sexta-feira, 17 de março de 2017

Guiné 61/74 - P17152: Convívios (786): XI Encontro dos Combatentes do Ultramar do Concelho de Matosinhos, levado a efeito no passado dia 11 de Março de 2017, em Leça da Palmeira



XI ENCONTRO DOS COMBATENTES DO ULTRAMAR DO CONCELHO DE MATOSINHOS

11MAR2017

A convite da Comissão Organizadora daquele Encontro, o Núcleo esteve representado pelo seu Presidente, tendo-se realizado pelas 11h00 uma missa de sufrágio na Capela do Ruas, em Leça da Palmeira, pelos combatentes mortos em campanha e pelos que entretanto foram falecendo, e que foi presidida pelo Padre Marcelino da Capela do Sagrado Coração de Jesus de Leça da Palmeira. 


O senhor Pe. Marcelino durante a homilia

De seguida, foi tirada a foto de família na área exterior do Tryp Expo Hotel, na Rotunda da Exponor em Leça da Palmeira, sendo que pelas 12h45 se iniciou o almoço/convívio naquela unidade hoteleira. 

Da direita para a esquerda: Combatentes José Oliveira, Abel Santos, Ribeiro Agostinho e Carlos Vinhal, que compõem a Comissão organizadora do Encontro, acompanhados pelo TCor Armando Costa, um dos Convidados de Honra.

No decorrer do almoço, usaram da palavra o combatente e sócio da Liga, Ribeiro Agostinho, pela Comissão Organizadora, o Presidente do Núcleo Tenente Coronel Armando Costa, e o Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro. 

Um aspecto da sala. Na foto a D. Edite Buínhas, nascida na Ilha das Galinhas, acompanhada pelo marido António Ferreira, combatente em Angola.

 Ribeiro Agostinho dirigindo-se às tropas em Parada

O senhor Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro, já um amigo dos velhos Combatentes do Concelho, quando se dirigia aos presentes.

Entre os cerca de 120 participantes encontravam-se alguns elementos pertencentes ao Grupo Coral do Núcleo, que interpretaram alguns temas populares e o hino da Liga dos Combatentes que foi acompanhado por todos os presentes.

Mais uma apresentação do Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, que actuou mesmo sem o seu Maestro.

O bolo comemorativo do XI Convívio dos Combatentes do Ultramar do Concelho de Matosinhos

Texto e fotos: © Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
Fixação do texto, edição e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de março de 2017 > Guiné 61/74 - P17148: Convívios (785): Magnífica Tabanca da Linha, hoje, em Cascais, Alvide, a 30ª edição (Manuel Resende)

1 comentário:

Reinaldo Ferreira disse...

Olá boa noite, é com muito prazer que já participo nestes convívios quase desde os primeiros, tem uma ótima organização, que nos levam sempre para bons locais ( Hoteis e Restaurantes) onde somos sempre bem recebidos, espero que continuem sempre com este encargo pois são sempre bons momentos onde recordamos os nossos tempos de meninos jovens ex-combatentes recordando aqueles momentos bons e maus em que nos meteram, quero dizer-vos que enquanto for vivo e poder ireis contar comigo, e venham muitos pois eu ao longo do ano participo em vários convívios (4) quero dizer que estive na Guiné embarquei no Uíge em 11 Janeiro de 1967 e estive em Guilege no Pelotão Fox 1165 do Reg. de Cavalaria nº8 de Castelo Branco e regressamos em 19 de Novembro de 1968, perdemos um soldado em combate numa coluna de Guilege para Gamdembel. Abraços para todos..