MEMORIAL DA I GRANDE GUERRA EM VILA DO CONDE
© Ribeiro Agostinho
15.11.2014 – Cerimónia Evocativa do Centenário da Grande Guerra
No dia 15 de Novembro de 2014, o Núcleo da Liga dos Combatentes de Matosinhos realizou a cerimónia da Evocação do I Centenário da Grande Guerra, na cidade de Vila do Conde (Largo da Meia Laranja), com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Associação Social e Cultural dos Vilacondenses Ex-combatentes do Ultramar.
Vista panorâmica da Cerimónia. © LC
Numa manhã caracterizada por condições extremamente adversas em termos meteorológicos (vento forte e chuva em regime de fortes aguaceiros), a cerimónia foi presidida pelo Sr. Tenente Coronel Bruno Neves da Escola Prática de Serviços e contou ainda com a presença da Sr.ª Presidente da Câmara, Elisa Ferraz, Vereadores da autarquia, Presidente do Núcleo de Ribeirão, Presidente da Associação de Combatentes de Vila do Conde, autoridades militares e civis da cidade, representantes de associações locais, alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, muitos sócios da Liga e da Associação de Combatentes local e população em geral.
Guião do Núcleo de Matosinhos em primeiro plano. © RA
Posicionaram-se no local os porta-guiões do Núcleo de Matosinhos, do Núcleo de Ribeirão, da Associação de Combatentes de Vila do Conde e os estandartes de várias coletividades de Vila do Conde.
A cerimónia teve início com a chamada dos 32 combatentes do concelho mortos na Grande Guerra, por três combatentes do Ultramar naturais de Vila do Conde, seguida da deposição de coroa de flores transportada por dois militares da Escola Prática de Serviços e com a prestação das honras militares por um clarim e uma Secção daquela Escola, leitura da prece religiosa pelo Reverendíssimo Prior, Padre Dr. Paulo César Dias, leitura das mensagens do Exmo. Sr. Presidente da Liga dos Combatentes e do Exmo. Sr. Presidente da República, descerramento de placa alusiva pela Presidente da Câmara e pelo Tenente Coronel Bruno Neves acompanhados pelo Presidente do Núcleo, Tenente Coronel Armando Costa.
Entidades que presidiram à cerimónia de Evocação: TCor Armando Costa, Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes; TCor Bruno Neves, 2.º Comandante da Escola Prática de Serviços e Dra. Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde. © LC
Carlos Vinhal, na qualidade de vilacondense, iniciou a chamada dos Combatentes de Vila do Conde caídos em campanha na I Grande Guerra. © CV
Deposição da Coroa de Flores na base do Monumento. © LC
Toque de Homenagem aos Mortos. © LC
Leitura da mensagem do General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, a cargo do TCor Armando Costa. © LC
Leitura da mensagem do Presidente da República, Prof Cavaco Silva, a cargo de um Oficial da Escola Prática de Serviços. © LC
Descerramento da Placa Evocativa do Centenário da I Grande Guerra. © LC
A referida cerimónia terminou com a atuação do Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos que cantou a Vila do Conde o Hino da Liga dos Combatentes de uma forma brilhante, apesar de no decorrer da sua atuação ter chovido copiosamente, dando assim um exemplo de grande determinação e estoicismo.
O Coro do Núcleo de Matosinhos interpretou, já debaixo de chuva impiedosa, o Hino da Liga dos Combatentes. © LC
Por iniciativa da Sra. Presidente da autarquia, o programa desta Evocação terminou no Salão Nobre dos Paços do Concelho que foi completamente preenchido pela assistência e onde se assistiu a uma alocução daquela autarca que se dirigiu a todos os presentes, chamando especial atenção aos jovens para a necessidade de se manter bem viva a memória daqueles que foram um exemplo de coragem e sacrifício, combatendo em guerras que fizeram a história da Humanidade.
A Presidente da Edilidade no uso da palavra. © LC
Por último, o Tenente Coronel Armando Costa na sua alocução referiu que esta evocação é de grande importância para a Liga dos Combatentes, já que esta instituição nasceu fruto das exigências e consequências da 1.ª Guerra Mundial, em proteger e defender os legítimos interesses dos ex-combatentes.
O Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes na sua alocução. © LC
Seguiu-se uma troca de lembranças entre aquelas duas individualidades sendo que por fim num ambiente mais informal e de salutar convívio, decorreu um Porto de Honra oferecido pela autarquia, durante o qual foi lançado o Grito da Liga pelo Presidente do Núcleo tendo sido acompanhado entusiasticamente por todos os presentes.
O TCor Armando Costa entrega à Dra. Elisa Ferraz a Medalha Comemorativa do Centenário da I Grande Guerra. © LC
O TCor Armando Costa recebe das mãos da Dra. Elisa Ferraz um livro sobre Vila do Conde. © LC
Vista parcial da assistência presente no Salão Nobre. © LC
Texto: Liga dos Combatentes
Fotos: © Liga dos Combatentes, Carlos Vinhal e Ribeiro Agostinho
Legendas: Carlos Vinhal
************
Comentário do Editor:
Lamentavelmente, a Força Militar que esteve presente na Cerimónia chegou atrasada mais de 1 hora, alegando desconhecimento do local do evento.
Para quem não conhece, fica a informação de que o local da cerimónia dista menos de 10 quilómetros da Escola Prática de Serviços, já que o Quartel fica situado no Concelho vizinho da Póvoa de Varzim.
No mínimo estranho, não terem feito na véspera o reconhecimento prévio.
____________
Nota do editor
Último poste da série de 6 de Novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13855: Efemérides (177): A guerra, a água e o nosso 1.º de Novembro de há 50 anos… (Manuel Luís Lomba)
Sem comentários:
Enviar um comentário