quarta-feira, 15 de março de 2017

Guiné 61/74 - P17140: Em busca de... (274): uma foto do tenente-coronel de cavalaria António Valadares Correia de Campos, comandante do COP 3 e um dos bravos de Guidaje... Precisa-se, com urgência, para documentário sobre o 25 de Abrilm, a realizar pelo cineasta António Pedro Vasconcelos

1. Mensagem da Teresa Sousa, "assistant executive producer" da Just Up:

Data: 14 de março de 2017 às 15:56

Assunto: Documentário sobre o 25 de Abril

Boa Tarde

A Just Up, produtora de audiovisuais, encontra-se na fase final de produção do documentário sobre o 25 de Abril, "A Vox e os Ouvidos do MFA". O documentário será exibido na RTP1 e é realizado por António Pedro Vasconcelos.

Retrata as duas noites anteriores ao 25 de Abril, quando um grupo de 20 soldados fizeram a instalação de um cabo telefónico desde Benfica até à Pontinha, que veio permitir ao Posto de Comando do MFA ter acesso às escutas dos telefones do governo.

Para além de entrevistas aos militares envolvidos nesta operação, necessitamos também de algumas
imagens de arquivo. Durante a pesquisa para o documentário, chegamos até ao vosso blogue sobre as campanhas na Guiné onde fazem referência ao tenente coronel Correia de Campos. Neste contexto venho saber se têm na vossa posse algumas fotos com  o sr. tenente coronel Correia de Campos que possamos usar no nosso documentário.

Desde já os meus agradecimentos.

Melhores Cumprimentos,
Teresa Sousa



2. Resposta do editor LG:

Olá, obrigado pelo contacto.. Temos poucas referências, uma meia dúzia, ao então tenente coronel António [Valadares]  Correia de Campos,  comandante do COP 3 e um do bravos de Guidaje.

Os oficiais superiores não se deixavam facilmente fotografar... pela "tropa macaca"... Talvez o nosso camarada José Manuel Pechorro a possa ajudar...Ele foi também um dos bravos de Guidaje e foi entrevistado pelo Joaquim Furtado para série "A Guerra"... Junto segue 9 contacto de email do Pechorro, membro da nossa Tabanca Grande. Outrso camaradas nossos também o conheceream e sercviram sob as suas ordens. Creio que era de Viseu e já faleceu.

Boa sorte,
Luís Graça


3. Resposta da Teresa Sousa:

Boa tarde

Muito obrigada pela sua resposta.

Tem sido uma aventura encontrar uma foto do tenente coronel Correia de Campos! Nem Centro de Documentação 25 de Abril nem Associação 25 de Abril... só uma,  do Arquivo do Exército,  mas péssima. Estou a tentar encontrar alguém que tenha convivido com o senhor e que talvez possa ter 1 foto da época.

Muito obrigada pelas informações
Se precisar de alguma coisa, disponha. (**)

Teresa Sousa
______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de:


29 de novembro de  2006 > Guiné 63/74 - P1325: Memórias de Mansabá (7): O Comandante do COP 6, Correia de Campos, e as Minas na Bolanha de Manhau (Carlos Vinhal)

16 de dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5479: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - Agradecimento e algumas informações (José Manuel Pechorro)

2 de abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6090: Os Marados de Gadamael (Daniel Matos) (6): Os dias da batalha de Guidaje, 20 e 21 de Maio de 1973


12 de agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8663: (Ex)citações (147): Guidaje – 1973. Esclarecimentos (José Manuel Pechorro)

(**) Último poste da série > 25 de janeiro de 2017 > Guiné 61/74 - P16988: Em busca de.. (273): Armindo da Luz (ou Cruz?) Ferreira, ex-1.° cabo n.° 300, 1.° Batalhão Expedicionário do RI 11 (Cabo Verde, Ilha do Sal e Ilha de Santo Antão, junho de 1941 - dezembro de 1943), avô de Albertina Gomes (médica, Noruega)... Diligências do nosso blogue e colaboradores, Augusto Silva Santos e José Martins

7 comentários:

Tabanca Grande disse...

Teresa:

Aqui tem um apelo, nosso blogue... Tanto quanto sei, este bravo camarada da Guiné já morreu e era de Viseu... Suspeito que seja parente do meu amigo, colega e professor António [Fernando] Correia de Campos (, também ele natural de Viseu)... Vou tentar contactá-lo... Professor jubilado da Escola Nacional de saúde Pública, é hoje o presidente do Conselho Económico e Social (CES).

Há vários camaradas meus, e membros da nossa Tabanca Grande, que o conheceram e serviram sob as suas ordens na Guiné, durante a guerra colonial... Dou-lhes conhecimento deste mail, oxalá a possam ajudar (*)... É um homem injustamente esquecido, tal como o Salgueiro Maia...

Boa saúde, bom trabalho. Luís Graça.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2017/03/guine-6174-p17140-em-busca-de-274-uma.html

_______________

(*) António Marques Lopes, Carlos Jorge Pereira, Carlos Vinhal, José Manuel Pechorro,

Anónimo disse...

Carlos Jorge Pereira
15 mar 2017 15:13

Emos. Srs.

Lamentavelmente só tenho meia dúzia de fotos do Sr. Cor. Costa Campos que substituiu o Sr. Cor Correia de Campos em princípios de Junho de 1973.

Quando estivemos em Guidage as circunstancias e os factos não era propícios a grandes festas e a fotos.

Ele não foi Cdmt do COP 7 mas sim do COP 3 durante mais ou menos 2 meses.

Em Maio de 73 o Cmdt. era o Sr. Major Mariz que desapareceu nos primeiros dias devido a queda da DO 27 em que seguia..

Foi substituído interinamente pelo Sr. Cap. Gomes da Silva até á chegada do Cor. Correia de Campos.

Um abraço
Ex. Fur. Mil Carlos Pereira

PS. Li num livro de um Sr. Cor. dizendo que foi Cmdt interino do COP 3 nessa época mas não é verdade, tenho comigo a ordem de serviço em que o Sr. Cap. Gomes da Silva assumiu interinamente.

Tabanca Grande disse...

O Daniel Matos que conheceu o ten cor cv em Guidale, na defesa de Guidaje, no comando do COP 3, infelizmente já não está entre nós, a não ser através da sua memória e dos escritos no blogue... Tem 44 referências. Morreu em 2011.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Daniel%20Matos

Anónimo disse...

Carlos Esteves Vinhal
15 mar 2017 19:17

Boa tarde, Luís, Teresa:

Tive a honra de estar sob o Comando do senhor TCor Correia de Campos por alturas de Agosto/Setembro(?) de 1971, enquanto ele foi Comandante do Comando Operacional N.º 6, então sediado em Mansabá/Guiné, mas não tenho nenhuma foto dele.

Retenho na memória a sua postura de militar aprumado. Tanto quanto sei, foi um dos oficiais superiores da confiança do Gen Spínola, ou não fosse chamado aos locais de maior conflito, estou a lembrar-me, por exemplo, da Península de Gampará e Guidage.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Vinhal

Manuel Pereira disse...

Caros amigos/camaradas,
Só agora vi o "nosso" blogue que procura "ajudar" na obtenção de fotografias do Ten. Cor. Correia de Campos. Este militar, de quem guardo as melhoras lembranças e amizade, foi meu CMD de Batalhão (B.Caç.3884 - Bafatá). Vou procurar nos meus arquivos se tenho alguma fotografia - ele era avesso a este tipo de registo - ou se eventualmente alguém do conjunto do Batalhão. Logo que tenha informação, voltarei a este espaço.
Saudações,

Manuel OLIVEIRA PEREIRA, ex-Fur. Mil. da C.Caç.3547 (72-74).

Tabanca Grande disse...

Carlos Jorge Pereira
15 mar 2017 21:44

Olá
Por lapso indiquei que o Sr. Cap se chamava Gomes da Silva mas na realidade é Cap. de Artª Jaime Simões da Silva.
Carlos Pereira

Manuel Luís Lomba disse...

Relativamente ao desempenho na operação do "25 de Abril", os oficiais Correia de Campos, Andrade Moura e Alberto Ferreira (estes dois do Regimento de Cav 3 - Estremoz) foram sempre mais esquecidos que Salgueiro Maia, que sempre dispensou os louros desse sucesso.
Estou curioso por ver o substrato editorial do filme de António Pedro de Vasconcelos e da Teresa de Sousa (será a que foi da televisão?)
Manuel Luís Lomba