quarta-feira, 23 de março de 2022

Guiné 61/74 - P23105: Ser solidário (242): Consignação do IRS à ONG Afectos com Letras - uma ajuda que não custa nada, e que vai ajudar a levar máquinas descadoras de arroz às tabancas, libertando as meninas da escravidão do pilão e deixando-lhes tempo para a escola



1. Mensagem da ONGD Afectos comLetras, com data de hoje, às 16h37:


Caras e Caros Amigos️

Já podem indicar ao Fisco, até ao final deste mês, a Associação Afectos com Letras como a entidade à qual querem consignar parte do vosso IRS.

Depois desta data, ainda podem fazê-lo aquando na entrega da declaração anual.

COMO FAZER?

Selecionar o botão “Pesquisa” junto ao campo do NIF, escolher a Afectos com Letras e submeter a informação.

O QUE IMPLICA NA VOSSA CARTEIRA?

A consignação de 0,5% do IRS não implica a perda de qualquer parte do reembolso, uma vez que a verba “doada” é retirada do imposto devido ao Estado.


O QUE REPRESENTA A CONSIGNAÇÃO PARA NÓS?

Uma enorme ajuda que se tem traduzido, nos últimos anos, na doação de máquinas descascadoras de arroz a várias comunidades na Guiné-Bissau, retirando as meninas da penosa descasca manual do arroz e colocando-as onde devem estar - na escola!

Juntem-se a nós e sejam parte na mudança da vida de muitas meninas na Guiné-Bissau.

2. Facebook da Afectos com Letras  ONGD, 3 de março de 2022

Vd. aqui Reportagem RTP África sobre "a entrega da nossa 11ª descascadora de arroz na Guiné-Bissau.

Desta vez, a máquina que cria tempo chegou à Tabanca de Dencasse, na Ilha de Pecixe, com o apoio do Programa de Ajuda Direta da Embaixada da Austrália em Portugal."

3. Missão da ONGD Afectos com Letras:

"A Associação Afectos com Letras nasceu da vontade de fazer um pouco mais pelos outros. Trata-se de uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), reconhecida como Instituição de Utilidade Pública pelo Governo Português, que tem como objecto social a concepção, promoção, execução e apoio a programas, projectos e acções em Portugal e, em especial, nos países em vias de desenvolvimento, nas áreas da formação, saúde pública e educação. 

Desde 2009 que a nossa intervenção se tem concentrado na Guiné-Bissau, nomeadamente em Bissau, Orango, Barambe, Blequisse, Pecixe, Bubaque, Djoló, Ingoré, Cambajú, Quinhamel, Quilum, Elalab, Jeta, Caio, Tepil, Cassical, Dencasse, Varela e Quelelé onde temos desenvolvido diversos projectos na área da educação, das bibliotecas, da saúde, do empoderamento das mulheres e da formação."
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 30 de setembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22582: Ser solidário (241): O nosso camarada e amigo Torcato Mendonça encontra-se hospitalizado há já algum tempo. Notícia de ontem da sua esposa Ana Mendonça

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mas é importante que as descascadoras de arroz tenham manutenção periódica, que haja alguém na comunidade que saiba fazer essa manutenção, e o que o custo operacional da máquina seja baixo... Não sei como funciona: é elétrica ? Se sim, são precisos paineis solares... É uma dor de alma ver tantos equipamentos doados durarem tão pouco... Quando se estragam, volta tudo à estaca zero... Espero que a ONGD Afectos com Letras tenha aprendido com os erros de outras ONGD...