua mensagem expressa no programa, que:

A chegada a Bissau foi a 28 de Dezembro de 1971. 

Foram oitocentos e vinte e oito dias. Passamos momentos difíceis, que ficaram para sempre na nossa memória. Foram estes momentos que fortaleceram as nossas relações de amizade e que ficássemos como uma família! Passados estes 42 anos é com grande orgulho que organizo o nosso XXVIII convívio. O almoço será servido no Restaurante Quintinha do Nelo, em Sobrosa - Paredes. Conto com a tua presença para que possamos mais uma vez recordar todas as nossas memórias. Recordar é viver. 

- Foto de Família -


- Momento de Animação - 







A Comissão Organizadora deste Encontro foi nomeada a 15Jun2013, em Sobrosa - Paredes (Felgueiras) sendo constituída pelos camaradas: António Serradas Pereira [ex-Alf.; de Leiria], Gregório Santos [ex-Sold.; da Batalha] e Francisco Pereira [ex-1.ºC.; de Pataias]. Este Encontro/Convívio teve a particularidade de ter coincidido com a comemoraçãodo 40.º Aniversário da chegada do contingente a Lisboa [1974-2014]. Para a sua realização foi escolhida a localidade de São Pedro de Moel, pertencente à cidade, Freguesia e Município da Marinha Grande, e o dia 7 de Junho, sábado, como data da reunião, sendo, para o efeito, reservado oRestaurante do Hotel Mar & Sol.

Na sua mensagem de apresentação os organizadores escreveram:

Caros colegas e amigos.

Passados quarenta anos do nosso regresso à metrópole, o 29.º almoço de convívio da nossa companhia realiza-se no dia 7 de Junho na linda Vila de São Pedro de Moel.Neste evento revemos velhas amizades, recordamos os maus e os bons momentos passados na Guiné, comentamos os anos que já passaram, a velhice que se aproxima e infelizmente falamos dos colegas que já partiram. Todas estas questões são mais que suficientes para participares neste convívio [vd. P203+P205].

- Fotos de Família -




IV– HISTÓRICO DOS ENCONTROS/CONVÍVIOS DA CART 3494

- DO 23.º [2008] AO 17.º [2002]

No quadro seguinte identificam-se mais sete Encontros/Convívios organizados cronologicamente entre os anos de 2002 e 2008, e que, no seu conjunto, correspondem ao conteúdo a abordar em nova narrativa histórica a publicar proximamente – Parte II – sobre este tema.

Até lá, os camaradas que estiveram envolvidos na organização de algum deles, e que tenham fotos ainda não divulgadas neste blogue, podem fazer o favor de as enviar, via e-mail. 


Um abraço,
Jorge Araújo.
Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494
___________
Nota de M.R.: 

Vd. Também o último poste desta série em: 




2 comentários:

António J. P. Costa disse...

Então não há fotos daquela fadista que apareceu em S. Pedro de Moel?
Um Ab.
António Costa

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Caro CMDT Pereira da Costa, poderá ver aqui a foto da fadista que abrilhantou o convívio:

http://cart3494guine.blogspot.pt/2014/06/p205-convivios-40-aniversario-da.html

Abraço.
Sousa de Castro