quinta-feira, 14 de julho de 2016

Guiné 63/74 - P16303: Efemérides (232): Romagem ao cemitério de Lavra de Homenagem aos Combatentes mortos na Guerra do Ultramar, levada a efeito no passado dia 2 de Julho de 2016 (Carlos Vinhal)

Panteão aos lavrenses caídos em campanha na Guerra do Ultramar
Foto: © Dina Vinhal (2016)


ROMAGEM AO CEMITÉRIO DE LAVRA DE HOMENAGEM AOS COMBATENTES MORTOS NA GUERRA DO ULTRAMAR

Realizou-se em Matosinhos, Lavra, no dia 2 de Julho de 2016, a tradicional romagem anual ao cemitério em homenagem aos combatentes mortos na Guerra do Ultramar.

A cerimónia foi promovida pelo Núcleo, em colaboração com a Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo – Pólo de Lavra.

Pelas 10H30 iniciou-se a comemoração com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta, sendo de seguida içada a Bandeira Nacional pelo Presidente da Direção do Núcleo ao mesmo tempo que o Grupo Coral do Núcleo entoava o Hino Nacional e a força militar solicitada para o efeito, constituída por um Clarim da Brigada Ligeira de Intervenção – Coimbra e por uma Secção do Regimento de Transmissões do Porto, prestava as honras militares à Bandeira Nacional.

Início das cerimónias com o hastear da Bandeira Nacional, ladeada pelas bandeiras do Município e da União de Freguesias

Procedeu-se à deposição de uma coroa de flores no memorial em frente ao edifício daquela Junta pelo Presidente da Junta, Presidente da Direção do Núcleo e 1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo.

Deposição de uma coroa de flores no Memorial junto do edifício da Junta de Freguesia

Posteriormente, os participantes seguiram em romagem ao cemitério local, acompanhando o porta guião do Núcleo e a força militar.

Deslocação para o cemitério. Porta-estandarte, o combatente José Trindade

Pelas 10H45, já no cemitério junto ao Panteão onde se encontram os lavrenses que tombaram pela Pátria, realizou-se a cerimónia militar onde o Presidente da Junta começou por fazer a chamada de todos os combatentes mortos na Guerra do Ultramar da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores, no referido Panteão, pelo Presidente da Junta, Presidente da Direção do Núcleo e 1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo.

Momento da deposição da coroa de flores no Panteão

A cerimónia prosseguiu com os respetivos toques de homenagem aos mortos e, na altura do minuto de silêncio, foi cantado um salmo pelo Grupo Coral do Núcleo e lida a prece do Exército pelo sócio combatente Manuel Monteiro.
 
Momento da homenagem aos combatentes de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo caídos em campanha

O Combatente Manuel Monteiro durante a leitura da Prece do Exército

Dando continuidade ao programa traçado, foram proferidas alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo, Tenente Coronel Armando Costa e pelo Presidente da Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Sr. Rodolfo Mesquita.
Por último, o Grupo Coral do Núcleo cantou o Hino da Liga dos Combatentes.

O senhor Tenente Coronel Armando Costa, Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, no uso da palavra

Momento em que o Presidente da Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, senhor Rodolfo Mesquita, usava da palavra na qualidade de combatente.

Momento em que os presentes cantavam o Hino da Liga dos Combatentes

Terminada a cerimónia, e na Sede da União de Freguesias, o Grupo Coral do Núcleo fez a sua primeira atuação em Lavra, perante dezenas de combatentes, familiares e amigos, cantando três temas populares. A finalizar, foi servido um porto de honra a todos os participantes que, num ambiente de franco convívio e camaradagem, fortaleceram o ideal patriótico e humanista que a Liga dos Combatentes proclama como um dos seus grandes objetivos, aproveitando-se ainda este momento para cimentar a excelente parceria entre as duas instituições.

O Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos numa das suas actuações

Parte dos presentes no Salão Nobre do Polo de Lavra quando assistiam à actuação do Grupo Coral

Foto de família com alguns dos combatentes presentes e o Grupo Coral

Texto e fotos: © Núcleo de Matosinhos da LC
Fotos editadas e legendadas por CV
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de junho de 2016 > Guiné 63/74 - P16207: Efemérides (231): Leça da Palmeira homenageia os seus Combatentes no Dia de Portugal (Carlos Vinhal)

Sem comentários: